Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Ciclistas argentinos serão protagonistas no início do revezamento da tocha

Geral

23/07/2018 17h05

BUENOS AIRES 2018

Ciclistas argentinos serão protagonistas no início do revezamento da tocha

Valentina Muñoz e Yoel Vargas participam nesta terça, na Grécia, da fase inicial do tour que dá o início simbólico dos Jogos Olímpicos da Juventude de Buenos Aires

Os ciclistas argentinos Valentina Muñoz e Yoel Vargas, campeões sul-americanos júnior, serão os primeiros corredores do país a carregar a chama dos Jogos Olímpicos da Juventude Buenos Aires 2018. A cerimônia de acendimento será nesta terça-feira (24.07), em Atenas, na Grécia, sede da primeira edição dos Jogos Olímpicos da Era Moderna, em 1896.

Os dois atletas serão acompanhados pelo ciclista Walter Perez, considerado lenda da modalidade na Argentina e medalhista de ouro nos Jogos Olímpicos de Pequim, em  2008. Valentina Muñoz conquistou o ouro na prova de contra-relógio individual feminina do ciclismo de estrada nos Jogos Sul-Americanos da Juventude de Santiago, em 2017. Na mesma competição, Yoel Vargas faturou duas medalhas de ouro.

ciclistas_argentina3x2.jpg
Atletas foram medalhistas nos Jogos Sul-Americanos da Juventude de Santiago. Foto: Comitê Organizador Buenos Aires 2018/Divulgação

Na cerimônia na Grécia, o Comitê Organizador de Buenos Aires será representado pelo presidente Gerardo Werthein e pelo diretor executivo Leandro Larrosa. Também estarão presentes representantes do governo de Buenos Aires, do Comitê Olímpico Internacional (COI), do Comitê Olímpico Helênico e da Embaixada da Argentina na Grécia.

O evento no Estádio Panatenaico terá início às 11h (horário local) e terminará por volta das 13h. Um artista representando uma sacerdotisa terá a responsabilidade de acender a chama em um espelho côncavo, que refletirá os raios do sol, em uma metáfora sobre a pureza do fogo. Em seguida, os atletas argentinos iniciam o revezamento e dividirão o fogo com atletas gregos.

Percurso

A tocha percorrerá 14 mil quilômetros por todas as regiões da Argentina a partir de 5 de agosto. A primeira parada será em La Plata, capital da província de Buenos Aires, onde ocorrerá o primeiro revezamento. Mais de 170 condutores passarão, de mão em mão, a tocha que levará a chama olímpica, que visitará locais icônicos da geografia argentina em 60 dias. Em 6 de outubro, no Obelisco de Buenos Aires, um homem e uma mulher serão os últimos condutores no que será a primeira Cerimônia de Abertura Olímpica no centro de uma cidade, fora dos estádios convencionais.

cerimnia_atenas.jpeg
Foto: Comitê Organizador Buenos Aires 2018/Divulgação

Haverá transmissão ao vivo do evento no canal do Youtube e no Facebook do Comitê Organizador. A chama olímpica da juventude chegará a Buenos Aires na quarta-feira (25), e será recebida em ato oficial na quinta (26). O evento será realizado na Vila Olímpica da Juventude.

Fonte: Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos da Juventude Buenos Aires 2018