Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Campeonato Ibero-Americano de Atletismo testa novo Engenhão a partir deste sábado

Atletismo

13/05/2016 18h31

Evento-teste

Campeonato Ibero-Americano de Atletismo testa novo Engenhão a partir deste sábado

Mais de 400 atletas de 24 países participam do evento-teste da modalidade, aberto ao público, no Estádio Olímpico. Mauro Vinícius, o Duda, um dos principais nomes da delegação brasileira, vai em busca do índice olímpico

Pista à prova neste fim de semana no Engenhão. Foto: André Motta/brasil2016.gov.br

A nova pista do Estádio Olímpico João Havelange, o Engenhão, começa a ser testada oficialmente a partir deste sábado (14.05), com o início do Campeonato Ibero-Americano de Atletismo. Mais de 400 atletas de 24 países estão inscritos, incluindo 92 brasileiros. A competição também é evento-teste da modalidade e o trabalho do Comitê Organizador Rio 2016 terá foco na área de competição e no sistema de cronometragem e resultados. Além da principal, a pista de aquecimento será testada. A operação de imprensa também estará sob observação para ajustes visando aos Jogos Olímpicos.

O público carioca poderá acompanhar o campeonato. A única exigência é retirar os ingressos oficiais nas bilheterias do estádio nos dias de competição para ter acesso às arquibancadas. O acesso ocorrerá pelo Portão Oeste (Rua José dos Reis). Quem for ao estádio, vai ver de perto alguns nomes de destaque no atletismo mundial.

Um exemplo é o dominicano Luguelín Santos, prata nos 400m em Londres 2012, e a equatoriana Angela Tenório, primeira sul-americana a correr os 100m abaixo dos 11 segundos, feito conquistado no Pan de Toronto, no Canadá, no ano passado (10s99). Entre os brasileiros, confirmaram presença Fabiana Murer, vice-campeã mundial do salto com vara, e Mauro Vinícius “Duda” da Silva, bicampeão mundial indoor do salto em distância.

Vantagem

O argentino Germán Lauro, ouro no Ibero-Americano de 2014 no arremesso de peso, veio defender o título e, principalmente, conhecer o Estádio Olímpico. Ele treinou na pista de competição do Engenhão na manhã desta sexta-feira (13.05).

“Já estive aqui no Pan de 2007, mas trocaram a pista. Estou feliz de poder competir neste Ibero-Americano e estar no Estádio Olímpico. É notável que ainda há coisas por fazer, estão preparando para os Jogos, mas está muito bom. É uma vantagem estar no Estádio Olímpico antes dos demais, vendo os locais de lançamento, as instalações, a pista de aquecimento”, disse o atleta, já classificado para o Rio 2016.

Mesmo com chuva, os treinos continuaram na pista principal na parte da tarde. A pista de aquecimento ficou fechada nesta sexta, mas o Comitê Rio 2016 informou que ela estará aberta e será usada pelos atletas a partir de sábado. As provas começam com disputa dos 100m do decatlo, às 9h30, e a primeira final está marcada para 10h do mesmo dia, com a realização do salto em altura feminino. O torneio termina na segunda-feira (16.05), com o revezamento masculino 4 x 400m, previsto para 18h. (Confira a programação completa).

Atletas treinaram sob chuva na tarde desta sexta-feira (13.05). Foto: Carol Delmazo/brasil2016.gov.br

Dos 24 países confirmados na competição, 20 são da área específica (nações das Américas, Europa e África de fala portuguesa e espanhola) e quatro vêm de outras áreas da Associação Internacional das Federações de Atletismo (IAAF). Isso foi permitido por se tratar do evento-teste para os Jogos Olímpicos.

Os países com atletas inscritos são: Angola, Argentina, Bolívia, Brasil, Cabo Verde, Colômbia, Cuba, Chile, El Salvador, Equador, Espanha, Guiné Bissau, Honduras, Paraguai, Peru, Porto Rico, Portugal, República Dominicana, Uruguai, Venezuela, Arábia Saudita, Austrália, Estados Unidos e Bulgária.

Delegação brasileira

A princípio, foram convocados para a delegação brasileira 94 atletas. Depois do pedido de dispensa de Flavia Maria de Lima (800m) e de Geisa Coutinho (400m), por lesão, a equipe fechou com 92 representantes. Houve ainda três mudanças: saíram Anderson Estevão Venâncio (decatlo), Adelly Oliveira Santos (100m com barreiras) e Cisiane Dutra Lopes (10.000m marcha), que foram substituídos respectivamente por Nicolas Yglesias Nascimento (ASA São Bernardo/Caixa-SP), Maila Paula Machado (EC Rezende Unimep Selam-SP) e Liliane Priscila Barbosa (ABC-DF).

Em busca do índice

Duda vai tentar o índice olímpico no Campeonato Ibero-Americano 2016. Foto: Carol Delmazo/brasil2016.gov.br

Bicampeão mundial indoor do salto em distância, com duas participações olímpicas (Pequim 2008 e Londres 2012), Mauro Vinícius, o Duda, diz que é questão de tempo para conseguir o índice olímpico (8.15m) e não se sente pressionado.

“Estou me sentindo bem, não estou pressionado, mas é claro que o evento é no Brasil e todo atleta brasileiro fica pressionado no subconsciente. Acredito que consigo garantir logo essa vaga. É questão de tempo, de preparação. Às vezes a performance não vem no tempo que o atleta quer, mas no tempo certo. O treinador do atleta é o preparador, ele projeta para que a marca saia na hora certa”, disse.

As marcas podem ser alcançadas até 3 de julho, quando termina o Troféu Brasil de Atletismo, em São Bernardo do Campo (SP). O Ibero-Americano é mais uma oportunidade. Duda, que compete no domingo (15.05), treinou nesta sexta-feira no Engenhão e conheceu a pista.

“A qualidade é fantástica, de primeira. Claro que o Engenhão está em obras, mas a primeira impressão é de satisfação, porque eu tinha uma preocupação da pista não estar pronta para o evento-teste. Vamos testar material, o tipo de sapatilha que vamos usar”, explicou.

O Brasil no Ibero-Americano

O Campeonato Ibero-Americano teve a edição inaugural realizada em Barcelona, na Espanha, em 1983. Desde então, houve 16 competições, e o Brasil ganhou metade. A vitória mais recente foi na última edição, em 2014, realizada no Ibirapuera, em São Paulo. Brasileiros também foram anfitriões da competição em Manaus, em 1990, e no próprio Rio de Janeiro, em 2000. Com o total de 492 pódios, o Brasil é líder da classificação geral do campeonato. É o primeiro também em número de títulos: 169 medalhas de ouro.

Entre os recordistas do torneio estão Robson Caetano, que marcou 10s nos 100m, no México 1988; Eronildes Araújo, com 48s96 nos 400m com barreiras em Lisboa 1998; e Fabiana Murer, com 4.85m no salto com vara, em San Fernando 2010. Na oportunidade, ela bateu o recorde sul-americano. Depois disso, repetiu duas vezes a marca, em Daegu, na Coreia do Sul, quando conquistou a medalha de ouro no Mundial de 2011, e em Pequim, na China, quando assegurou a prata no Mundial de 2015.

Rede Nacional de Atletismo

O Ministério do Esporte está estruturando em todo o país uma Rede Nacional de Treinamento de Atletismo, que contará com dois centros nacionais: a Arena Caixa - Centro de Treinamento de Atletismo Oswaldo Terra, em São Bernardo do Campo (SP), e o Centro Nacional de Treinamento de Atletismo (CNTA), em Cascavel (PR); além de mais 47 pistas oficiais, em todas as regiões. Os investimentos totalizam R$ 375,2 milhões do Governo Federal.

Em maio de 2016, um total de 18 pistas foi entregue. As demais estão em diferentes estágios de construção. Em geral, as pistas podem abrigar provas de corrida, saltos (em altura, distância e triplo), arremesso de peso e lançamentos de dardo, martelo e disco. As estruturas, projetadas para obterem certificações da IAAF, podem abrigar treinamento e competições de alto rendimento, como atender às comunidades locais com praticas de iniciação esportiva.

Carol Delmazo e Gabriel Fialho, brasil2016.gov.br