Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Comitê Organizador de Lima 2019 divulga os últimos eventos-teste do Pan e Parapan

Geral

24/05/2019 17h27

Lima 2019

Comitê Organizador de Lima 2019 divulga os últimos eventos-teste do Pan e Parapan

Torneios de atletismo, vôlei, hipismo, beisebol, rúgbi, esgrima e atletismo paralímpico serão disputados nas mesmas instalações que receberão as modalidades nos Jogos deste ano

Após receber o Campeonato Pan-Americano de Judô e a Copa do Mundo de Halterofilismo no último mês, o Comitê Organizador de Lima 2019 divulgou os próximos sete eventos-teste que serão realizados nas mesmas instalações que sediarão os Jogos Pan e Parapan-Americanos. Em coletiva de imprensa realizada na última quinta-feira (23.05), o diretor executivo Carlos Neuhaus anunciou que as sete competições permitirão colocar em funcionamento as diferentes áreas da organização dos Jogos.

#PraCegoVer: Fotografia mostra uma coletiva de imprensa, com representantes de Lima 2019 sentados à mesa, em frente a cadeiras com jornalistas.
Foto: Lima 2019/Divulgação

Até o próximo domingo (26.05), o Estádio Atlético de La Videna recebe o Sul-Americano de Atletismo. Também neste fim de semana ocorre o Quadrangular Internacional de vôlei feminino sub-20, entre Peru, Argentina, Colômbia e Chile. O torneio amistoso será no novo Centro Esportivo de Callao, que abrirá as portas oficialmente depois de ser entregue à Federação Peruana de Voleibol no mês passado.

Além disso, será realizado um torneio interno de hipismo (saltos), na Escola de Equitação do Exército, remodelada por Lima 2019. Já na próxima quarta-feira haverá uma partida entre a seleção nacional de beisebol e uma equipe internacional no estádio localizado no Complexo Esportivo Villa María de Triunfo.

“Estamos animados com tudo o que está por vir. Na organização, já estamos no ‘modo Jogos’. Hoje estamos aperfeiçoando detalhes, corrigindo coisas mínimas”, disse Neuhaus.

Nos dias 1º e 2 de junho, será a vez do rúgbi feminino com o Torneio Pré-Olímpico, que valerá vaga ao campeão para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. O estádio de rúgbi do Complexo Esportivo Villa María de Triunfo será o palco das disputas. Em seguida, entre 3 e 8 de junho, será realizado o Sul-Americano Juvenil e Cadete de esgrima, no Centro de Convenções de Lima.

Por último, entre 8 e 9 de junho, ocorre o Campeonato Nacional de Atletismo Paralímpico, em que os atletas buscarão as marcas mínimas para a classificação aos Jogos Parapan-Americanos. As disputas serão realizadas no Estádio Atlético de La Videna.

Lima 2019

Os Jogos Pan-Americanos de Lima 2019 serão abertos em 26 de julho, em cerimônia a ser realizada no Estádio Nacional. O evento continental reunirá 6.680 atletas de 41 países e delegações de toda a América. Dois dias antes, em 24 de julho, o calendário esportivo já terá início com partidas de handebol.

Ao longo dos 19 dias de competições, haverá disputas em 14 distritos de Lima e Callao, em diferentes locais como Videna, Complexo Esportivo Villa Maria del Triunfo, Vila Desportiva Regional de Callao, Centro Esportvo de Villa El Salvador, Punta Rocas, entre outros.

Nos Jogos Pan-Americanos, serão disputados 39 esportes, distribuídos em 61 disciplinas. Um total de 22 disciplinas são qualificatórias para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. Já os Jogos Parapan-Americanos receberão 1.890 atletas de 33 países, que participarão de 17 modalidades esportivas e 18 disciplinas. As competições serão entre 23 de agosto e 1º de setembro de 2019. Um total de 13 competições esportivas são qualificatórias para os Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020.

Fonte: Lima 2019