Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Canoagem brasileira faz parceria tecnológica para melhorar a preparação para os Jogos Rio 2016

02/04/2015 10h26

Canoagem brasileira faz parceria tecnológica para melhorar a preparação para os Jogos Rio 2016

Modelo inovador de parceria permitirá a realização de pesquisas avançadas e avaliações de performance durante os treinamentos

A GE foi anunciada, nesta quarta-feira (01.04), como co-patrocinadora da Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa). O contrato, válido até 31 de dezembro de 2016, vai além do investimento para ter a marca exibida durante as competições oficiais da entidade e nos uniformes e embarcações das equipes. Trata-se também de uma parceria tecnológica pioneira, incluindo a realização de pesquisas avançadas e avaliações de performance durante os treinamentos. O objetivo é melhorar o desempenho técnico e físico dos atletas, com a ajuda da tecnologia, e otimizar a preparação visando à conquista de medalhas nos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016.

Já a partir desse mês, a GE passará a acompanhar e desenvolver pesquisas durante os treinamentos das equipes olímpicas e paraolímpicas da canoagem brasileira, realizados nas cidades de Lagoa Santa (MG), São Paulo (SP), Curitiba (PR) e Foz do Iguaçu (PR). A parceria com o Departamento de Ciências do Esporte da CBCa, instalado na sede da entidade na capital paranaense, contará com a atuação do primeiro Centro de Pesquisas Global da GE na América Latina, inaugurado em novembro do ano passado no Rio de Janeiro (RJ).

Captação de dados

O trabalho de captação e análise dos dados – seguindo o conceito conhecido como “Big Data” -  começa a partir de um sistema que contém sensores instalados na embarcação (canoa e caiaque) e coleta todas as informações. Esse sistema dispõe de acelerômetro, giroscópio, magnetômetro e GPS utilizados para medir a frequência e intensidade de remada, além de detectar a localização, a velocidade e a direção da embarcação.  Além disso, os atletas vão usar um monitor de frequência cardíaca que envia as informações via Bluetooth para os coletores instalados na embarcação.

“Vamos utilizar nosso conhecimento em software e analytics para captar os dados de desempenho dos atletas em um único sistema e analisá-los conjuntamente, buscando resultados melhores para os atletas”, explicou Marcelo Blois, líder da área de software & produtividade do Centro de Pesquisas Global da GE no Brasil.

 “A proposta é que eles possam otimizar seu próprio desempenho ao reagir a essas informações coletadas durante os treinamentos”, disse o professor doutor Heros Ferreira, diretor do Departamento de Ciências do Esporte da CBCa.

Todas as informações captadas nesse sistema são transmitidas para um sistema central armazenado na nuvem que opera sobre a plataforma de Internet Industrial da GE. Esse sistema central armazena e cruza todos os dados automaticamente, oferecendo ao técnico uma análise completa e a fácil visualização das informações em um dashboard, acessado por meio de um tablet.

Segundo Jesús Morlán, treinador de canoa da seleção brasileira de Canoagem Velocidade, as pesquisas irão aprimorar os treinamentos para que tenham uma ação corretiva e proativa em relação à performance dos atletas. “Esse trabalho se encaixa perfeitamente à estrutura da CBCa e agrega um importante ganho tecnológico ao acompanhamento do desempenho das equipes”, disse Jesús que, em novembro, foi escolhido pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) como o melhor treinador de esportes individuais do País.

A GE e a CBCa estudam evoluir o trabalho de pesquisa para o desenvolvimento de um aplicativo para o sistema operacional Android, que permitirá que aparelhos móveis sejam utilizados para medir a performance dos atletas e das embarcações. Esse projeto, ainda sem previsão de lançamento, deverá tornar a solução ainda mais simples e acessível para praticantes da modalidade em diferentes categorias, incluindo jovens atletas que buscam a profissionalização.

Fonte: CBCa