Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Em dia sem provas, evento-teste do hipismo começa a avaliar operações em Deodoro

Hipismo

06/08/2015 17h31

Rio de Janeiro

Em dia sem provas, evento-teste do hipismo começa a avaliar operações em Deodoro

Cavalos passaram por inspeções veterinárias e Centro Nacional de Hipismo recebeu a visita de autoridades

As provas do Aquece Rio: Concurso Completo Internacional, evento-teste do hipismo para os Jogos Rio 2016, começam somente nesta sexta-feira (07.08), com o adestramento, mas o dia já foi agitado no Centro Nacional de Hipismo, em Deodoro, nesta quinta (06.08). Com movimentação intensa fora das pistas, algumas das operações para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos já começaram a ser testadas.
Até domingo (09.08), 12 atletas competem pelo título no CCE (Concurso Completo de Equitação), espécie de triatlo da modalidade, na arena principal e na pista de cross country. Ao redor da competição, 40 áreas serão testadas para o Rio 2016, como atuação de voluntários, árbitros e sistema de locução, utilizado durante as inspeções veterinárias realizadas nesta quinta.

hipismo1_vagner_1130.jpg
Foto: Vagner Vargas/brasil2016.gov.br

"Temos 80% da nossa operação sendo testada. Este evento é de extrema importância para vermos como a gente trabalha com os cavalos, a chegada deles, o serviço para a Federação Internacional (FEI), os árbitros, a operação para os atletas e o serviço que a gente provê para eles. É fundamental o teste. O que estamos vendo aqui hoje é o que vai acontecer durante os Jogos", destacou Rodrigo Garcia, diretor de esportes do Comitê Rio 2016, ressaltando também a importância de ouvir a opinião dos atletas durante a competição.

Medalhista de prata nos Jogos Pan-Americanos de Toronto no CCE por equipes pelo Brasil, Márcio Jorge será um dos 12 atletas que vão competir no Aquece Rio. A primeira impressão do evento para o cavaleiro foi positiva. "A estrutura está muito boa. O piso das pistas está espetacular e a organização está super bem", elogiou.

Para Márcio, a possibilidade de competir no mesmo local em que serão realizados os Jogos Olímpicos no ano que vem é sempre bem-vinda. "Principalmente por colocar os cavalos dentro da área de competição. Por mais que os obstáculos não sejam do mesmo nível de dificuldade dos Jogos, você ambienta o cavalo no local e isso é muito bom."

Visita

O Centro Nacional de Hipismo recebeu também a visita de autoridades nesta quinta-feira. O secretário executivo do Ministério do Esporte, Ricardo Leyser, visitou de perto a arena principal da instalação e um trecho da pista de cross country ao lado do prefeito do Rio, Eduardo Paes, e do presidente do Comitê Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman.

Leyser se mostrou impressionado com o que viu e fez questão de resgatar o histórico do Centro, construído para os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007. "Deodoro está sensacional sob vários aspectos, primeiro porque a gente observa o legado do Pan conservado. Nossas obras que foram entregues em 2007 estão em perfeito estado de conservação", observou.

O secretário executivo também ressaltou a importância da inclusão da região Deodoro nos Jogos – "a mais jovem, mais negra e mais pobre do Rio de Janeiro" –, citando o fato como um objetivo declarado do governo federal. Além disso, Ricardo Leyser exaltou a realização do evento-teste a um ano da realização dos Jogos.

"A importância destes eventos-teste é que temos uma parte que as pessoas não se atentam tanto: a operação, que é tão complicado quanto entregar a obra. No caso do hipismo, tem o transporte dos cavalos e as questões sanitárias são muito sérias. É importante treinar isso tudo. O grau de exigência internacional que se aplica a estes eventos é muito grande", disse o secretário executivo.

hipismo3_vagner_1130.jpg
Foto: Vagner Vargas/brasil2016.gov.br

Concurso Completo de Equitação

A primeira parte do Aquece Rio do ponto de vista esportivo terá início nesta sexta-feira, com a realização da prova de adestramento. Serão 12 atletas e 20 conjuntos competindo. Os juízes avaliam a obediência do cavalo, a flexibilidade e a harmonia com o cavaleiro. A ordem de apresentação será sorteada antes de a competição ter início.

No sábado (08.08), os conjuntos partem para o cross country. O percurso de até 3.575 m tem um limite de 45 obstáculos, com altura máxima de 1,15 m para objetos fixos e sólidos, e de 1,35 m para obstáculos naturais. As penalidades cometidas pelos atletas ao longo do percurso são somadas ao fim da prova, que tem um limite de 6:30 para ser concluída.
Por último vem a prova de salto, no domingo (09.08). Nela, os conjuntos passam por 10 ou 11 obstáculos com um máximo de 14 saltos. O percurso é de 600 m e a altura máxima permitida para os obstáculos é de 1,20 m. O atleta que estiver na liderança após as provas de adestramento e cross country será o último a se apresentar.

Vagner Vargas – brasil2016.gov.br