Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Ciclistas de 15 países participam do Desafio Internacional neste domingo no Rio

Ciclismo velocidade

15/08/2015 22h05

Evento-teste

Ciclistas de 15 países participam do Desafio Internacional neste domingo no Rio

Evento será a única oportunidade para os atletas conhecerem o trajeto olímpico, repleto de pontos turísticos. Veja as alterações no trânsito da cidade

eventos_teste_banner_1130x100.png

Mais um evento-teste aproxima o Rio de Janeiro do espírito olímpico neste fim de semana. O Desafio Internacional de Ciclismo de Estrada traz às ruas e avenidas de vários bairros da cidade dezenas de atletas internacionais, na única oportunidade que os ciclistas terão para pedalar no trajeto que será montado para os Jogos Olímpicos Rio 2016. A largada da prova está marcada para 8h30 deste domingo (16.08), no Posto 5 da Praia de Copacabana. A chegada será na praia de São Conrado.A prova contará com atletas de 15 países e faz parte da série de eventos do Aquece Rio, além de ser válida pelo calendário da America Tour da União Ciclística Internacional (UCI).

Ao todo, eles disputarão metro a metro os 164,9 quilômetros da prova, em um caminho repleto de belezas naturais e pontos turísticos. Há longas retas, subidas íngremes, trechos em meio à Mata Atlântica, trepidação de pavimento de paralelepípedos e descidas técnicas.

O circuito faz uma viagem pelos bairros de Copacabana, Ipanema, Leblon, São Conrado, Barra, Recreio, Guaratiba, Alto da Boa Vista, Floresta da Tijuca (Vista Chinesa), Horto, Jardim Botânico e Gávea, onde o público poderá acompanhar gratuitamente e sentir como será o dia da competição olímpica em 2016. Haverá duas voltas do circuito Prainha-Grumari e duas do circuito Floresta da Tijuca antes da chegada a São Conrado. Veja o trajeto no vídeo abaixo:

Percurso da prova

A equipe do Brasil terá cinco atletas: Antonio Garnero, Cristian Egidio da Rosa, João Marcelo Gaspar, Rafael Andriato e William Chiarello. A equipe Carrefour/Funvic/São José dos Campos, classificada como continental, também participará. Entre os estrangeiros, há competidores da Itália, França, Cazaquistão, Austrália, Bélgica, Suíça, Grã-Bretanha, Alemanha, Hong Kong, Japão, Luxemburgo, Holanda, Rússia e Ucrânia. Entre os ciclistas inscritos, os mais bem colocados no ranking da WorldTour da UCI são o australiano Richie Porte (sexto) e o francês Thibaut Pinot (13º). Mas há outros destaques, como o suíço Gregory Rast (oitavo colocado nos Jogos Londres 2012), o holandês Steven Kruijswijk (sétimo colocado na Volta da Itália de 2015) e o francês Romain Bardet (nono na dificílima Volta da França deste ano).

suicos2.JPG
Schelling e Rast, da equipe suíça. Foto: Abelardo Mendes Jr/brasil2016.gov.br

Gregory Rast elogiou o trajeto, mas ressaltou que é uma competição bastante dura. "O percurso é muito bonito, mas muito difícil. É uma prova para escaladores. No reconhecimento do trajeto, achamos a Vista Chinesa realmente espetacular, mas chegar até lá não é nem um pouco fácil", afirmou o suíço. Sobre os adversários, ele aponta a França como a equipe a ser batida. "Não analisei a start list inteira, mas a equipe francesa certamente é uma das grandes favoritas aqui no Rio."

Testes

O evento contará com o apoio de 500 voluntários e 11 árbitros. No teste, o foco dos organizadores estarão as atividades das 37 áreas funcionais para os Jogos, a preparação do local de competição, a organização e orientação dos voluntários e a logística de trânsito. Para se ter uma noção do tamanho do trabalho, serão distribuídas cerca de 25 mil barreiras metálicas em ruas e avenidas do município.

Interdições temporárias do tráfego de veículos e mudanças de itinerário de linhas de ônibus foram promovidas pela Prefeitura do Rio de Janeiro (veja, abaixo, todos os detalhes).

Outros eventos

A semana também conta com evento-teste da vela, na Baía de Guanabara, que segue até o dia 22 de agosto. Vôlei, triatlo, remo e hipismo já tiveram eventos-teste realizados. 

Alterações no trânsito

Saiba como serão as alterações no trânsito do Rio de Janeiro neste fim de semana, com informações da CET-Rio

Orla de Ipanema e Leblon
As avenidas Vieira Souto e Delfim Moreira, pista junto à orla, serão utilizadas pelos atletas e bloqueadas ao tráfego às 7h da manhã. Serão reabertas apenas ao fim da área de lazer, às 18h. A pista junto às edificações continuará funcionando como reversível.

Avenida Niemeyer
A Avenida Niemeyer será bloqueada ao tráfego duas vezes no domingo, primeiro às 7h30 da manhã e depois no loop na Vista Chinesa às 11h, quando os ciclistas passarão duas vezes pela via. A reabertura será feita após a passagem do último veículo do comboio, prevista para 13h. Entre essas duas interdições a via ficará aberta apenas sentido São Conrado.

Estrada do Joá
A Estrada do Joá ficará fechada entre 7h45 e 12h.

Barrinha
O circuito passará pela Estrada da Barra da Tijuca (fechamento entre 7h45 e 9h30; e entre 10h e 11h50) e na Ponte Velha. Os moradores da Barrinha terão sua entrada e saída restringidas em dois momentos no domingo: entre 7h45 e 9h20; e das 10h às 10h40. As condições normais de tráfego serão reestabelecidas após a passagem do último veículo do comboio, previsto para as 12h. No horário do bloqueio, todos os moradores da região terão acesso apenas pela Rua Maria Luísa Pitanga.

Rua Sargento João Farias e Avenida do Pepê
Essas vias serão bloqueadas para o tráfego geral às 8h e permanecerão fechadas até o retorno dos atletas, previsto para as 12h. Os moradores continuarão tendo a acesso a residência por uma faixa reservada para emergência nos seguintes horários: entre 8h e 8h25 e entre 9h35 e 10h35.

Avenida Lúcio Costa
A pista junto à orla da Avenida Lúcio Costa ficará fechada das 8h às 12h. A pista junto às edificações funcionará normalmente.

Reserva
A Avenida Lúcio Costa na altura da Praia da Reserva será fechada para tráfego de veículos desde 0h de domingo. A reabertura do tráfego será às 12h após o retorno dos ciclistas.

Prainha, Grumari e Serra de Grumari
A Estrada da Guanabara (Prainha, Grumari e Serra de Grumari) será fechada para tráfego de veículos às 0h de domingo. A reabertura do tráfego está prevista para as 12h, após o retorno dos ciclistas.

Loop Prainha
Os ciclistas darão duas voltas no loop que contempla a Prainha, Grumari, Serra de Grumari, Estrada Burle Max, Serra da Grota Funda e Estrada do Pontal. O tráfego de veículos, inclusive de moradores, na Estrada Burle Max, Serra da Grota Funda e Estrada do Pontal será bloqueado entre 8h30 e 11h.

Loop Vista Chinesa
Os ciclistas darão duas voltas no loop que contempla Floresta da Tijuca, Jardim Botânico, Gávea, Leblon e São Conrado. A chegada dos ciclistas neste circuito está prevista para as 11h e saída às 12h30. Os bloqueios de tráfego iniciam às 10h15.

Estrada da Vista Chinesa
A Estrada da Vista Chinesa será fechada para tráfego de veículos às 5h de domingo. A reabertura do tráfego será após a passagem do último veículo do comboio na segunda volta, prevista para as 13h.

Rua Pacheco Leão
A Rua Pacheco Leão será bloqueada às 10h30. A reabertura será feita após a passagem do último veículo do comboio, prevista para as 13h.

Rua Jardim Botânico
A Rua Jardim Botânico será bloqueada às 10h30 no sentido Gávea a partir da Rua Pacheco Leão. A reabertura será feita após a passagem do último veículo do comboio, previsto para as 13h. No horário de passagem dos ciclistas, 11h30 e 12h10, o fluxo no sentido Humaitá também será bloqueado com o desvio para a Lagoa pela Rua Mário Ribeiro.

Rua Marquês de São Vicente
A Rua Marquês de São Vicente, entre a Praça Santos Dumont e a Rua Vice Governador Rubens Berardo, será bloqueada às 10h30. A reabertura será feita após a passagem do último veículo do comboio, previsto para as 13h.

Avenida Padre Leonel Franca
A Avenida Padre Leonel Franca funcionará em meia pista para o tráfego das 10h30 às 13h.

Rua Visconde de Albuquerque
A Rua Visconde de Albuquerque será bloqueada às 10h30. A reabertura será feita após a passagem do último veículo do comboio

Recomentações importantes aos motoristas
Os acessos de veículos às praias da Barra e do Recreio estarão bloqueados das 8h até as 12h de domingo (16.08).
Os acessos de veículos às praias de Grumari, Prainha e Reserva estarão bloqueados desde a meia-noite até 12h de domingo (16.08).
Os acessos à Vista Chinesa ficarão bloqueados das 5h às 13h.
Os pedestres só devem fazer a travessia das vias nos locais pré-determinados e observar com atenção a aproximação de motociclistas batedores, que indicarão a aproximação do comboio de ciclistas.
Os motoristas devem observar a sinalização e respeitar as orientações dos agentes de trânsito.
Motoristas que não necessitarem passar nas vias envolvidas no evento devem evitar usá-las, optando por rotas alternativas.

Abelardo Mendes Jr - brasil2016.gov.br, com informações da Prefeitura do Rio e Aquece Rio