Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Definidos os duelos das quartas: Brasil pega Paraguai e pode ter Argentina na semi

Futebol

25/06/2019 10h45

Copa América 2019

Definidos os duelos das quartas: Brasil pega Paraguai e pode ter Argentina na semi

Vitória do Uruguai sobre o Chile e empate entre Equador e Venezuela definiu o Grupo C e os emparceiramentos. Mata-mata tem início na quinta (27.06)

As duas últimas partidas da fase de grupos da Copa América, realizadas na noite desta segunda-feira (24.06), definiram o resultado final da fase de classificação e determinaram os emparceiramentos das quartas de final da competição que reunia, no início, 12 equipes. Com a vitória do Uruguai sobre o Chile por 1 x 0, com um gol de Cavani no fim da partida, a Celeste garantiu a liderança do Grupo C da competição, com sete pontos. O Chile ficou em segundo, com seis, e o Japão, que empatou com o Equador por 1 x 1 (gols de Nakajima e Mena), ficou em terceiro, com dois. O empate, aliás, determinou a eliminação das duas equipes.

Fernandinho é o provável substituto de Casemiro, suspenso, no time titular contra o Paraguai. Foto: Lucas Figueiredo/CBF
"Queremos continuar do jeito que foi contra o Peru, com toda a equipe jogando bem. Nos primeiros jogos não faltou dedicação, mas no último acertamos o que vinha faltando"
Philippe Coutinho

A combinação de resultados fez com que sobrassem apenas seleções sul-americanas no torneio. Além do Japão, o Catar, que também veio ao Brasil como convidado, acabou eliminado. Nas quartas de final, o Brasil terá pela frente o Paraguai, que se classificou como um dos melhores terceiros. A partida será na próxima quinta-feira (27.06), a partir das 21h30, na Arena do Grêmio, em Porto Alegre.

No dia seguinte, outros dois duelos estão agendados. Venezuela e Argentina jogam a partir das 16h, no Maracanã, no Rio de janeiro, e Colômbia e Chile se enfrentam a partir das 20h, na Arena Corinthians, em São Paulo. O último semifinalista será conhecido no sábado, 29 de junho, no confronto entre Uruguai e Peru a partir das 16h na Arena Fonte Nova, em Salvador.

De acordo com o chaveamento, o vencedor dos duelos eliminatórios que envolvem o Brasil e a Argentina nas quartas se enfrentarão na semifinal, em 02.06, no Mineirão, em Belo Horizonte. A outra semifinal será em 3 de julho, na Arena do Grêmio, em Porto Alegre. A decisão está agendada para 7 de julho, no Maracanã, a partir das 17h. 

quartas_chaveamento.jpg
Chaveamento prevê potencial encontro entre Brasil x Argentina na semi

Ao fim das 18 partidas da primeira fase, a Colômbia foi a seleção com melhor campanha. Com 100% de aproveitamento, foi a única que conseguiu vencer os três compromissos. Até agora, a artilharia da competição é dividida por nove jogadores, cada um com dois gols anotados. Entre eles, os brasileiros Philipe Coutinho e Everton "Cebolinha". "Fico feliz de ter começado fazendo gols pela seleção. Espero que dessa vez, nessa competição, o final seja diferente", brincou Philippe Coutinho.

O meia avalia que o padrão apresentado na terceira partida do time na Copa América, a goleada por 5 x 0 sobre o Peru, na Arena Corinthians, tem de ser a referência para todos. "É a partir daí que a gente quer evoluir. Queremos continuar do jeito que foi, com toda a equipe jogando bem. Nos primeiros jogos não faltou dedicação, mas no último acertamos o que vinha faltando", ponderou o atleta.

A equipe do técnico Tite já está em Porto Alegre. Nesta segunda-feira, o elenco realizou trabalhos físicos e com bola no Centro de Treinamento do Grêmio. Com Casemiro suspenso por cartões amarelos, a tendência do treinador brasileiro é que o volante Fernandinho, recuperado de lesão, volte ao time titular contra o Paraguai. A campanha do Brasil no Grupo A da primeira fase terminou com a liderança da chave, com duas vitórias, sobre Bolívia (3 x 0) e Peru (5 x 0), e um empate sem gols diante da Venezuela. 

Guia do Torcedor

Para prestar serviços básicos nas cinco cidades-sede aos turistas estrangeiros, o Governo Federal lançou o Guia do Torcedor da Copa América. A publicação digital, editada em inglês, espanhol e português, reúne informações sobre os principais pontos turísticos, estrutura de saúde, dicas de segurança, opções de mobilidade, contatos úteis e a tabela completa da competição.

#Futebol pede Paz e Cidadania

Durante a Copa América, a Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania vem realizando uma campanha nos estádios para incentivar o convívio harmônico entre as torcidas de diferentes seleções, com placas que pregam a paz e o incentivo a práticas cidadãs.

Em paralelo, o telão das arenas exibe um vídeo da campanha, que conta com a participação de oito ex-jogadores brasileiros e estrangeiros. Entre eles, campeões de edições anteriores da Copa América e atletas que já se destacaram por suas seleções, como Romário, Juninho Paulista, Ricardo Rocha, Diego Lugano (Uruguai), Sergio Goycochea (Argentina), Claudio Maldonado (Chile), Fabián Vargas (Colômbia) e Iván Hurtado (Equador). Todos participaram da campanha de forma gratuita.

Na produção audiovisual, os ex-jogadores convidam a torcida a celebrar o torneio em ambiente de união e paz, com o seguinte texto: "O futebol é a grande paixão da América do Sul. E entra em campo mais uma vez, levando emoção para a imensa torcida que ama o esporte. Vamos celebrar, todos juntos, para que a confraternização e o sentimento de unidade do povo sul-americano transformem a Copa América na Copa da paz e da cidadania."

Gustavo Cunha - rededoesporte.gov.br