Você está aqui: Página Inicial / Notícias / FIBA anuncia sedes dos pré-olímpicos mundiais, última chance de vaga em Tóquio

Atletismo

16/11/2019 16h39

Basquete

FIBA anuncia sedes dos pré-olímpicos mundiais, última chance de vaga em Tóquio

No masculino, as sedes ficaram com Croácia, Sérvia, Lituânia e Canadá. Já no feminino, receberão a disputa China, França, Bélgica e Sérvia

A Federação Internacional de Basquete divulgou nesta sexta-feira, 15.11, as sedes dos Pré-Olímpicos Mundiais masculinos e femininos para os Jogos de Tóquio 2020. Serão oito sedes, quatro no masculino e quatro no feminino. O Brasil já está garantido na seletiva entre os homens, que será disputada entre 23 e 28 de junho, e busca em Bahía Blanca, na Argentina, a classificação entre as mulheres para o torneio entre os dias 6 a 9 de fevereiro.

 

Seleção masculina tem uma difícil missão pela frente para chegar a Tóquio. Foto: FIBA

No masculino as sedes ficaram com Croácia (Split), Sérvia (Belgrado), Lituânia (Kaunas) e Canadá (Victoria). Já no feminino receberão a disputa China (Foshan), França (Bourges), Bélgica (Ostend) e Sérvia (Belgrado). No feminino, a China só receberá o Pré-Olímpico Mundial caso confirme a classificação da sua seleção, que joga neste fim de semana o Pré-Olímpico Asiático na Nova Zelândia. Do contrário, uma nova sede será escolhida.

quadro_basquete.png
No masculino, 24 equipes serão divididas em seis grupos. Apenas o campeão de cada chave irá a Tóquio. Fonte: FIBA

O sorteio das chaves será em 27 de novembro, na Patrick Baumann House of Basketbal, quartel general da FIBA e renomeado em homenagem ao secretário geral da entidade, falecido em 2018. O sorteio será transmitido ao vivo e as chaves serão divididas de acordo com os critérios continentais da FIBA para o equilíbrio da disputa.

No masculino, serão 24 países em ação em busca das últimas quatro vagas. Serão quatro chaves, com seis times em cada uma. Apenas o campeão avança para a Olimpíada. A disputa terá, além do Brasil e dos países sede: Angola, Senegal, Tunísia, República Dominicana, México, Porto Rico, Uruguai, Venezuela, China, Coreia do Sul, Nova Zelândia, República Tcheca, Alemanha, Grécia, Itália, Polônia, Rússia, Eslovênia e Turquia.

No feminino, serão 16 países em quatro grupos. Como Estados Unidos e Japão jogam o torneio, mas estão classificados para Tóquio 2020, serão 14 países em busca de dez vagas para a Olimpíada. Nos grupos de EUA e Japão, apenas dois países se classificarão, enquanto nos demais, os três primeiros vão para a Olimpíada.

Fonte: Confederação Brasileira de Basquete