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Geral

31/08/2015 15h29

Mobilidade urbana

Confira o balanço das reformas nas seis estações olímpicas do sistema ferroviário do Rio

Além de maior acessibilidade, as obras possibilitarão mais capacidade e conforto para os usuários. O investimento privado, realizado pela SuperVia, é de R$ 250 milhões

Fotos: Henrique Freire

O Governo do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Estado de Transportes, em parceria com a SuperVia, apresentou, nesta segunda-feira (31.08), o balanço da reforma das seis estações olímpicas do sistema ferroviário. Ao todo, a concessionária está investindo R$ 250 milhões em melhorias nas estações Engenho de Dentro, Magalhães Bastos, Ricardo de Albuquerque, São Cristóvão, Vila Militar e Deodoro, que passam a ter maior capacidade, conforto e acessibilidade. Duas delas serão transformadas em estações de integração multimodal: a São Cristóvão permitirá a integração entre trens e metrô, enquanto em Deodoro será possível integrar o sistema ferroviário com os ônibus do futuro BRT Transolímpica. A previsão é de que a reforma das estações seja entregue à população até abril de 2016.

“São seis estações sendo reformadas, mais a estação de Madureira, que vai ser entregue dando mais conforto ao usuário. Isso também prepara o sistema ferroviário para o desafio dos Jogos Olímpicos e para o futuro. Muito importante que o carioca saiba que nos Jogos ninguém vai chegar de automóvel ou de transporte particular aos estádios. Todo mundo vai usar o transporte público. Isso é muito importante porque o legado da melhoria do sistema de transportes depois dos Jogos será um grande benefício para cariocas e fluminenses”, disse o secretário de estado de Transportes, Carlos Roberto Osorio.

Confira o detalhamento das obras:

Estação São Cristóvão
Valor estimado: R$ 141 milhões
Capacidade depois das reformas: 70 mil passageiros
Previsão de entrega: abril de 2016
Status das principais atividades:
· Estrutura metálica do mezanino – montagem em andamento
· Obra civil – instalações – em andamento
· Obra civil, passarelas e rampas – contratado / fundações em execução
· Pilares em concreto passarela de ligação com metrô - concretados
 
Estação Deodoro
Valor estimado: R$ 40 milhões
Capacidade depois das reformas: 50 mil passageiros
Previsão de entrega: março de 2016
Status das principais atividades:
· Remanejamento das lojas - concluído, entregue para lojistas
· Fundações da cobertura e poço escada rolante – em execução
· Obra civil – em andamento
· Montagem da estrutura metálica – em andamento
· Construção da nova entrada e novas bilheterias concluídas

Estação Engenho de Dentro
Valor estimado: R$ 45 milhões
Capacidade depois das reformas: 80 mil passageiros
Previsão de entrega:  abril de 2016
Status das principais atividades:
-Demolição das plataformas e muro – finalizado
-Fundações do mezanino– em andamento
- Estrutura metálica do mezanino– em fabricação
- Rampa de acesso Arquias Cordeiro– em andamento
 
Estação Vila Militar
Valor estimado: R$ 8 milhões
Capacidade depois das reformas: 20 mil passageiros
Previsão de entrega:  abril de 2016
Status: obras iniciadas em 07/2015 com a atividade de remanejamento de interferências ferroviárias.
 
Estação Magalhães Bastos
Valor estimado: R$ 7,5 milhões
Capacidade depois das reformas: 20 mil passageiros
Previsão de entrega:  abril de 2016
Status: obras iniciadas em 08/2015 com abertura do muro e instalação de base para novas coberturas
 
Estação Ricardo de Albuquerque
Valor estimado: R$ 7,5 milhões
Capacidade depois das reformas: 20 mil passageiros
Previsão de entrega:  janeiro de 2016
Status: obras iniciadas em 07/2015 com a construção da nova bilheteria e sanitário público.



Trens chineses

Ainda nesta segunda, entrou em operação o 80° novo trem chinês, com passageiros, no ramal Deodoro. Ao todo, cem trens chineses foram adquiridos pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, e 80 já estão circulando, o que permite a oferta de mais de 85% dos lugares em composições com ar-condicionado. Para garantir a segurança dos passageiros, os carros contam com sistema que não permite a abertura de portas durante as viagens e são equipados, ainda, com passagem interna entre os vagões, circuito interno de câmeras, bagageiro e painéis de LED.

Cada trem comporta até 1.200 passageiros. O processo de modernização do sistema ferroviário será concluído em 2016, quando os passageiros da SuperVia terão à disposição uma frota 100% refrigerada. Atualmente, mais de 700 mil pessoas usam os trens todos os dias no Rio. A meta é atingir a marca de 1 milhão de passageiros no sistema ferroviário diariamente até 2018.

Modernização da frota

A aquisição dos trens chineses faz parte da revitalização do sistema ferroviário do Rio, iniciada em 2012, quando começaram a entrar em circulação os primeiros 30 veículos fabricados na China. Em 2012, o Estado adquiriu mais 60 deles e, no fim de 2013, foi realizada a compra de mais dez, totalizando cem composições.

Além disso, está em andamento uma licitação internacional para a compra de mais 12 trens. A concorrência pública segue as normas do Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD), utilizando o menor preço como critério de julgamento.

Ainda dentro do plano de modernização da frota do sistema ferroviário, a SuperVia adquiriu novos dez trens, que contam com ar-condicionado, sistema de travamento de portas durante a viagem e capacidade para transportar até 2,4 mil passageiros.

Fonte: Governo do Rio de Janeiro