Você está aqui: Página Inicial / Notícias / CPB e Caixa assinam termo de compromisso para promover a inclusão de crianças com deficiência

Geral

19/06/2019 17h19

Esporte paralímpico

CPB e Caixa assinam termo de compromisso para promover a inclusão de crianças com deficiência

Acordo prevê investimento anual de R$ 2,5 milhões da Caixa pelo período de quatro anos. Em contrapartida, o CT Paralímpico passará a ser chamado “Centro Paraolímpico Caixa"

Nesta quarta-feira (19.06), o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e a Caixa Econômica Federal assinaram um Termo de Compromisso que tem como objetivo promover a iniciação esportiva de crianças com idade de 10 a 17 anos. A solenidade aconteceu na quadra multiuso do Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo.

Estiveram presentes o Presidente da República, Jair Bolsonaro, acompanhado da esposa, Michelle Bolsonaro; o Governador do Estado de São Paulo, João Doria; o ministro da Cidadania, Osmar Terra; o Secretário Especial do Esporte do Ministério da Cidadania, Décio Brasil; o presidente do CPB, Mizael Conrado; o presidente da Caixa, Pedro Duarte Guimarães, e a Secretária do Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Célia Leão.

#PraCegoVer: O presidente Jair Bolsonaro participa de solenidade de assinatura de um Termo de Compromisso entre a Caixa Econômica Federal e o Comitê Paralímpico Brasileiro em São Paulo
O presidente Jair Bolsonaro participa de solenidade de assinatura do Termo de Compromisso entre a Caixa Econômica Federal e o Comitê Paralímpico Brasileiro, em São Paulo. Foto: Foto: Daniel Zappe/CPB/Exemplus
"Este momento é ímpar e o presidente da Caixa, Pedro Guimarães, me garantiu que projetos de iniciação esportiva como o que é desenvolvido aqui em São Paulo serão replicados em todo Brasil"
Jair Bolsonaro, presidente do Brasil

Também participaram da cerimônia o Secretário de Governo, General Ramos, o presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo, Cauê Macris; a presidente do Conselho de Fundos Social e Solidariedade e primeira-dama do Estado de São Paulo, Bia Doria; o prefeito em exercício do Município de São Paulo, Eduardo Tuma; o Secretário municipal de São Paulo da Pessoa com Deficiência, Cid Torquarto; e a ex-Secretária do Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Dr Lina Mara Battistella, entre outras autoridades.

O evento reuniu cerca de 1.500 pessoas, entre elas os atletas patrocinados pela Caixa e pelo Time São Paulo. Antes da cerimônia, pela manhã, as autoridades visitaram a pista de atletismo do CT Paralímpico.

A parceria entre CPB e Caixa prevê o trabalho de iniciação esportiva com 550 alunos das redes públicas municipal e estadual, com faixa etária entre 10 e 17 anos. Oito modalidades serão oferecidas: atletismo, bocha, futebol de 5, goalball, judô, natação, tênis de mesa e vôlei sentado. Os participantes do projeto receberão todo o material esportivo para prática do esporte, lanches, transporte e serão acompanhados por professores e estagiários qualificados.

"O esporte é a garantia da inclusão e da cidadania para este grupo importante para a sociedade, que são as pessoas com deficiência. Mais que um espaço para o alto rendimento, o Centro de Treinamento tem se transformado na casa da inclusão, porque o CT é a base das Paralimpíadas Escolares, o maior evento do mundo para crianças com deficiência, e é a base também da capacitação de profissionais de educação física", afirmou Mizael Conrado.

"Celebramos hoje a ampliação da nossa parceria com a Caixa. Existe o esporte paralímpico antes e depois da Caixa, parceria que tem mais de 16 anos. Saímos do vigésimo quarto lugar nos Jogos de Sydney 2000 para o oitavo lugar nos Jogos do Rio 2016", ressaltou o presidente do CPB.

O acordo prevê o investimento anual de R$ 2,5 milhões da Caixa pelo período de quatro anos. Em contrapartida, o Centro de Treinamento Paralímpico passará a ser chamado "Centro Paraolímpico Caixa". O CT é mantido pelo CPB, após vencer concorrência pública do Governo do Estado de São Paulo, em outubro de 2017. Este acordo estabeleceu que o CPB tem o direito de gerir o CT por cinco anos, prorrogáveis por mais cinco.

"Este momento é ímpar e o presidente da Caixa, Pedro Guimarães, me garantiu que projetos de iniciação esportiva como o que é desenvolvido aqui em São Paulo serão replicados em todo Brasil", declarou o presidente Jair Bolsonaro.

"Mesmo aqueles que não almejam se tornar atletas de alto rendimento encontrarão aqui, no Centro Paraolímpico Caixa, a prática esportiva", reformou o governador do Estado de São Paulo, João Doria.

"Por meio desta parceria entre CPB a Caixa, será possível levar a iniciação esportiva para todo o Brasil. Reforçamos a Caixa como o Banco da Inclusão", declarou Pedro Guimarães.

Curso à distância

Mizael Conrado aproveitou o evento desta quarta-feira para anunciar também uma nova parceria entre o Governo do Estado de São Paulo e o Comitê Paralímpico Brasileiro. "O Governador João Doria fará uma determinação para que todos os professores de educação física estadual façam o curso à distância do Movimento Paralímpico e premiará os professores com o melhor desempenho com uma bolsa para que façam o módulo avançado aqui no Centro Paraolímpico", avisou o presidente do CPB.

O Comitê tem como meta capacitar 100 mil professores de educação física até 2025. Para isso, lançou o curso "Movimento Paralímpico: Fundamentos Básicos do Esporte" no formato à distância.

Fonte: Comitê Paralímpico Brasileiro