Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Coreias decidem desfilar separadamente na Cerimônia de Abertura

Atletismo

08/03/2018 13h42

Jogos Paralímpicos de Inverno

Coreias decidem desfilar separadamente na Cerimônia de Abertura

Decisão foi tomada nesta quinta em comum acordo entre os dois comitês nacionais

Os comitês paralímpicos das Coreias do Norte e do Sul decidiram desfilar separadamente na Cerimônia de Abertura dos Jogos de Inverno, agendada para as 8h (de Brasília) desta sexta-feira, (09.03). A oficialização foi feita pelo Comitê Paralímpico Internacional (IPC, na sigla em inglês) nesta quinta-feira. A entidade ofereceu aos países a possibilidade de repetirem o gesto realizado na abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno, no mês passado, mas dessa vez as partes decidiram caminhar de forma independente.

180306023549337_SnowyAgitos.jpg
Símbolo do movimento paralímpico internacional coberto de neve na véspera da abertura dos Jogos de PyeongChang. Foto: IPC

"Ainda que fiquemos desapontados, respeitamos a decisão dos dois comitês paralímpicos. O Comitê Olímpico Internacional fez um grande progresso em abrir o diálogo entre as partes. E eu penso que ter a Coreia do Norte representada pela primeira vez nos Jogos Paralímpicos de Inverno também é um passo adiante considerável", afirmou Andrew Parsons, presidente do Comitê Paralímpico Internacional. A Coreia do Norte terá dois atletas nos Jogos de PyeongChang.

"Durante as discussões de hoje, ficou claro que os dirigentes da delegação da Coreia do Norte respeitam os valores, a missão e a visão do Comitê Paralímpico Internacional. Mais do que isso, eles se comprometeram a trabalhar ainda mais com o IPC para melhorar a vida de pessoas com deficiência na Coreia do Norte", acrescentou Parsons.

"No fim da reunião, os dois comitês reconheceram que a participação deles em PyeongChang os trouxe para mais perto no futuro. Eu penso que isso simboliza a imensa capacidade do esporte de trazer os países para um diálogo positivo. Eu espero que a decisão permita que o foco, agora, se volte estritamente para a performance dos atletas, e não ao campo político", finalizou o presidente do IPC.

Fonte: Site Oficial dos Jogos Paralímpicos de Inverno