Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Campeões mundiais do 4 x 100m masculino voltam ao Brasil motivados para buscar mais títulos

Atletismo

15/05/2019 12h02

Atletismo

Campeões mundiais do 4 x 100m masculino voltam ao Brasil motivados para buscar mais títulos

Equipe mira agora três competições estratégicas: Jogos Pan-Americanos de Lima, Campeonato Mundial de Doha e Olimpíadas de Tóquio 2020. Individualmente, Paulo Andre quer correr os 100m abaixo dos 10 segundos

A Seleção Brasileira que participou do Campeonato Mundial de Revezamentos no fim de semana em Yokohama, no Japão, desembarcou no Brasil nesta terça-feira (14.05) motivada pelos os excelentes resultados obtidos. A equipe masculina do 4 x 100m campeã mundial foi a mais festejada na chegada ao Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo. 

O grupo formado por Paulo André Camilo de Oliveira, Rodrigo Nascimento, Derick Souza Silva, Jorge Henrique da Costa Vides e Vitor Hugo Mourão dos Santos recebeu salva de palmas, abraços, olhares curiosos no saguão de desembarque do terminal 3, um reconhecimento justo para os novos heróis do atletismo brasileiro.

#PraCegoVer: Os atletas do quarteto campeão mundial do revezamento 4 x 100m no Japão posam com uma enorme bandeira do Brasil
O quarteto campeão mundial do revezamento 4 x 100m no Japão. Foto: Wagner Carmo/CBAt
 

O objetivo, agora, é manter a equipe na luta por medalhas nos Jogos Pan-Americanos de Lima, em julho, no Mundial de Doha, que começa no final de setembro, e nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. 

"Estamos muito felizes porque foi uma conquista inédita. Espero sinceramente que se torne uma conquista pequena no futuro, pelo muito o que ainda pode vir pela frente", comentou Paulo André, 20 anos, que fechou a prova. "Temos uma safra muito boa de velocistas, com cinco que correm abaixo de 10s15, e a tendência é de que todos melhorem os resultados individuais e, em consequência, o resultado do revezamento", continuou. 

Abaixo dos 10 segundos 

Paulo André integrará a Seleção no Sul-Americano de Lima, no fim de maio, e depois parte para competições na Europa. "O grande objetivo é correr os 100m abaixo dos 10 segundos antes do Mundial de Doha", adiantou o velocista, que tem 10s02 como recorde pessoal. "Melhorando no individual, mantendo a tranquilidade e a concentração na passagem do bastão, temos tudo para lutar por medalhas até Tóquio 2020." 

Derick Souza, também de 20 anos, lembra que a confiança do grupo aumentou depois das eliminatórias. "Quando a gente viu que tinha ficado com o segundo melhor tempo, percebemos que dava para buscar o pódio e o primeiro lugar. A gente faz tudo junto, vive junto, joga videogame. Quando se encontra faz o treinamento junto, faz as refeições juntos, nunca um separado do outro", comentou. "A passagem do bastão foi um diferencial. As outras equipes pecaram e a gente não errou. Aí a medalha veio", analisou. 

Já Rodrigo, que abriu a prova, confessou ficou surpreso com o título. "Esperava um bom resultado, mas a conquista é uma honra. Na hora, foi inacreditável. Difícil traduzir essa sensação de ser campeão mundial em palavras. Mas temos um grupo muito qualificado, que se preparou bem e a união do grupo foi fundamental", disse. "Todo mundo acreditando em cada passagem, na corrida de cada um para que desse tudo certo e, graças a Deus, aconteceu e a gente foi campeão mundial." 

Jorge Henrique Vides, 26 anos, tem certeza de que o revezamento pode ir melhor ainda e cita seu exemplo pessoal, que é superar o seu tempo de 10s08 nos 100m. "A temporada está só começando. Meus treinos ainda não me deixam ser veloz nesta fase. A tendência é brigar por boas marcas nos próximos meses", lembrou o atleta, que vinha de dois quartos lugares no Mundial de Revezamentos nas Bahamas. 

Jorge e Derick treinam alguns dias no Pinheiros para adaptação ao fuso horário e no dia 27 de maio já viajam para a Europa para competições. Paulo André e Rodrigo disputam o Sul-Americano de Lima, mas também seguem depois para os meetings europeus. 

Vitor Hugo dos Santos, que teve um ano perdido em 2018 por causa de lesões, ficou na reserva em Yokohama. "A expectativa agora é retomar as competições, ganhar ritmo e brigar por vagas no Pan e no Mundial", revelou. 

O resultado de 38s05 em Yokohama não surpreendeu o técnico Felipe de Siqueira. "Se a expectativa já era das melhores quando a gente pisou no Japão, aquele clima de Jogos Olímpicos começou a contagiar o grupo. E a partir do momento em que corremos as eliminatórias com o segundo melhor tempo e alguns países fortes, como o Canadá, ficaram de fora, corrigimos detalhes. Quando se corre contra países como Estados Unidos, Jamaica, Grã-Bretanha e China não pode errar", analisou. "Ainda podemos melhorar e entrar numa zona de medalha correndo na casa dos 37 segundos. É só o começo da preparação com esse grupo jovem." 

Campanha excelente com as três equipes 

Para o treinador-chefe, Carlos Alberto Cavalheiro, a campanha brasileira foi excelente no Mundial. "Conseguimos um primeiro, um quarto e um sexto lugares, garantindo a classificação das três equipes para o Mundial de Doha, que era o nosso objetivo", lembrou. 

"O 4 x 100m feminino surpreendeu ao ficar em quarto e só não ganhou medalha pela inexperiência, já que Ana Carolina Azevedo e Lorraine Martins disputaram o primeiro mundial adulto", completou. 

Franciela Krasucki, a mais experiente do grupo, concorda com o treinador. "Erramos em todas as passagens na final, o que não deixa de ser previsível para um grupo que correu pela primeira vez junto", afirmou. Vitória Rosa completou a prova e Andressa Fidélis, que correu a eliminatória, ficou na reserva na final. 

Tiffani Marinho disputou também o primeiro mundial adulto, integrando o revezamento 4 x 400m misto. A equipe terminou na sexta colocação, perdendo na véspera da competição a titular Geisa Coutinho, que sofreu um edema na perna esquerda. 

"Foi uma pena. Perdemos muito de nosso conjunto", lamentou a atleta, que teve a companhia de Cristiane Silva, Lucas Carvalho, Alexander Russo e Hugo Balduíno. O técnico foi Evandro Lazzari. 

Fonte: Confederação Brasileira de Atletismo