Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Filipe Toledo é tricampeão da etapa do Rio de Janeiro do Circuito Mundial de surfe

Atletismo

24/06/2019 14h55

Surfe

Filipe Toledo é tricampeão da etapa do Rio de Janeiro do Circuito Mundial de surfe

Brasileiro derrota o sul-africano Jordy Smith e sobe para o terceiro lugar no ranking mundial

Pela terceira vez na carreira, o paulista Filipe Toledo foi campeão da etapa do Rio de Janeiro do Circuito Mundial de Surfe. Filipinho contou com o apoio da torcida em Saquarema para derrotar o sul-africano Jordy Smith e igualar o feito do australiano Dave Macaulay, único que tinha três títulos nos 30 anos de história da etapa do World Surf League Championship Tour, no estado do Rio de Janeiro.

"Não sei o que acontece, mas quando chego nas quartas, semifinais, alguma coisa muda internamente em mim, especialmente aqui no Brasil", disse Filipe Toledo. "Essa torcida me deixa instigado e só quero fazer o meu melhor para eles. No surfe é muito difícil saber o que pode acontecer na água, ainda mais com o Jordy (Smith). Eu já tinha 18 pontos, mas ele poderia conseguir duas notas 9,0 e virar a bateria. Eu fiquei tenso até os últimos 30 segundos, mas certamente aquela minha primeira onda me deixou bem confiante e fiquei amarradão por ter vencido mais uma vez aqui em Saquarema".

FilipeToledo.jpg
Sally Fitzgibbons e Filipe Toledo: campeões em Saquarema 2019 — Foto: WSL

Filipinho incendiou a torcida logo no início, quando pegou um tubo, voou num aéreo muito alto e ainda atacou a junção para largar na frente com nota 9,37. Na onda seguinte, o brasileiro mandou um "tail slide" impressionante, invertendo toda a direção da prancha, usando seu arsenal de manobras modernas e progressivas para receber 8,67. Com a nota, já aumentava o seu próprio recorde de pontos na Barrinha de 17,84, contra Kelly Slater no sábado, para 18,04 de 20 possíveis. O sul-africano Jordy Smith ficou então arriscando manobras grandes, porém sem completar nenhuma, até a vitória de Filipe ser anunciada por 18,04 a 8,43 pontos.

Com o resultado, o brasileiro pulou da sexta para a terceira colocação no ranking e já reuniu chances matemáticas de brigar pela ponta na próxima etapa, na África do Sul, que acontece entre 9 e 22 de julho, onde também vai tentar o tricampeonato, já que ganhou a etapa nos últimos dois anos.

Foto: WSL

Feminino
Duas brasileiras chegaram ao último dia de competições, mas não alcançaram as semifinais. Com o quinto lugar, Tatiana Weston-Webb subiu da nona para a sétima posição no ranking, enquanto Silvana Lima permaneceu em 14°.

Ranking Mundial após 5 etapas:

1: John John Florence (HAV) – 32.160 pontos
2: Kolohe Andino (EUA) – 27.760
3: Filipe Toledo (BRA) – 27.195
4: Jordy Smith (AFR) – 26.045
5: Kanoa Igarashi (JPN) – 24.705
6: Italo Ferreira (BRA) – 22.150
7: Kelly Slater (EUA) – 17.735
8: Gabriel Medina (BRA) – 16.895

Fonte: Comitê Olímpico do Brasil