Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Com direito a gol olímpico, Brasil leva o ouro no futebol feminino pela terceira vez

Toronto 2015

25/07/2015 23h03

Toronto 2015

Com direito a gol olímpico, Brasil leva o ouro no futebol feminino pela terceira vez

Goleada sobre a Colômbia por 4 x 0 encerrou a campanha invicta da Seleção Brasileira, que venceu cinco jogos e subiu no lugar mais alto do pódio

pan_header_coberturaespecial_cinza_1130x70.png

A meia Formiga, 37 anos, encerrou a sua participação em Jogos Pan-Americanos ao abrir o caminho para o tricampeonato brasileiro no futebol feminino neste sábado (25.07) em Hamilton, no Canadá. No seu último Pan, a veterana marcou de cabeça e foi um dos destaques na vitória por 4 x 0 contra a Colômbia. Maurine fez gol olímpico, além de Andressa Alves e Fabiana deixarem a suas marcas.

O título veio de forma invicta para a seleção. Foram cinco vitórias até a medalha de ouro. A capitã Formiga ressaltou a conquista, que fecha um ciclo vitorioso na Seleção  “Nada melhor do que encerrar a minha participação em Pan com o título. Essa medalha veio para coroar o trabalho conjunto que começou no ano passado. Ficamos tristes com a eliminação no Mundial, pois não esperávamos na maneira que saímos, e o título aqui deu a resposta que esperávamos”, disse.

A meia espera ter deixado um legado para a nova geração por todo o período que viveu na seleção e valorizou competições como os Jogos Pan-Americanos. “Acredito que fiz algo para ajudar. Espero ter deixado o ensinamento para elas, que mesmo que não se destaque pela habilidade, a vontade tem que se superar”, disse a jogadora, que vai deixar a Seleção Brasileira depois dos Jogos Olímpicos de 2016.

Seleção Brasileira de futebol feminino conquistou o título pan-americano pela terceira vez. Foto: Rafael Ribeiro/CBF

Jogo

A Seleção entrou em campo com o uniforme azul, deixando o tradicional amarelo com as colombianas. A equipe brasileira começou o jogo com Fabiana, Rafaelle, Thaisa, Tamires, Formiga, Andressa, Andressinha, Cristiane, Barbara, Erika e Raquel.

O Brasil iniciou a partida em ritmo forte, encurtando a distância e marcando bem as adversárias. Cristiane foi o destaque da seleção no primeiro tempo, com belos dribles e criando oportunidades de ataque. O placar foi aberto por Formiga, de cabeça. A Colômbia não conseguiu ultrapassar a barreira na defesa planejada pelo técnico Vadão. 

No segundo tempo, o Brasil continuou pressionando. Cristiane, Andressinha e Gabi, que entrou no segundo tempo, tiveram várias oportunidades para ampliar o placar. O segundo gol foi especial. Substituindo Andressinha, Maurine entrou em campo e logo foi cobrar escanteio. A jogadora bateu direto ao gol, surpreendeu a zaga da Colômbia e marcando.

A seleção continuou pressionando com três bolas na trave. Andressa Alvez fez o terceiro para o Brasil. Faltando um minuto para a final da partida, Fabiana marcou gol de placa e fechou a goleada.

A campanha da seleção foi de cinco vitórias em cinco jogos, 19 gols a favor e três contra. O caminho na busca pelo tricampeonato começou com a vitória contra a Costa Rica, por 3 x 0. Depois, goleada sobre o Equador, por 7 x 1, e triunfo contra o Canadá, por 2 x 0. Na semifinal, o país passou venceu o México, por 4 x 2.

 A seleção venceu as edições do Pan de Santo Domingo 2003 e do Rio de Janeiro em 2007. Quatro anos depois, a seleção foi medalhista de prata em Guadalajara, perdendo a final para as canadenses nos pênaltis.

Breno Barros, de Hamilton - Ministério do Esporte