Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Cristian Ribera conquista prata na Copa do Mundo de Para Ski Cross Country

Atletismo

13/12/2018 14h18

Para Ski Cross Country

Cristian Ribera conquista prata na Copa do Mundo de Para Ski Cross Country

Atleta de apenas 16 anos também já garantiu um bronze para o Brasil na competição que ocorre na Finlândia

O brasileiro Cristian Ribera fez história na neve mais uma vez. O atleta conquistou, nesta quinta-feira (13.12), a medalha de prata na Copa do Mundo de Para Ski Cross Country, disputado em Vuokatti, na Finlândia.

“Acho que essa medalha de prata, maravilhosa, se deve principalmente por acreditar até o final que seria possível, mesmo sabendo das dificuldades. Por isso, digo e repito: ‘nunca desista dos seus sonhos!’”, disse Cristian.

ParaSkiCrossCountry.jpg
Foto: CBDN/Divulgação

A medalha de prata foi conquistada na prova de short distance, na qual os competidores percorrem 5km na neve. Cristian alcançou 8.46 pontos IPC, novo recorde brasileiro e seu personal best. O atleta brasileiro chegou 19 segundos na frente do terceiro colocado, o sul coreano Eui Hyun Shin. A primeira colocação foi do atual campeão paralímpico, o americano Daniel Cnossen.

A trajetória do atleta surpreende. Ele tem 16 anos e pouco mais de três anos de experiência com modalidades de inverno. Nesta conta, Cristian já acumula, em sua trajetória, uma participação em Jogos de Inverno Paralímpicos (com a sexta colocação em PyeongChang), um bronze em Copa do Mundo e, agora, a conquista da medalha de prata em Vuokatti.

Brasil na Copa do Mundo

Os resultados da delegação brasileira na Copa do Mundo de Para Ski Cross Country são expressivos. Em dois dias de provas, a equipe garantiu três medalhas (duas de bronze e uma de prata) e todos os cinco representantes atingiram pontos no índice paralímpico. Ou seja, se os Jogos fossem ano que vem e os atletas mantivessem o desempenho, o Brasil teria cinco vagas paralímpicas.

Na prova feminina, Aline Rocha ficou próxima do pódio, na quarta colocação. Os estreantes na neve Robelson Moreira e Guilherme Rocha apresentaram evolução em relação à prova de ontem, ambos garantindo índices olímpicos e mostrando potencial. Por sua vez, Thomaz de Moraes, representante brasileiro na categoria standing, fez mais uma prova consistente e chegou entre os 15 primeiros.

De acordo com Leandro Ribela, treinador chefe do Para Ski Cross Country, os bons resultados têm um motivo claro: o programa de preparação da modalidade estruturado pela Confederação Brasileira de Desportos na Neve (CBDN).

“Não estamos mais falando de resultados isolados, nem de um atleta. A equipe está evoluindo e é impressionante obtermos tais resultados, levando em consideração a estrutura modesta (apesar de eficiente) que temos em relação as equipes que estão dividindo o pódio conosco”, explica.

Fonte: Confederação Brasileira de Desportos na Neve