Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Catia Oliveira avança às quartas e Paulo Salmin e Israel Stroh vão às oitavas no Mundial de Tênis de Mesa Paralímpico

Tenis de mesa paralímpico

18/10/2018 15h30

Celje 2018

Catia Oliveira avança às quartas e Paulo Salmin e Israel Stroh vão às oitavas no Mundial de Tênis de Mesa Paralímpico

Os três se juntam à Bruna Alexandre, também classificada para as quartas de final na Eslovênia. Nesta sexta-feira (19.10), Danielle Rauen e Jennyfer Parinos jogam para se manter no torneio

banner_tenis_mesa_paralimpico_mundial_2018_1130.jpg

A rodada da tarde e da noite do Campeonato Mundial de Tênis de Mesa Paralímpico, disputado na cidade de Celje, na Eslovênia, rendeu três classificações para o Brasil após a disputa dos jogos na fase de grupos. Na classe 07, para atletas andantes com comprometimento nas pernas, Israel Stroh e Paulo Salmin garantiram vagas nas oitavas de final, enquanto na Classe 02, para atletas cadeirantes com baixa mobilidade, Catia Oliveira avançou às quartas de final e, assim, está a uma vitória de garantir no mínimo a medalha de bronze para o Brasil, já que no Mundial não há disputa de terceiro lugar e as duas perdedoras nas semifinais faturam o bronze.

Israel Stroh. Foto: Roberto Castro/rededoesporte.gov.br
"Entrei com muita sede para essa partida e conquistei uma boa vitória. Agora é esperar o sorteio para ver quem eu pego e limpar a cabeça para fazer um bom campeonato a partir de amanhã"
Israel Stroh, mesatenista

Israel e Paulo garantiram suas classificações vivendo momentos distintos nesta quinta-feira. Stroh, 11º do mundo, que tinha perdido na estreia para o ucraniano Mykhalo Popov, 3º no ranking mundial, enfrentou o belga Ben Ashok Despineux (16º) e não tomou conhecimento do rival, assegurando uma vitória por 3 x 0, com parciais de 11/3, 12/10 e 11/8.

"Esse campeonato está muito pesado. O Mundial já é naturalmente difícil, mas com todos os problemas que tivemos no voo ficou mais complicado. Entrei com muita sede para essa partida e conquistei uma boa vitória. Agora é limpar a cabeça e fazer um bom campeonato a partir de amanhã", declarou Israel Stroh, que terá pela frente o espanhol Jordi Morales.

Já Paulo Salmin, que vinha de uma vitória na primeira rodada, esteve próximo de derrotar o francês Kevin Dourbecker, 10º do mundo, e, com isso, garantir o primeiro lugar do grupo e avançar diretamente para as quartas de final.

Depois de vencer o primeiro set por 11/8 e perder o segundo por 11/7, Salmin, 17º no ranking mundial, superou com tranquilidade o francês no terceiro set, por 11/4, e chegou a abrir 9/5 no quarto set, a apenas dois pontos da vitória. Mas o rival se recuperou, ganhou a parcial por 11/9 e, no quinto e decisivo set, fechou em 11/6. Com isso, Salmin se classificou, mas para as oitavas, onde enfrenta o tcheco Daniel Horut.

No feminino, Catia Oliveira, número 6 do mundo, se impôs diante da francesa Florence Sireau, 8ª do ranking, e venceu por 3 x 0, com parciais de 11/7, 11/8 e 11/2, assegurando vaga nas quartas de final.

Catia Oliveira. Foto: Roberto Castro/rededoesporte.gov.br
"Ela (a russa Nadejda Pushpasheva) é muito boa, é um jogo difícil para as duas, mas é um jogo que dá para ganhar se eu estiver tranquila"
Catia Oliveira, mesatenista

A brasileira enfrenta agora a russa Nadejda Pushpasheva, 3ª do ranking mundial, na disputa por uma vaga na semifinal. "Ela é muito experiente. Em maio, no Aberto da Eslovênia, joguei contra ela e perdi por 3 x 2, com 14/12 no quinto", lembra Catia. "Ela é muito boa, é um jogo difícil para as duas, mas é um jogo que dá para ganhar se eu estiver tranquila", projetou.

Com esses resultados, Israel, Paulo e Catia se juntaram à Bruna Alexandre, vice-líder do ranking mundial, que no começo da manhã desta quinta-feira venceu Chunxiao Hou, 12ª do ranking, por 3 x 2 e carimbou vaga nas quartas de final.

Bruna enfrenta a vencedora da partida entre a romena Monica Tepelea e a jogadora de Taipei Shiau Wen Tian por uma vaga nas semifinais.

Brasileiras tentam classificação na Classe 09

Além das partidas de Israel Stroh, Paulo Salmin, Catia Oliveira e Bruna Alexandre, o Brasil tem mais dois jogos nesta sexta-feira pela manhã em Celje (madrugada de sexta no horário de Brasília), válidos pela segunda rodada da chave de grupos da Classe 09 feminina, para atletas andantes com pequeno comprometimento de mobilidade.

Nesta quinta-feira, as brasileiras Danielle Rauen e Jennyfer Parinos, que no ano passado conquistaram a medalha de ouro no Mundial por equipes, perderam suas partidas de estreia. A primeira foi superada pela turca Neslihan Kavas, número 3 do mundo, por 3 x 0, parciais de 11/7, 11/9 e 11/9. A segunda foi derrotada pela chinesa Guiyan Xiong, líder do ranking mundial, por 3 x 1, com parciais de 10/12, 11/4, 11/6 e 11/2.

Para avançarem no Mundial, Danielle e Jennyfer precisam vencer os compromissos de amanhã, respectivamente contra a japonesa Megumi Ishikawa e a alemã Lena Kramm.

Outro jogos

O Brasil ainda teve outros cinco atletas em ação nesta quinta-feira no ginásio de Mundial da Eslovênia. Pela classe 10, para atletas com deficiências motoras leves ou amputação de membros superiores, Diego Moreira foi superado por Filip Radovic, de Montenegro, 7º do ranking mundial. O rival venceu por 3 x 1, com parciais de 11/5, 9/11, 12/10 e 11/8, e, com isso, disse Diego disse adeus ao campeonato.

Galeria de fotos do Mundial de Tênis de Mesa Paralímpico da Eslovênia

Mundial de Tênis de Mesa Paralímpico - Eslovênia 2018

"Acabei de mudar de categoria, é uma classe mais forte, mas fiz bons jogos. Estou chateado, é claro, mas meus adversários eram todos top 10 e ainda assim faltou pouco. Joguei bem contra alguns dos melhores do mundo", analisou Diego.

Também pela Classe 10, Claudio Massad conquistou uma bela vitória sobre o francês Mateo Boheas, 8º do mundo, entretanto não conseguiu avançar. Massad venceu por 3 x 1, com parciais de 12/10, 10/12, 11/8 e 11/8, mas como os três jogadores de seu grupo terminaram com uma vitória cada um. O brasileiro acabou sem a vaga na média ponderada dos resultados.

Apesar disso, Claudio Massad estava muito feliz com seu desempenho. "Com certeza foi a maior vitória da minha carreira, pelas circunstâncias e por ser um Mundial", resumiu Massad. "Não consegui avançar, mas estou feliz. É a terceira vez que ganho de um atleta top 10, mas esse foi o jogador mais bem ranqueado que venci", comemorou o mesatenista.

Pela Classe 09, para atletas andantes com pequeno comprometimento de mobilidade, Lucas Carvalho também se despediu do Mundial ao perder para o chinês Yi Qing Zhau. Caçula da equipe brasileira, o jogador de 18 anos avaliou como positiva sua primeira participação em um Mundial. "Foi ótimo para ter a oportunidade de jogar contra caras muito mais fortes. Meu grupo tinha dois top 10 e foi bom para ver o que preciso trabalhar para chegar a esse nível", afirmou Lucas.

Por último, na classe 02, para atletas cadeirantes com baixa mobilidade, Iranildo Espíndola e Guilherme Costa acabaram eliminados. O primeiro perdeu por 3 x 1 para o tcheco Jiri Suchanek, com parciais de 11/5, 9/11, 11/6 e 11/4, e o segundo chegou a ter dois match points no quarto set contra o mexicano Victor Eduardo Turcio, mas acabou perdendo por 3 x 2, com parciais de 11/9, 3/11, 6/11, 12/14 e 11/6.

"Poderia ter jogado melhor, mas meu jogo não encaixou com o dele", lamentou Iranildo. "Agora é levantar a cabeça e pensar no próximo torneio. Não posso tirar o mérito dele" continuou o mesatenista.

"Joguei o meu melhor. Peguei um grupo difícil e agora não tem muito o que dizer. Chegamos perto de classificar e agora é seguir treinando. Vida de atleta é isso: vitória e frustração o tempo todo", ponderou Guilherme.

Luiz Roberto Magalhães, de Celje, na Eslovênia - rededoesporte.gov.br