Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Chama dos Jogos Olímpicos da Juventude chega a Mar del Plata

Geral

06/08/2018 15h40

BUENOS AIRES 2018

Chama dos Jogos Olímpicos da Juventude chega a Mar del Plata

Seis surfistas argentinos realizaram o revezamento na cidade. Próxima parada do tour da tocha será em Rosário

O tour da tocha dos Jogos Olímpicos da Juventude fez sua segunda parada. Depois de iniciar a viagem por La Plata, a caravana seguiu para Mar del Plata, uma emblemática cidade da costa argentina. Seis surfistas do país realizaram um revezamento simbólico em Playa Grande: Franco Radziunas, Martin Passeri, Maxi Prenski, Josefina Ané, Catalina Merceré e Marcelo Rodríguez.

A primeiro a carregar a tocha de Buenos Aires 2018 foi Ané, uma campeã argentina do surfe. Ela se encarregou de passar a chama para Rodriguez, da cidade de Trelew, na província de Chubut, que subiu em sua prancha e foi para a água com o fogo sagrado. Ele foi seguido por Passeri, de 43 anos, surfista protagonista em campeonatos mundiais e latino-americanos da modalidade.

tour_tocha_mardelplata.jpeg
Martín Passeri entregou a tocha para Catalina Merceré. Foto: Guido Martini/Buenos Aires 2018

A última etapa do revezamento ficou nas mãos de Catalina Merceré, vencedora do campeonato júnior argentino deste ano, que saiu da água para entregar a tocha a Radziunas, o último carregador.

"Foi uma grande honra carregar a chama olímpica", disse Martin Passeri, um dos surfistas mais experientes da Argentina. "O fato desse revezamento simbólico ter ocorrido na praia onde nós treinamos todos os dias foi muito especial", acrescentou o pentacampeão argentino. Depois de passar pelo mar, a chama sagrada seguiu até a famosa passagem costeira da cidade.

Outro revezamento simbólico foi realizado no monumento do Leão Marinho, ícone da cidade litorânea, com a presença de Belén Casetta, atleta olímpica que participou que participou da prova de 3.000m com obstáculos no Rio 2016, e de Nahuel Schelling Quevedo, jovem atleta que competirá na patinação de velocidade em Buenos Aires 2018.

"É uma sensação maravilhosa que a chama tenha parado em Mar del Plata. Eu espero que todos os atletas que participarão dos Jogos Olímpicos da Juventude aproveitem a experiência porque ela é única", disse Casetta, que participou da primeira edição dos Jogos em Cingapura 2010.

A próxima parada da chama olímpica da juventude será na cidade de Rosário.

Fonte: Comitê Organizador Buenos Aires 2018