Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Com pista em fase de montagem, novo velódromo será testado em junho

Ciclismo pista

01/04/2016 15h15

Evolução das obras

Com pista em fase de montagem, novo velódromo será testado em junho

Rio 2016 optou por substituir o evento-teste do ciclismo de pista para cumprir normas de segurança. Confira fotos atualizadas da obra, disponíveis para download em alta resolução

Localizado no Parque Olímpico da Barra, o novo velódromo do Rio de Janeiro, construído para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos, está com 83% das obras concluídas. Na última semana, o Comitê Organizador Rio 2016 anunciou que o evento-teste de ciclismo de pista, inicialmente previsto para os dias 30 de abril e 1º de maio, seria substituído por uma série de treinos e testes do sistema de resultados entre 25 e 27 de junho.

A decisão, em conjunto com o Comitê Olímpico Internacional (COI), foi tomada devido a um atraso na instalação de estruturas de apoio para a construção da pista. Entre elas, a logística para descarregamento e a montagem das lâminas de madeira, importadas da Sibéria, com propriedades adequadas à exigência do esporte. "Optamos por garantir a qualidade da pista para os atletas", justifica Mario Andrada, diretor-executivo de comunicação do Comitê Rio 2016.

 

Liderada pelo alemão Ralf Schurmann – que já fez sete pistas de velódromos olímpicos e 22 de mundiais –, a instalação segue um protocolo de montagem que leva cerca de seis semanas. "Recebemos a instalação no dia 29 de fevereiro, e esperávamos concluir a fase de preparação prévia até 10 de março, mas demorou mais do que o previsto. Schurmann tem muita experiência e o trabalho dele respeita uma sequência que não pode ser apressada", explica Gustavo Nascimento, diretor de instalações do Rio 2016.

A montagem segue em execução, além da instalação dos aparelhos de ar condicionado. Após a conclusão da estrutura, a expectativa dos organizadores é que a Prefeitura do Rio de Janeiro retome as atividades e conclua o acabamento para que o velódromo seja entregue com capacidade total em 31 de maio. "Os ganhos em terminar a pista com qualidade são maiores do que o simbolismo de não fazer um evento-teste", disse Andrada.

O novo velódromo será uma instalação permanente, integrada ao Centro Olímpico de Treinamento (COT), e terá capacidade para receber até cinco mil pessoas. A competição olímpica de ciclismo de pista será realizada entre 11 e 16 de agosto. Já o ciclismo dos Jogos Paralímpicos será de 8 a 11 de setembro. O velódromo construído à época dos Jogos Pan-Americanos de 2007 não foi aprovado pela União Ciclística Internacional para provas olímpicas, por isso foi necessária a construção da nova instalação.

brasil2016.gov.br, com informações do Comitê Rio 2016