Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Bicampeão olímpico Jongoh Jin é surpreendido na Copa do Mundo de tiro

Tiro esportivo

19/04/2016 20h29

Tiro esportivo

Bicampeão olímpico Jongoh Jin é surpreendido na Copa do Mundo de tiro

Dono de cinco medalhas nos Jogos, atirador sul-coreano chega à final da Pistola 50m como favorito, mas perde para o ucraniano Oleh Omelchuk em decisão emocionante

web_Tiro_Pistola_30_AOM_1252AndreMotta_HeusiAction2016.jpg
Jongoh Jin atira durante a final da Pistola 50m, em Deodoro: derrota na última série para rival ucraniano. Foto: André Motta/Brasil2016.gov.br

Todos os olhos do Centro Nacional de Tiro Esportivo estavam voltados para o sul-coreano Jongoh Jin nesta terça-feira (19.04). Afinal, não é todo dia que se tem a oportunidade de assistir a um dos melhores atiradores do mundo em ação. Jin era o favorito para conquistar o título da Pistola 50m da Copa do Mundo de tiro esportivo.

“O sul-coreano é um fenômeno. Para ele, as coisas sempre dão certo, é fora da curva e acima da média. Em um dia que ele está bem mesmo, 570 pontos é um resultado médio. Para mim seria excepcional”, elogiou o brasileiro Julio Almeida, depois de competir com Jin na fase classificatória.

Sozinho, Jongoh Jin soma cinco medalhas olímpicas na vitoriosa carreira. A primeira delas em Atenas 2004, justamente na Pistola 50m, de prata. Depois, o sul-coreano engrenou e subiu ao pódio quatro vezes em duas edições. Em Pequim 2008, o atirador foi prata na Pistola de ar 10m e ouro na Pistola 50m. Quatro anos mais tarde, em Londres 2012, o atleta que hoje tem 36 anos, mas aparenta ser bem mais jovem, colocou mais dois ouros no peito, na Pistola de ar 10m e na Pistola 50m.

Prestes a competir em sua quarta Olimpíada, pela primeira vez no Brasil e na América do Sul, Jongoh Jin viu nesta terça que o caminho para mais medalhas douradas será duro e cheio de obstáculos. O principal deles, a julgar pela Copa do Mundo, será o ucraniano Oleh Omelchuk, que desbancou o favorito em uma final emocionante, decidida nos últimos tiros em Deodoro.

web_Tiro_Pistola_33_AOM_1363AndreMotta_HeusiAction2016.jpg
Pódio da Pistola 50m na Copa do Mundo, no Rio de Janeiro: Jongoh Jin (E), Oleh Omelchuk (C) e Zhiwei Wang (D). Foto: André Motta/Brasil22016.gov.br

A prova

A prova da Pistola 50m foi disputada em duas etapas. A primeira reuniu 56 atletas, todos atirando simultaneamente no estande. Eles tiveram uma hora e meia para executar 60 tiros cada. Nesta fase, cada disparo vale no máximo 10 pontos. Caso um ou mais atletas terminem empatados, o número de tiros certeiros no centro do alvo, que valem 10, determina o desempate.

Três brasileiros participaram da etapa de classificação: Julio Almeida, Felipe Wu e Vladimir Silveira. O melhor colocado foi Julio, que terminou na 30ª colocação, com 552 pontos, sendo nove disparos no centro do alvo. Felipe somou 545, terminando em 43º, com duas balas no centro do alvo, enquanto Silveira foi o 52º, com 537 e duas no centro do alvo.

web_Tiro_Pistola_9_AOM_0744.jpg
Julio Almeida se concentra durante a primeira fase da prova, no Centro Nacional de Tiro Esportivo. Foto: André Motta/Brasil2016.gov.br

Brigando pela última vaga olímpica do Brasil nos Jogos Rio 2016 contra o compatriota Bruno Heck, Julio fez um balanço de sua participação na Pistola 50m. “Fiz mais ou menos o que faço no treino. Não saio satisfeito pela quantidade de oitos, que foram 14. Mas é assim. É uma prova muito difícil e seletiva. Você não consegue manter a mesma concentração todos os dias. Gostaria de ter feito mais, mas não é um resultado ruim. Não atirei mal”, comentou.

Já Felipe Wu, que lidera o ranking mundial na Pistola 10m, admitiu que precisa melhorar o desempenho nos 50m. “Cada vez que termino essa prova vejo que tenho que me dedicar mais. A gente já definiu que tem que dar uma intensificada, mesmo que no primeiro mês caia um pouco o resultado nos 10m. Isso é para chegar em agosto no mesmo nível nas duas provas”, afirmou Wu.

O melhor desempenho na fase de classificação foi justamente do favorito Jongoh Jin. O atual bicampeão olímpico somou 570 pontos, deixando para trás Zhiwei Wang, da China, com 568, e Oleh Omelchuk, com 564. Ainda se classificaram para a decisão o indiano Jai Ritu, os chineses Jiajie Mai e Wei Pang, o norte-americano Jay Shi e o sul-coreano Cheongyong Kim.

web_Tiro_Pistola_22_AOM_1146AndreMotta_HeusiAction2016.jpg
O ucraniano Oleh Omelchuk durante a final em que superou o bicampeão olímpico em Deodoro. Foto: André Motta/Brasil2016.gov.br

A definição do campeão é disputada em um formato diferente da fase anterior. Primeiro, todos executam duas séries de três tiros cada em um tempo máximo de dois minutos. A partir da terceira série, que passa a ter dois tiros em 50 segundos, os atletas vão sendo eliminados um por um. Além disso, a pontuação entra nas casas decimais, podendo chegar até 10,9.

A decisão foi acirrada e ficou para a última série de dois tiros, envolvendo Jongoh Jin e Oleh Omelchuk. Após os disparos da penúltima série, entre os tiros 17 e 18 do total de 20 previstos, Jin liderava por 0,5: 171,4 a 170,9.

Mesmo com a vantagem, o favorito viu o ucraniano somar um 10,7 e um 9,7 na hora decisiva, contra um 9,4 e um 8,6, e levar o título, para espanto do público que se reuniu para assistir à final. Omelchuk ficou com a medalha de ouro, a segunda da Ucrânia na Copa do Mundo, com 191,3 pontos, enquanto Jin terminou com 189,4. O chinês Zhiwei Wang, bronze nos Jogos de Londres 2012, completou o pódio no Centro Nacional de Tiro Esportivo com 169,7.

» Australiano de 20 anos conquista primeiro título na Copa do Mundo de tiro esportivo no Rio de Janeiro

 

 

Programação

Nesta quarta-feira (20.04), a Copa do Mundo de Tiro Esportivo prossegue no Centro Nacional, em Deodoro, com mais uma final programada: a da Pistola 25m feminina. A prova terá duas fases preliminares, de precisão e disparos rápidos, antes da final, prevista para 15h30 (de Brasília). Além disso, a instalação olímpica terá ainda duas etapas de eliminação da Carabina deitado 50m masculina.

Vagner Vargas – Brasil2016.gov.br