Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Com filme sobre João Saldanha, Cinefoot inicia edição especial em Moscou

Futebol

28/06/2018 11h19

Copa 2018

Com filme sobre João Saldanha, Cinefoot inicia edição especial em Moscou

Festival reúne produções que fazem a união entre cinema e futebol

Copa do Mundo da Fifa Rússia 2018

O Cinefoot – Festival de Cinema de Futebol inicia nesta quinta-feira (28.06) uma edição especial para a Copa do Mundo da Rússia 2018 com a exibição, em três salas da Rede Moskino, em Moscou, de filmes brasileiros sobre futebol. O documentário João Saldanha será a primeira obra exibida em solo russo, a partir das 21h (horário local) no cinema Yunost. O festival segue até sábado (30.06), com a exibição dos longas Democracia em Petro e Branco e Geraldinos, sempre com legendas em russo.

O documentário sobre João Saldanha tem 90 minutos e mostra um pouco da vida do jornalista que atuou como jogador de futebol, treinador e comentarista. Saldanha montou a base da seleção brasileira de 1970 antes de ser substituído por Zagallo no comando do time. A troca de treinadores, inclusive, virou um dos exemplos mais evidentes da personalidade de Saldanha. Já em 1970, o então presidente Emílio Garrastazu Médici havia comentado sobre uma possível convocação de Dadá Maravilha. "Ele escala o ministério, eu convoco a seleção", afirmou Saldanha, numa frase que alguns atribuem como uma das causas de sua demissão. O filme tem a direção de André Iki Siqueira e Beto Macedo.

Cartazes dos filmes João Saldanha e Geraldinos, que estarão em exibição no Cinefoot
"É uma extraordinária oportunidade para difundir personagens destacados do nosso futebol e da nossa cultura num ambiente mágico e de intenso intercâmbio como é a Copa do Mundo"
Antônio Leal, diretor executivo do Cinefoot 

Na sexta (29.06), a partir das 20h, no cinema Zvezda, será exibido Democracia em Preto e Branco, do diretor Pedro Asbeg. Também com 90 minutos, o filme tem como pano de fundo a chamada Democracia Corintiana, para contar o nascimento de bandas de rock brasileiras e a campanha das Diretas Já. No sábado (30.06), será a vez do cinema Farkel receber, às 15h, o filme Geraldinos, que faz um paralelo entre o fim da geral, local onde os torcedores ficavam de pé durante os jogos no Maracanã, e o processo de elitização vivido no Rio de Janeiro. A obra tem a direção de Pedro Asbeg e Renato Martins.

"É uma extraordinária oportunidade para difundir personagens destacados do nosso futebol e da nossa cultura num ambiente mágico e de intenso intercâmbio como é a Copa do Mundo", afirmou o diretor executivo do Cinefoot, Antônio Leal. Para ele, um dos objetivos é ampliar o contato do público presente em Moscou com o Brasil, por meio do cinema e do futebol que, para ele, são duas manifestações capazes de gerar grande interlocução. "O Cinefoot criou essa aliança de sucesso entre cinema e futebol. É importante a presença do festival num evento que concentra a atenção de bilhões de pessoas ao redor do mundo".

Rafael Brais, de Moscou, na Rússia - rededoesporte.gov.br