Você está aqui: Página Inicial / Notícias / No vôlei sentado feminino, Brasil perde a final, mas fica com a vaga em Tóquio

Volei paralímpico

29/08/2019 00h53

Parapan Lima 2019

No vôlei sentado feminino, Brasil perde a final, mas fica com a vaga em Tóquio

Seleção foi superada por 3 a 0 pela equipe dos EUA, que já estava classificada para Tóquio, e por isso herdou o 'passaporte'. Todas as jogadoras da equipe nacional recebem o Bolsa Atleta

Banner - Jogos Parapan-Americanos Lima 2019

Os Estados Unidos confirmaram o favoritismo e venceram a Seleção Brasileira na final do vôlei sentado dos Jogos Parapan-Americanos de Lima, no Peru. A partida terminou em 3 sets a 0, com parciais de 25/16, 25/19 e 25/13. Com o resultado, as norte-americanas chegaram ao tricampeonato continental. A medalha de prata valeu para as brasileiras a vaga nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020, no Japão.

Com o pódio em Lima, a Seleção Brasileira acumula agora três pratas em Jogos Parapan (antes havia chegado à final em Toronto, 2015, e Mar del Plata, em 2003). A medalha de bronze nos Jogos Paralímpicos de 2016 é o principal título da equipe. Já os Estados Unidos são uma potência no vôlei sentado feminino. A equipe é atual campeã mundial (garantiu um lugar em Tóquio com o título) e paralímpica. Por chegar à decisão do Parapan, o Brasil ficou com a vaga em 2020.

A delegação nacional contou com 11 jogadoras em Lima, todas beneficiadas pelo programa Bolsa Atleta da Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania. Na estreia do Parapan, a Seleção venceu o Canadá por 3 x 1. Na segunda partida, foi superada pelos Estados Unidos, por 3 x 1. No confronto seguinte, as brasileiras venceram o Peru por 3 x 0. Na semifinal, passaram pelas canadenses por 3 x 0.

WhatsAppImage20190828at22.39.58.jpeg
Brasil conquista medalha de prata no vôlei sentado. Foto: Rodolfo Vilela/ rededoesporte.gov.br

Na final, as norte-americanas mostraram superioridade desde o início. O primeiro set foi vencido por 25 x 16. No segundo, as brasileiras tentaram equilibrar o confronto, mas as adversárias fecharam em 25 x 19. No terceiro set, as americanas garantiram a medalha de ouro por 25 x 13, fechando a partida em 3 sets a 0.

A ponteira Pâmela Pereira foi destaque do time verde e amarelo. A amazonense marcou seis pontos. Em 2014, quando tinha 26 anos, Pâmela sofreu um acidente de moto e teve que amputar a perna esquerda. Três meses depois, começou a jogador o vôlei sentado.

"É o meu primeiro Parapan e já cheguei como titular. Foi um momento incrível e que nunca vai sair da minha memória. Espero que eu esteja em Tóquio 2020 representando o país nas Paralimpíadas", disse a medalhista de bronze nos Jogos Rio 2016.

"Agora é treinar muito para o ano que vem. O nosso objetivo é conseguir a medalha de ouro no Japão. Precisamos batalhar muito nos treinamentos para conquistar o nosso objetivo em 2020. Acredito no potencial da nossa equipe e temos condições de conquistar o título inédito", acrescentou Pâmela.

Entenda a modalidade

No vôlei sentado, podem competir homens e mulheres com deficiência física ou relacionada à locomoção. São seis jogadores em cada time, divididos por uma rede de altura diferente e em uma quadra menor do que na versão olímpica da modalidade. A altura da rede é de 1,15m no masculino e 1,05m no feminino.

Os sets têm 25 pontos corridos e o tiebreak, 15. Ganha a equipe que vencer três sets. A quadra mede 10m de comprimento por 6m de largura.  É permitido bloqueio de saque, mas os jogadores devem manter o contato com o solo o tempo todo, exceto em deslocamentos.

Infográfico - Jogos Parapan-Americanos Lima 2019

Breno Barros, de Lima, no Peru – rededoesporte.gov.br