Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Com três duplas nas semifinais, Brasil já garante três bronzes no tênis de mesa

Tenis de mesa

05/08/2019 00h48

Lima 2019

Com três duplas nas semifinais, Brasil já garante três bronzes no tênis de mesa

Parcerias masculina, feminina e mista conquistam vaga entre as quatro melhores dos Jogos Pan-Americanos de Lima. Disputa pelas vagas na decisão será nesta segunda-feira

Jogos Pan-Americanos Lima 2019

Primeiro dia, três medalhas garantidas. O tênis de mesa do Brasil iniciou os Jogos Pan-Americanos de Lima, neste domingo (4.08), com 100% de aproveitamento e já está nas semifinais de duplas mistas, duplas femininas e duplas masculinas. Como no tênis de mesa não há disputa de terceiro lugar, pelo menos o bronze nessas categorias já está garantido.

Bruna Takahashi e Jessica Yamada estão na semifinal das duplas femininas: bronze garantido. Foto: Washington Rodrigues/COB
"O jogo de duplas com melhor de sete é muito longo. Amanhã tem outra maratona, começa o individual e será bem cansativo novamente. Mas estamos preparadas, viemos aqui buscar os títulos"
Bruna Takahashi, que fez três partidas em melhor de sete sets neste domingo

Gustavo Tsuboi e Bruna Takahashi disputam a vaga na final nesta segunda-feira, ao meio-dia (de Brasília), contra os portorriquenhos Brian Afanador e Adriana Diaz. A briga pelo ouro está marcada para 22h45, com transmissão ao vivo do canal Sportv/Globosat. Hugo Calderano/Gustavo Tsuboi e Bruna Takahashi/Jessica Yamada disputam as semifinais de duplas masculinas e femininas também nesta segunda.

A vida de Gustavo e Bruna nas duplas mistas não foi tranquila, apesar das duas vitórias. Na primeira partida, das oitavas, contra os venezuelanos Marco Vargas e Neridée Niño, começaram mal o jogo, mas se recuperaram e venceram por 4 a 2 (7/11, 11/4, 8/11, 11/4, 11/4 e 11/5).

No segundo jogo, a facilidade foi bem maior contra os mexicanos Marcos Madrid e Yadira Silva. Muito mais pela competência dos brasileiros, bem menos nervosos que na estreia e conseguindo impor o ritmo desejado. A vitória por 4 a 1 (11/3, 11/3, 8/11, 11/4 e 11/8) foi consequência natural.

Bruna não teve tempo sequer de comemorar a classificação. Saiu de uma mesa e foi para a outra, onde estreou no torneio de duplas femininas, nas quartas de final, ao lado de Jessica Yamada. Vitória sobre as dominicanas Esmerlyn Castro e Yasiris Ortiz, por 4 a 1 (11/9, 11/8, 11/4, 17/19 e 11/9). A semifinal será contra as portorriquenhas Adriana Diaz e Melanie Diaz, às 20h15. A disputa do ouro acontece na terça-feira.

"Foi bem cansativo. O jogo de duplas com melhor de sete é muito longo. Amanhã tem outra maratona, começa o individual e será bem cansativo novamente. Mas estamos preparadas, viemos aqui buscar os títulos", avisa Bruna, que pode atuar em até quatro partidas neste segundo dia.

"Estou bem contente, estava confiante antes da competição. Acreditava desde o início que a gente podia conquistar o ouro e continuo acreditando", disse Jessica Yamada, que conquista sua primeira medalha em Pans (já atuou em Guadalajara-2011).

Favoritos, Tsuboi e Calderano quase foram eliminados na estreia, mas conseguiram uma virada heroica. Foto: Washington Alves/COB

No limite

05082019_tsuboi.jpg
Comemoração de Tsuboi e Calderano: medalha garantida após uma batalha de 1h10min contra os cubanos Andy Pereira e Jorge Campos. Foto: Washington Alves/COB

Tsuboi teve apenas uma hora de intervalo entre um jogo e outro. Ele estreou, também com vitória, no torneio de duplas masculino, ao lado de Hugo Calderano. Os adversários foram os cubanos Jorge Campos e Andy Pereira, batidos em uma virada espetacular. Os brasileiros são individualmente os dois melhores ranqueados no Pan. Hugo é o número seis do mundo. Tsuboi, o número 32. Jogando juntos, os dois já ocuparam o Top 3 mundial, mas não atuavam em parceria há mais de um ano. Assim, a falta de entrosamento cobrou o preço. Os dois tiveram muitos problemas no início. Perderam as três primeiras parciais, mas conseguiram se encaixar a tempo de conquistar uma vitória heroica, por 4 sets a 3 (9/11, 8/11, 12/14, 11/9, 11/8, 11/5 e 11/9), em 1h10min de partida. Na semifinal, como nas duplas mistas e femininas, os adversários serão portorriquenhos: Brian Afanador e Daniel Gonzalez, às 21h.

Agenda

Nesta segunda-feira, as meninas do Brasil estreiam no torneio individual. Jessica Yamada é a primeira a ir para a mesa, às 13h45, quando enfrenta a cubana Daniela Fonseca. Bruna Takahashi joga logo depois, às 14h30, contra a equatoriana Nathaly Paredes. Os dois jogos são válidos pela fase de 32.

Investimento

Cinco dos seis atletas da delegação brasileira no tênis de mesa são integrantes do Bolsa Atleta, programa da Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania. Número seis do mundo, Hugo Calderano faz parte da categoria pódio, a mais alta, voltada para atletas que se fixam entre os 20 melhores do mundo.

Bruna Takahashi, Caroline Kumahara e Gustavo Tsuboi integram a categoria olímpica, enquanto Eric Jouti faz parte da Internacional. O investimento federal no quinteto é de R$ 230 mil anuais. No tênis de mesa como um todo, atualmente há 126 atletas incluídos entre os bolsistas federais, num investimento anual de R$ 1,74 milhão. A ampla maioria é da faixa Nacional (92).

Fonte: Confederação Brasileira de Tênis de Mesa