Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Definidos os grupos da Copa do Mundo de futebol de sete, em Sevilha, na Espanha

Futebol7

19/02/2019 10h58

Futebol de sete

Definidos os grupos da Copa do Mundo de futebol de sete, em Sevilha, na Espanha

Competição terá 16 equipes divididas em quatro chaves. Brasil terá pela frente Venezuela, Alemanha e Inglaterra

Na última sexta-feira, 15.02, foi realizado o sorteio para definir as chaves do Mundial de Futebol de 7, a IFCPF World Cup 2019. O evento da modalidade voltada para atletas com paralisia cerebral será em Sevilha, na Espanha, de 4 a 20 de julho, e contará com a participação de 16 países.

Seleção Brasileira foi medalhista de bronze nos Jogos Rio 2016. Foto: Francisco Medeiros/ME

A Seleção Brasileira está no Grupo A da competição, ao lado de Venezuela, Alemanha e Inglaterra. O time realizou a primeira fase de treinamento para o torneio em janeiro, no Centro de Treinamento Paralímpico de São Paulo. A previsão é de que o elenco retorne ao CT em março, de 16 a 23, para a segunda fase. Além do Mundial, a equipe defenderá o título de campeão parapan-americano nos Jogos de Lima, no Peru, em agosto.

As duas competições passaram a ser as mais importantes do calendário da modalidade, que acabou excluída do programa paralímpico tanto dos Jogos de 2020, no Japão, quando de 2024, em Paris. Um dos motivos principais, segundo o presidente do Comitê Paralímpico Internacional, o brasileiro Andrew Parsons, é uma busca do programa esportivo por modalidades que tenham representatividade tanto no masculino quanto no feminino. O futebol de sete ainda tem pouca difusão entre as mulheres.

Nos Jogos Paralímpicos Rio 2016, a seleção Brasileira terminou com a medalha de bronze, superada na semifinal pelo Irã. Além do terceiro lugar no Rio, o Brasil também tem no currículo paralímpico a prata conquistada em Atenas, na Grécia, em 2004, e outro bronze obtido em Sydney, na Austrália, em 2000.

Grupos do Mundial de Sevilha, na Espanha:

Grupo A
Brasil
Inglaterra
Venezuela
Alemanha

Grupo B
Estados Unidos
Irlanda
Irã
Finlândia

Grupo C
Ucrânia
Argentina
Austrália
Espanha

Grupo D
Holanda
Rússia
Canada
Tailândia

Rededoesporte.gov.br, com informações do Comitê Paralímpico Brasileiro