Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Em Camaçari (BA), Lei de Incentivo garante aos jovens acesso ao boxe, futsal e natação

Geral

13/11/2018 09h42

INCENTIVO SONHOS

Em Camaçari (BA), Lei de Incentivo garante aos jovens acesso ao boxe, futsal e natação

Cerca de 250 crianças e jovens participam de atividades que envolvem a comunidade local

Os jovens de Camaçari, no interior da Bahia, encontraram no esporte uma oportunidade. Com aulas de boxe, de natação e de futsal, cerca de 250 crianças e jovens, com idade entre 7 e 17 anos, praticam atividades que têm o caráter de formar cidadãos. Desenvolvido pela organização De Peito Aberto, o projeto Oportunidade Através do Esporte garante o acesso ao esporte e ao lazer com qualidade, graças a recursos captados por meio da Lei de Incentivo ao Esporte.

As aulas são desenvolvidas na Cidade do Saber, um complexo esportivo municipal que garante estrutura de qualidade para a prática esportiva. O local conta com piscina, vestiário, quadra poliesportiva coberta e salas para a prática de artes marciais.

Com mais de dez anos atuando como professor de boxe, Jorlando Barbosa do Rosário transmite a sua experiência aos jovens do projeto. O esporte, o estudo e a família são a base das aulas de Jorlando. "Os alunos adoram as aulas, por ser um esporte que proporciona tranquilidade e disciplina. Aqui, o nosso principal objetivo é formar cidadão. Esse é o nosso foco", frisa.

Esporte com grande tradição na Bahia, o boxe é uma das modalidades que mais encanta os jovens locais. Celeiro de grandes pugilistas, como os medalhistas olímpicos Robson Conceição, ouro no Rio 2016, e Adriana Araújo, bronze em Londres 2012, Jorlando acredita que a tradição baiana vem da força de vontade.

Foto: Divulgação
"A ação é realizada graças à Lei de Incentivo ao Esporte, que nos permite proporcionar aos beneficiados uma estrutura com material esportivo, com uniforme, professores formados, agregando valor às crianças e às famílias"
Rodrigo Porto, coordenador de projetos do De Peito Aberto

"Temos uma população cheia de garra. Somos nordestinos e batalhadores. O boxe é um dos esportes mais praticados na Bahia. Garantir aulas de qualidade aos alunos é o nosso papel, para manter a tradição. Trabalhamos com jovens na fase crítica na vida. Assim, temos a missão de orientar e formar na questão disciplinar, do caráter e, até mesmo, orientando para a questão profissional para o futuro deles", ressalta professor.

Em Camaçari, a entidade conta com patrocínio de uma empresa que garante condições de levar o esporte e o lazer orientado, que proporciona o bem-estar e a responsabilidade social para as crianças. "Temos uma aceitação grande por parte da população local. É um projeto referência no município. A ação é realizada graças à Lei de Incentivo ao Esporte, que nos permite proporcionar aos beneficiados uma estrutura com material esportivo, com uniforme, professores formados, agregando valor às crianças e às famílias", afirma Rodrigo Porto, coordenador de projetos do De Peito Aberto no estado da Bahia.

De Peito Aberto Incentivo ao Esporte, Cultura e Lazer é uma organização social, que foi criada com o intuito de contribuir para o esporte, educação, saúde e cultura, promovendo a integração de instituições públicas e privadas, conceituando novas ideias e concretizando relações profissionais.

Rodrigo Porto acrescenta que as atividades são referência no estado da Bahia. "A gente vê muita carência na acessibilidade de crianças e jovens em certas localidades ao esporte e ao lazer orientado. Então, a Lei garante a ponte da empresa privada com a organização, trazendo o que seria um sonho para que se torne realidade", disse.

Fotos: Divulgação

Lei de Incentivo

A Lei de Incentivo ao Esporte está em vigor desde 2007 e, desde então, já captou R$ 2 bilhões para projetos esportivos. Só em 2017, 1,2 milhão de pessoas foram beneficiadas de forma direta pelos projetos aprovados via LIE.

A LIE permite que empresas e pessoas físicas invistam parte do que pagariam de Imposto de Renda (IR) em projetos esportivos aprovados pelo Ministério do Esporte. Empresas podem destinar até 1% desse valor e ainda acumular com investimentos proporcionados por outras leis de incentivo. O teto para pessoas físicas é de 6% do IR.

Breno Barros - rededoesporte.gov.br