Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Campeão Mundial reafirma favoritismo e vence etapa do Brasil da Copa do Mundo

Esgriga paralímpica

23/05/2019 10h41

Esgrima paralímpica

Campeão Mundial reafirma favoritismo e vence etapa do Brasil da Copa do Mundo

Britânico Dimitri Coutya levou o ouro no florete. Jovane Guissone, brasileiro melhor ranqueado, caiu nas oitavas de final

No primeiro dia de disputas da etapa do Brasil da Copa do Mundo de Esgrima em Cadeira de Rodas, o britânico Dimitri Coutya (foto), da categoria B, justificou a sua condição de favorito e faturou a medalha de ouro no florete. A competição teve início nesta quarta, 22.05, e segue até sábado no Centro de Treinamento Paralímpico de São Paulo. O evento reúne mais de 200 atletas de 29 países.

copy_of_article.jpg
Foto: Divulgação

O britânico fechou a fase de classificação em segundo lugar, atrás apenas do russo Albert Kamalov, com quem duelou na final. Nas oitavas, venceu o iraquiano Ammar Ali por 15 x 3. Nas quartas, passou pelo italiano Marco Cima (15 x 6). No duelo com Timur Khamatshin pela semifinal, vitória com o placar de 15 x 5.

Na decisão, o britânico demonstrou superioridade ao derrotar Kamalov por 15 x 5. Dimitri, que também é o atual campeão mundial na espada, chegou ao Brasil como um dos principais adversários do gaúcho Jovane Guissone. O brasileiro acabou superado pelo russo Timur Khamatshin nas oitavas de final, por 15 x 13. Guissone ainda disputará a prova da espada nesta quinta, 23. O outro brasileiro na prova foi Vanderson Chaves, que saiu nas oitavas de final ao perder para o ucraniano Dmytro Serozhenko por 15 x 8.

A etapa nacional é a terceira da Copa do Mundo da modalidade em 2019. Antes, o torneio passou por Emirados Árabes e Itália. A Copa do Mundo compõe o calendário de eventos que somam pontos para o ranking paralímpico. A lista servirá como base para classificação dos atletas que disputarão os Jogos de Tóquio, em 2020. O período de qualificação iniciou-se em novembro de 2018 e termina em maio de 2020.

Além do Brasil, a etapa nacional da Copa do Mundo recebe atletas de Alemanha, Argentina, Bélgica, Bielorrússia, Brasil, Canadá, Coréia do Sul, Espanha, Estônia, Estados Unidos, Finlândia, Reino Unido, Geórgia, Grécia, Hong Kong, Hungria, Iraque, Itália, Japão, Líbano, Macau, Polônia, Rússia, Suíça, Tailândia, Turquia e Ucrânia.

Fonte: Comitê Paralímpico Brasileiro