Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Divulgada a lista dos 24 times que disputam as últimas vagas olímpicas no basquete

Basquete

19/09/2019 15h24

Basquete

Divulgada a lista dos 24 times que disputam as últimas vagas olímpicas no basquete

As seleções serão divididas em quatro grupos de seis. Apenas o vencedor de cada uma das chaves carimba o passaporte para os Jogos de Tóquio 2020

A Federação Internacional de Basquete (FIBA) confirmou nesta quinta-feira (19.09) as 24 equipes que vão fazer parte da última seletiva para os Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2020. O anúncio veio junto com um atualização do ranking mundial masculino, que trouxe a Espanha, campeã da Copa do Mundo, bem próxima dos Estados Unidos, ainda líderes da listagem. A Argentina, vice-campeã do torneio, aparece em quarto, pouco atrás da Austrália. O Brasil figura como o 11º.

Lista dos oito já qualificados e dos 24 que disputam as últimas quatro vagas nos Jogos Olímpicos de Tóquio

O resultado da Copa do Mundo determinou as sete primeiras seleções qualificadas em quadra para as Olimpíadas. Argentina, Austrália, Espanha, França, Irã, Nigéria e Estados Unidos se juntam ao Japão, país anfitrião dos Jogos.

As últimas quatro vagas no torneio olímpico virão de uma seletiva que terá quatro grupos de seis equipes. Elas jogam entre si em turno único e apenas o campeão de cada grupo conquista o passaporte para o Japão. A seletiva será de 23 a 28 de junho. As sedes ainda serão divulgadas.

O critério de definição das 24 equipes incluiu as 16 melhores colocadas na Copa do Mundo (sem contar as que garantiram vaga olímpica), além das duas seleções melhores ranqueadas por região no ranking atualizado agora. Assim, entram na disputa Angola e Senegal (pela África), México e Uruguai (Américas), China e Coreia do Sul (Ásia e Oceania) e Croácia e Eslovênia (Europa). Elas se juntam a Tunísia, Brasil, Canadá, República Dominicana, Porto Rico, Venezuela, Nova Zelândia, República Tcheca, Alemanha, Grécia, Itália, Lituânia, Polônia, Rússia, Sérvia e Turquia.

Na Copa do Mundo, a Seleção Brasileira fez uma ótima primeira fase, com vitórias sobre Nova Zelândia, Grécia e Montenegro. Na sequência, contudo, a equipe nacional tropeçou na República Tcheca e chegou à partida contra os Estados Unidos com obrigação de vitória para se classificar às quartas de final. O resultado não veio e o Brasil terminou a Copa do Mundo na 13ª posição.

Fonte: Federação Internacional de Basquete