Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Canoagem: Brasil é vice-campeão geral do Pan-Americano do México

08/09/2014 16h35

Canoagem: Brasil é vice-campeão geral do Pan-Americano do México

O Brasil faturou oito ouros, cinco pratas e três bronzes e foi superado apenas por Cuba, que conquistou um ouro a mais no quadro de medalhas. Brasileiros conquistaram vagas para os Jogos Pan-Americanos de Toronto 2015

O Campeonato Pan-Americano de Canoagem Velocidade e Paracanoagem 2014 terminou no domingo (07.09) com bons resultados para o Brasil. O evento foi disputado no México e contou com a participação de canoístas de 18 países, que buscavam as vagas para os Jogos Pan-Americano Toronto 2015.

Os canoístas brasileiros começaram bem as disputas. Nas provas de caiaque, Vagner Junior Souta conquistou a prata no K1 Masculino Sênior 500 metros, com um tempo de 1min45s14. Ana Paula Vergutz conquistou o bronze na final do K1 Feminino Sênior 500 metros, com 2min01s44 (prova classificatória para o Toronto 2015). Na final do K2 Feminino Sênior 500 metros, Bruna Chicato Ribeiro Gama e Ariela Cesar Pinto terminaram na oitava colocação (2min06s59). Edson Freitas da Silva, o Edinho, competiu na final do K1 Masculino Sênior 200 metros e conquistou a medalha de bronze (36s23), em prova que também foi classificatória para Toronto 2015. No K2 Masculino Sênior 200 metros, Hans Heinrich Mallmann e Edson Isaias Freitas da Silva finalizaram bem suas participações conquistando uma medalha de prata (31s72), tendo perdido apenas para o time argentino.

Canoephotograph
Canoephotograph#Bicampeão mundial, Isaquias Queiroz foi um dos brasileiros que brilhou no México
Bicampeão mundial, Isaquias Queiroz foi um dos brasileiros que brilhou no México

Na categoria Caiaque Junior, foram conquistados dois ouros e um bronze. O primeiro ouro veio com Gilmar Gomes Santos Junior, no K1 Masculino Junior 200 metros (37s85). Dalvan Luz de Oliveira, competidor do C1 Masculino Junior 200 metros, faturou o segundo ouro, com a marca de 43s48. A última competidora Junior foi Larissa Oliveira dos Santos, que conquistou a medalha de bronze (47s69). “Correu tudo como eu esperava e estou contente com a medalha”, comemorou o jovem Gilmar.

Nas provas de canoa, o bicampeão mundial Isaquias Queiroz dos Santos competiu no C1 Masculino Sênior 500 metros e conquistou mais um ouro para o Brasil. Seu tempo foi de 1min52s42, deixando a prata para o Canadá e o bronze para Cuba. Na final do C2 Masculino Sênior 500 metros, Erlon de Souza Silva e Ronilson Matias de Oliveira ficaram com a prata (1min46s85) numa disputa com Cuba. No C2 Feminino Sênior 500 metros, as atletas Angela Aparecida Elias da Silva e Andrea Santos de Oliveira foram absolutas do inicio ao fim da prova e levaram o ouro com um tempo de 2min14s41.

Ainda nas competições de canoa, Nivalter Santos Jesus foi ouro no C1 Masculino Sênior 200 metros com a marca de 41s18, em prova classificatória para Toronto 2015. No C1 Feminino 200m, Valdenice Conceição do Nascimento conseguiu alcançar a marca de 49s84 garantindo assim mais uma medalha de ouro. Erlon de Souza Silva e Ronilson Matias de Oliveira, no C2 Masculino Sênior 200 metros, subiram no pódio para receber suas medalhas de prata com uma marca de 36s63.

Nas provas de 5000 metros, os brasileiros Celso Dias de Oliveira, Isaquias Queiroz dos Santos, Ana Paula Vergutz e Angela Aparecida Elias da Silva competiram em suas respectivas categorias. Celso Dias de Oliveira participou do K1 Masculino Sênior 5000 metros tendo sido desclassificado. Isaquias Queiroz dos Santos remou no C1 Masculino Sênior 5000 metros e obteve o seu quarto ouro neste Pan-Americano com o tempo de 23min14s43. Ana Paula Vergutz que competiu no K1 Feminino Sênior 5000 metros também obteve o ouro com o tempo de 23min31s51. A última disputa do Pan-Americano foi o C1 Feminino Sênior 5000 metros, prova em que a brasileira Angela Aparecida Elias ficou com a medalha de prata (27min50s28). O ouro foi conquistado pela atleta do Chile.

Crescimento da Canoagem no continente

Cecilia Faria, presidente da Confederação Pan-Americana de Canoagem (COPAC), revelou suas impressões e expectativas com o campeonato. “Acredito que o evento tenha sido muito produtivo. Vimos neste Pan-Americano a participação ativa de 18 países. Um outro ponto que podemos destacar é que estamos investindo pesadamente no desenvolvimento da Paracanoagem, que neste evento teve apoio da FIC (Federação Internacional de Canoagem). Estamos buscando também inserir mais as mulheres no meio da canoagem. Só neste Pan tivemos a participação de cinco juízes nacionais e um internacional, tivemos também a participação de cinco mulheres como juízas e isto já está demonstrando as mudanças que estamos buscando com as estratégias da COPAC”, detalhou a dirigente.

Todas estas mudanças fazem parte de um grande objetivo que são os Jogos Pan-Americanos Toronto 2015. “Estamos traçando nossas estratégias para que em Toronto vejamos ainda mais mudanças”, declarou Cecília.

Na disputas do quadro geral de medalhas na Canoagem Velocidade os cubanos sagram-se campeões com nove ouros, três pratas e três bronzes. Em segundo lugar ficaram os brasileiros com oito ouros, cinco pratas e três bronzes. Na terceira colocação vieram os mexicanos, com três ouros, duas pratas e cinco bronzes.

Confira abaixo a lista completa de atletas que competiram neste Pan-Americano do México:

Atletas da Canoagem Velocidade

>> Ana Paula Vergutz
>> Andrea Santos de Oliveira
>> Angela Aparecida Elias da Silva
>> Ariela Cesar Pinto
>> Bruna Chicato Ribeiro Gama
>> Celso Dias de Oliveira Junior
>> Cinara de Lima Camargo
>> Dalvan Luz de Oliveira
>> Edson Isaias Freitas da Silva
>> Erlon de Souza Silva
>> Gilmar Gomes Santos Junior
>> Hans Heinrich Mallmann
>> Isaquias Queiroz dos Santos
>> Larissa Oliveira dos Santos
>> Lucas Gil Dessimão
>> Nivalter Santos de Jesus
>> Roberto Maehler
>> Ronilson Matias de Oliveira
>> Vagner Junior Souta
>> Valdenice Conceição do Nascimento

Atletas da Paracanoagem

>> Andréa Pontes e Silva
>> Call Bryner Lopes Suares Barbosa
>> Debora Raiza Ribeiro Benivides
>> Fernando Rufino de Paulo
>> Luis Carlos Cardoso da Silva
>> Marta Santos Ferreira
>> Patrick Ronald Nunes de Almeida

Equipe Técnica

Rui Fernandes - Chefe de Equipe e Técnico Canoagem Velocidade
Jesus Tomas Morlan Farina – Técnico Canoagem Velocidade
Pedro Alves de Sena Junior – Técnico Canoagem Velocidade
Lauro de Souza Junior – Técnico Canoagem Velocidade
Maria Cristina Oliveira – Técnico Canoagem Velocidade
Leonardo Maiola – Chefe de Equipe da Paracanoagem
Thiago Pupo Fonseca – Técnico Paracanoagem
Luiz Gustavo Teixera Fabricio dos Santos – Técnico Paracanoagem
Akos Angyal – Técnico Paracanoagem
Jalusa Andréia Storch – Fisioterapeuta
Willian Jurjus Yousef – Médico
Nathalie Sarah Jaime – Comunicação

>> Os resultados completos do Campeonato Pan-Americano podem ser obtidos clicando-se aqui

>> O quadro de medalhas pode ser acessado clicando-se aqui

Fonte: Confederação Brasileira de Canoagem

Quer saber mais sobre a história, curiosidades e regras da canoagem velocidade? Então clique aqui

Quer saber mais sobre a história, curiosidades e regras da paracanoagem? Então clique aqui