Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Sarah Menezes anuncia mudança de categoria

Judô

07/08/2016 18h10

Judô

Sarah Menezes anuncia mudança de categoria

Lesionada durante a disputa até 48kg no Rio, a judoca deve subir ao peso superior após recuperar-se. Decisão foi tomada antes dos Jogos

sarah_breno.JPG
Foto: Breno Barros/ brasil2016.gov.br

Um dia após ser eliminada dos Jogos Olímpicos e passar a noite sem dormir pensando na derrota, a campeã olímpica de Londres-2012 no peso ligeiro (até 48kg) Sarah Menezes revelou que deu por encerrada a trajetória na categoria que lhe deu projeção mundial. A judoca deve subir uma categoria, passando a lutar com atletas até 52kg.

Com o braço imobilizado e coberto pelo casaco do Time Brasil, a judoca minimizou a lesão e tranquilizou a torcida brasileira. "Eu devo mudar de categoria. Agora é curar a lesão. São fatos que acontecem na vida de atleta. Fiz a primeira luta muito bem. Depois, não tive um bom desempenho contra a cubana. No combate com a atleta da Mongólia tive essa pequena lesão. Agora, é tratar e voltar quando melhorar. Os médicos estão esperando o braço desinchar para poder fazer a ressonância", conta.

Antes de terminar o ciclo olímpico do Rio 2016, a Confederação Brasileira de Judô (CBJ) já tinha conversado com a atleta para subir de categoria. "A composição corporal dela mudou. Ela ficou mais velha e a dificuldade de descer de peso aumentou", disse o gestor técnico de alto rendimento da CBJ, Ney Wilson. Ao passar para os 52kg, Sarah vai brigar por espaço na seleção com a Érika Miranda, atual titular na categoria.

No Rio, Sarah venceu a primeira luta. Já contra a cubana Dayaris Mestre Alvarez viu o sonho do bicampeonato olímpico ser adiado. Na repescagem, nova derrota. Urantsetseg Munkhbat, da Mongólia, venceu e deixou ainda de presente uma lesão no cotovelo direito.

» Em dia ruim, medalhistas de Londres Sarah Menezes e Felipe Kitadai ficam fora do pódio

Ainda abalada pela derrota, a judoca contou que sequer conseguiu dormir durante a noite. "Senti a dor no braço e no peito pela derrota. Não consegui nem dormir", revela.

Ao analisar o desempenho no Rio 2016, a piauiense reconhece que perdeu o controle emocional durante o combate. "Eu estava me sentindo muito bem na primeira luta. Aquele 'shidozinho' no segundo combate me abalou. Foi o momento que percebi que a medalha estava escorregando. Mexeu muito com o meu psicológico", disse.

Sarah continuará na cidade olímpica torcendo pelos brasileiros. "Agora é torcer para os outros brasileiros. Estamos no início das competições e veremos muitos brasileiros lutando. Vou ficar aqui no Rio na torcida por eles", disse.

Foto: Roberto Castro/brasil2016.gov.br

Breno Barros - brasil2016.gov.br