Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Comitê Organizador detalha tour da tocha dos Jogos Olímpicos da Juventude

Geral

02/08/2018 12h06

BUENOS AIRES 2018

Comitê Organizador detalha tour da tocha dos Jogos Olímpicos da Juventude

Chama passará por 17 cidades da Argentina durante dois meses, antes de chegar à cerimônia de abertura, no Obelisco de Buenos Aires

Ao longo de 60 dias, a chama dos Jogos Olímpicos da Juventude percorrerá 14 mil quilômetros, com revezamentos em 17 cidades, passando por pontos turísticos e iluminando a diversidade geográfica e cultural da Argentina. A cerimônia de acendimento da chama foi realizada em Atenas, no Estádio Panatenaico, no último dia 24, marcando o início dessa jornada. Um dia depois, o fogo chegou ao país-sede da competição.

As origens do revezamento datam de quando os gregos costumavam enviar mensageiros para os palcos da cidade para anunciar tréguas que permitissem aos atletas e ao público viajar para as competições olímpicas. A partir de então, a tocha tem sido um símbolo de paz e solidariedade.

Para o revezamento na Argentina, foram escolhidas cidades com o objetivo de mostrar ao mundo a beleza natural e a cultura do país. O tour da tocha passará por cidades distantes, mostrando paisagens e atrações.

Foto: Buenos Aires 2018/Divulgação

O revezamento terá início na cidade de La Plata, seguindo para Mar del Plata, Rosário e seu Monumento à Bandeira, passando por Paraná, Concepción del Uruguay, uma área conhecida por suas águas termais, e pelo Parque Nacional El Palmar, antes de chegar a Santa Fé.

A chama entrará na região Nordeste da Argentina pela cidade de Mburucuyá, na província de Corrientes, seguindo para Puerto Iguazú, enquanto destaca as majestosas Cataratas do Iguaçu, uma das sete maravilhas do mundo, com sua emblemática Garganta do Diabo. Em seguida, irá para Corrientes, a capital da província, antes de voar para a região Noroeste do país.

Ali, a porta de entrada será Metán, uma das belas regiões turísticas da Argentina, com locais históricos, como antigas catedrais e prefeituras. Já San Antonio de los Cobres, local da Celebração Nacional Pachamama (Mãe Terra), será a primeira parada em uma rota que incluirá o Tren a las Nubes, que atravessa a Cordilheira dos Andes, subindo 4.220 metros acima do nível do mar, Purmamarca, Cierro de los Siete Colores, as Salinas Grandes, San Salvador de Jujuy, La Quiaca, o ponto mais setentrional do país, e Salta, "la linda".

A viagem da tocha segue pelo noroeste com uma visita a Cafayate, o centro da rota turística Valles Calchaquíes, famosa por seus vinhedos, Tafi del Valle, e La Casa de Tucumán, com seu Congresso de Tucumán, onde a independência foi declarada em 9 de julho de 1816, antes do local ser declarado um Monumento Histórico Nacional, em 1941.

Esse será o momento, então, da chama iluminar Catamarca, Villa Unión, o Parque Nacional Talampaya – um Patrimônio Mundial da Unesco –, o Parque Provincial Ischigualasto (Valle de la Luna), uma das zonas paleontológicas mais valiosas do mundo, e La Rioja.

Mendonza, uma das principais regiões vinícolas do país, o monumento natural Puente del Inca, Aconcagua e a capital de San Juan farão parte da viagem pela região de Cuyo.

A chama irá parar em Córdoba, com suas belas colinas, florestas, lagos e rios, e o Parque Nacional Quebrada del Condorito, no meio das Serras Grandes, retornando a Cuyo e às cidades de San Rafael, Malargüe e Río Atuel. A região sul da Patagônia, com suas montanhas cobertas de neve, também contribuirá como paisagem para o tour.

Neuquén, com o Parque Nacional Arrayanes, San Martín de los Andres e os Sete Lagos receberão a chama, que continuará seu percurso por San Carlos de Bariloche (Rio Negro), Parque Nacional los Alerces e Esquel, na província de Chubut, além da província de Santa Cruz, com o majestoso Perito Moreno Glacier, Gobernador Gregores, El Calafate e Río Gallegos.

No dia 29 de setembro, a chama chegará à cidade "do fim do mundo", Ushuaia, para iluminar o Parque Nacional Tierra del Fuego, o Canal Beagle, antes de finalizar sua jornada pelo Comodoro Rivadavia, Puerto Madryn e Bahía Blanca. Ela chegará à cidade de Buenos Aires no dia 5 de outubro, onde, um dia depois, terá um papel de destaque na cerimônia de abertura mais inclusiva da história olímpica, no emblemático Obelisco, localizado no centro da capital.

Fonte: Comitê Organizador Buenos Aires 2018