Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Flavia Saraiva garante vaga em Tóquio. Equipe feminina não vai aos Jogos Olímpicos

Atletismo

05/10/2019 22h35

Ginástica artística

Flavia Saraiva garante vaga em Tóquio. Equipe feminina não vai aos Jogos Olímpicos

Depois de quatro participações olímpicas seguidas como equipe, Brasil só conquista uma vaga para no feminino os Jogos Olímpicos durante o Mundial de Stuttgart

A ginasta Flavia Saraiva obteve neste sábado (05.10) a primeira vaga individual olímpica para o Brasil na ginástica artística feminina. No Campeonato Mundial de Stuttgart, na Alemanha, Flavia classificou-se com a 10ª melhor nota no Individual Geral e desta forma assegurou sua classificação para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. Além disso, ela avançou para três finais da competição: além do individual geral, ela brigará por medalhas no solo e na trave.

Flavia Saraiva está em três finais em Stuttgart: solo, trave e individual geral. Foto: Ricado Bufolin/CBG

Já a equipe, que participou do qualificatório neste sábado, teve que competir desfalcada por causa da lesão de Jade Barbosa ocorrida em seu primeiro salto, no início da competição. O Brasil terminou em 14º lugar (nota 157,596) e não obteve a classificação para Tóquio.

Flavia obteve a nota 54,932 no individual geral. A final é na próxima quinta-feira (10.10). Na trave, ela avançou para a disputa de medalhas na quinta colocação (13,700) e no solo avançou com a sexta melhor nota após os descartes (7º no geral), com 13,833.

Assista à apresentação de Flavia na trave

Henrique Motta, coordenador geral da CBG (Confederação Brasileira de Ginástica) e chefe da delegação na Alemanha, fez uma análise da prova por equipe deste sábado. "Fizemos o nosso melhor. Fomos atrapalhados pelas lesões de Rebeca Andrade, Lorrane Oliveira, Carolyne Pedro e agora da Jade Barbosa. Ainda existem classificatórias individuais pela frente. Nesse momento, seguimos na competição com a Flavia no feminino e uma vaga garantida em Tóquio, além de termos toda a competição da seleção masculina pela frente ", disse Henrique.

Para qualificação olímpica no individual, um dos caminhos é o ranking final das Copas do Mundo do individual geral em 2020, que oferecem três vagas, e pelo Campeonato Pan-Americano da modalidade (duas vagas no individual geral).

Jade Barbosa sofreu contusão no joelho durante o primeiro salto do dia. Foto: Ricado Bufolin/CBG

Jade passará por exames

Jade Barbosa deixou a área de competição com muitas dores no joelho. Ela tentou se recuperar para a prova das assimétricas, mas não teve condições de seguir na prova. O médico da equipe brasileira, Rodrigo Sasson, explicou a situação da atleta. "A prioridade é sempre a integridade física dos atletas. A Jade teve uma entorse do joelho na chegada do salto. Relatou muita dor. Fizemos algumas avaliações, mas não tem como dar nenhum diagnóstico. Temos que avaliar as estruturas do joelho e vamos complementar com uma ressonância magnética. Na hora, tentamos colocá-la para a paralela, mas quando fizemos algumas avaliações, fazendo algum grau de impacto e agachamentos, ela não conseguiu", afirmou.

Infográfico - Mundial de Ginástica Artística Stuttgart 2019

 

Programação do Brasil no Mundial de Ginástica Artística

06.10 (domingo)
14h30 – Classificatória por equipes masculino

09.10 (quarta-feira)
8h45 – Final por equipes masculino

10.10 (quinta-feira)
11h – Final Individual Geral feminino

11.10 (sexta-feira)
11h – Final Individual Geral masculino

12.10 (sábado)
11h – Finais por aparelho: solo, cavalo com alças e argolas masculino; salto e assimétricas feminino

13.10 (domingo)
8h – Finais por aparelho: salto, paralelas e barra fixa masculino; trave e solo feminino

Fonte: Confederação Brasileira de Ginástica