Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Fundista é destaque no time de juniores da natação na Bolívia

Atletismo

26/05/2018 13h47

Cochabamba 2018

Fundista é destaque no time de juniores da natação na Bolívia

Guilherme Costa bateu sete recordes em provas longas nos últimos meses e lidera grupo de 20 atletas que representa o Brasil a partir deste domingo nos Jogos Sul-Americanos

Jogos Sul-Americanos Cochabamba 2018

Um carioca de 19 anos é candidato a principal nome do time de 20 jovens atletas que a natação brasileira trouxe para os Jogos Sul-Americanos da Bolívia. Guilherme Costa, em pouco mais de um ano, quebrou sete recordes em provas de fundo (quatro nos 1.500 e três nos 800m livre). O último deles veio no Troféu Maria Lenk, a principal prova do calendário nacional em 2018. Lá, em 18 de abril, ele determinou uma nova marca sul-americana nos 800m livre, com 7min52s54. A marca anterior era dele mesmo e havia sido estabelecida no mês anterior: 7min56s19.

Em Cochabamba, Guilherme pretende avaliar a fase mais recente do treinamento que tem feito com o foco voltado para Pan-Pacífico, que será disputado em Tóquio, no Japão, entre 9 e 13 de agosto. As disputas na natação em Cochabamba têm início neste domingo, no Centro Aquático GAMC (27.05), e seguem até quarta-feira, dia 30.

Guilherme Costa durante o Troféu Brasil, em abril: recorde sul-americano nos 800m. Foto: Satiro Sodré/SSPress

“Tenho evoluído em coisas que não fazia tão bem. Nesta competição na Bolívia, vou testar esses detalhes. Não é uma competição que vamos para bater recordes, até pela altitude, mas pode acontecer. Quero chegar perto dos meus tempos, ver como estou evoluindo e conquistar medalhas para o Brasil”, disse.

Não é uma competição que vamos para bater recordes, até pela altitude, mas pode acontecer. Quero chegar perto dos meus tempos, ver como estou evoluindo e conquistar medalhas para o Brasil”
Guilherme Costa

Esta vai ser a primeira competição internacional de 2018 para Guilherme Costa. O atleta da seleção brasileira pretende usar o torneio de Cochabamba para se ambientar ao clima de Jogos Pan-Americanos e Olímpicos, já de olho em Tóquio, 2020.

“É a primeira competição internacional do ano. Junta todos os esportes e isso dá uma noção de Vila Olímpica. de Pan-Americano, de Olimpíada. É o maior evento da América do Sul. Isso deixa a competição muito legal”, avaliou.

O Brasil optou por trazer os Jogos Sul-Americanos uma equipe de Juniores. A iniciativa da CBDA tem o conceito de dar experiência à nova geração. “A ideia foi foi excelente. Dá rodagem aos mais novos, que vão poder estar em competições ainda mais importantes nos próximos anos”, disse Guilherme, que treina no Pinheiros (SP). Do grupo de 20 nadadores na Bolívia, 18 são beneficiários do programa Bolsa Atleta, do Ministério do Esporte

Conheça a equipe brasileira:

Ana Carolina Vieira
André Luiz Souza
Beatriz Dizotti
Beatriz Lysy
Breno Correia
Bruce Hanson Cruz Almeida
Bruna Leme
Camila Melo
Clarissa Rodrigues
Fernanda Goeij
Fernando Scheffer
Gabriel Fantoni
Gabrielle Roncatto
Guilherme Costa
Kaue da Silva Carvalho
Luanna Oliveira
Marco Antonio Ferreira Jr
Matheus Gonche
Rafaela Raurich
Yuri Querino

Confira mais fotos dos Jogos Sul-Americanos Cochabamba 2018 (disponíveis para download em alta resolução e uso editorial gratuito)

Jogos Sul-Americanos Cochabamba 2018

 

Rededoesporte.gov.br, com informações do Comitê Olímpico do Brasil