Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Com três pódios no último dia, Brasil encerra Mundial com melhor resultado da história

Natacao paralímpica

19/07/2015 23h00

Natação Paralímpica

Com três pódios no último dia, Brasil encerra Mundial com melhor resultado da história

Equipe brasileira termina a competição em Glasgow, na Escócia, na quarta colocação geral, com 11 ouros, oito pratas e quatro bronzes

O Brasil encerrou neste domingo, 19.07, o Mundial Paralímpico de Natação, em Glasgow, com três medalhas nas finais da tarde, sendo uma de ouro e duas de bronze. Com as conquistas, o país fechou a competição no quarto lugar do quadro geral do campeonato, com 11 ouros, oito pratas e quaro bronzes, o melhor resultado da natação paralímpica brasileira em Mundiais. Além disso, garantiu sete vagas diretas para os Jogos Paralímpicos do Rio-2016. Os responsáveis por alcançá-las foram Daniel Dias, Andre Brasil, Joana Neves, Phelipe Rodrigues, Matheus Rheine, Talisson Glock e Carlos Farrenberg. Todos campeões ou medalhistas de prata.

Delegação brasileira reunida: além da performance, sete vagas garantidas nas Paralimpíadas Rio 2016. Foto: Marcio Rodrigues/CPB/MPIX

O ouro brasileiro do domingo mais uma vez foi conquistado por Daniel Dias. O nadador foi o campeão dos 100m livre S5 com o tempo de 1min08s85, recorde da competição. Este foi o sexto ouro individual de Daniel, que ainda conquistou duas medalhas em revezamentos: ouro nos 4x50m livre misto 20 pontos e prata no 4x100m livre 34 pontos.

"A competição foi incrível. Estou feliz com o resultado de hoje e de todo o Mundial. Não só eu, mas todo mundo representou bem o Brasil e saio satisfeito com a minha performance e com a da seleção. Foi um grande teste antes dos Jogos Paralímpicos. Já sabia que aqui seria bem parecido com o que vai acontecer no Rio. Ficar próximo dos recordes é um bom sinal de que estamos fazendo a coisa certa", disse.

Entre as mulheres, Joana Neves foi a medalhista de bronze nos 100m livre S5. Joaninha já havia levado ouro no revezamento 4x50m livre misto 20 pontos e nos 50m livre. Para ganhar a terceira medalha no Mundial, nadou a distância em 1min24s01.

Na classe S4, Edênia Garcia levou medalha de bronze nos 50m costas. Após se recuperar de duas cirurgias em tempo recorde, a atleta comemorou a atuação. "Acabei de voltar e vou direto para o pódio. Brinco com o meu técnico que meu retorno oficial é no ano que vem, aqui foi o ensaio. Em 2016 é que vamos separar as mulheres das meninas. Eu sabia que estaria no pódio, mas talvez o ouro não viesse agora. É muita prepotência querer, depois de duas cirurgias, já chegar como melhor do mundo, mas meu tempo está aí no ranking. Em setembro do ano que vem, posso garantir que estarei 100%", afirmou Edênia.

Também disputaram medalha neste último dia de provas outros quatro brasileiros: Verônica Almeida terminou os 50m livre S7 em oitavo; Ronystony Cordeiro ficou em sexto nos 50m costas S4; Esthefany Rodrigues foi a sétima nos 100m livre S5; e Clodoaldo Silva ficou em quinto nos 100m livre S5.

O Mundial Paralímpico de Natação contou com a participação de 571 atletas de 67 países e distribuiu vaga para os Jogos Paralímpicos do Rio-2016. A delegação brasileira foi formada por 23 nadadores. Na última edição da competição, em Montreal, em 2013, o Brasil ficou em sexto no quadro geral de medalhas, com 26 no total, sendo 11 de ouro, nove de prata e seis de bronze. Desta vez, o país encerrou o Mundial na quarta colocação, com 11 ouros, oito pratas e quatro bronzes.

Fonte: Comitê Paralímpico Brasileiro