Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Canoagem: Morlán acredita que Isaquias Queiroz pode chegar subir ao pódio em 2016

30/05/2014 13h28

Canoagem: Morlán acredita que Isaquias Queiroz pode chegar subir ao pódio em 2016

Dono de cinco medalhas olímpicas, o espanhol Jesus Morlán, técnico da Seleção Brasileira, fala sobre a evolução do canoísta brasileiro

Em 2013, o Comitê Olímpico Brasileiro (COB), em conjunto com a Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa), contratou o técnico espanhol Jesus Morlán para treinar a equipe da canoa sênior, visando os Jogos Olímpicos Rio 2016.

Antes de chegar ao Brasil, Morlán já tinha em seu currículo cinco medalhas olímpicas (uma de ouro e quatro de prata) e dez mundiais comandando o atleta, também espanhol, David Cal, que se tornou o maior medalhista olímpico do seu país. Aceitado o desafio, Morlán começou os treinamentos com os brasileiros Isaquias Queiroz, Nivalter Santos, Erlon de Oliveira e Ronilson Matias, atletas de peso já na Seleção Brasileira e que teriam a oportunidade de evoluir muito trabalhando com o treinador espanhol.

CBCa/Divulgação
CBCa/Divulgação#O técnico espanhol Jesus Morlán: “Por já estar classificado para os Jogos Olímpicos, ele (Isaquias) poderá treinar com mais tranquilidade e se preparar melhor para este evento. O Isaquias tem todas as condições de ser um medalhista nas Olimpíadas do Rio”
O técnico espanhol Jesus Morlán: “Por já estar classificado para os Jogos Olímpicos, ele (Isaquias) poderá treinar com mais tranquilidade e se preparar melhor para este evento. O Isaquias tem todas as condições de ser um medalhista nas Olimpíadas do Rio”

 “Eu achei uma ótima oportunidade vir treinar na Seleção Brasileira, não só pela parte esportiva, que já me chamava atenção, mas também pela proximidade com a Colômbia, país onde tenho parentes. Já conhecia os atletas das competições que havia participado, então, cheguei para treinar com o grupo normalmente e me adaptei muito rápido”, recorda Morlán, que surpreendeu Isaquias Queiroz com seu sistema de treinamentos.

 "Quando ele chegou, mudou todo nosso esquema de treinamento. Dividiu em períodos de competições, treinos específicos para cada campeonato e distância que competimos. Nós já temos toda a temporada de treinos programada. Por exemplo, quando se aproxima uma competição, sabemos que o ritmo vai ser mais puxado e, depois das competições, temos o descanso. Tem também uma quantidade certa de quilometragem e tempo de treino por ano que temos que cumprir: 4.400 quilômetros e 750 horas”, detalha Isaquias.

Após a chegada do técnico espanhol, Isaquias conquistou os melhores resultados da sua carreira. Os principais vieram na Copa do Mundo 2013, quando ganhou um ouro no C1 500m e uma prata C1 5000m; no Campeonato Mundial de 2013, em que conquistou um ouro no C1 500m e um bronze C1 1000m; e na Copa do Mundo deste ano, na qual ganhou um ouro C1 500m, uma prata no C1 1000m e um bronze no C1 5000m.

Canoephotography.com/Balint Vekassy (ICF)
Canoephotography.com/Balint Vekassy (ICF)#Isaquias Queiroz: “Morlán é muito rígido, mas isso é bom para a gente, pois no final sempre conseguimos bons resultados. Ele diz que canoagem não tem mágica, o tempo que você fizer nos treinamentos é o tempo que você consegue fazer nos campeonatos. Então, o segredo é a dedicação nos treinos”
Isaquias Queiroz: “Morlán é muito rígido, mas isso é bom para a gente, pois no final sempre conseguimos bons resultados. Ele diz que canoagem não tem mágica, o tempo que você fizer nos treinamentos é o tempo que você consegue fazer nos campeonatos. Então, o segredo é a dedicação nos treinos”

 “O Isaquias sempre teve um potencial enorme, mas ainda tinha que entender que era um caminho longo de quatro anos de preparação para os Jogos. Então, ainda faltava um pouco de paciência. Ele queria tudo instantaneamente, mas em pouco tempo conseguimos trabalhar essa ansiedade dele”, conta o treinador.

Morlán também comenta que o baiano sofreu com o trabalho árduo, mas depois de ser campeão mundial ele entendeu que o sacrifício valia a pena. “Um dia em que estávamos treinando, ele parou de treinar quase chorando e dizendo que não aguentava mais os treinamentos, que não queria mais. Mas depois de vencer o Mundial ele percebeu que todo aquele processo era necessário e entendeu o que se precisa fazer para obter sucesso. A recompensa do trabalho duro é sempre grandiosa. Então, o que faltava para o Isaquias era equilíbrio e isso ele conseguiu nesse período”, relembra o espanhol.

Hoje, Isaquias não se queixa mais dos treinamentos, pois sabe que esse é o segredo para conseguir trazer a tão sonhada medalha olímpica para o Brasil. “Morlán é muito rígido, mas isso é bom para a gente, pois no final sempre conseguimos bons resultados. Ele diz que canoagem não tem mágica, o tempo que você fizer nos treinamentos é o tempo que você consegue fazer nos campeonatos. Então, o segredo é a dedicação nos treinos”, explica.

 Isaquias já está garantido para os Jogos do Rio 2016 e isso dá a ele uma calma para trabalhar mais dois anos com o foco voltado para o maior evento poliesportivo do mundo. O espanhol acredita que o canoísta tem grandes possibilidades de conquistar medalhas na maior competição do esporte mundial. “Por já estar classificado para os Jogos Olímpicos, ele poderá treinar com mais tranquilidade e se preparar melhor para este evento. O Isaquias tem todas as condições de ser um medalhista nas Olimpíadas do Rio”, finalizou Morlán.

Fonte: Confederação Brasileira de Canoagem

Quer saber mais sobre a história, curiosidades e regras da canoagem velocidade? Então clique aqui