Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Calderano leva o título da Copa Pan-Americana e se aproxima do Top 5 Mundial

Tenis de mesa

04/02/2019 00h51

Tênis de mesa

Calderano leva o título da Copa Pan-Americana e se aproxima do Top 5 Mundial

Conquista em Porto Rico é a nona das Américas do atleta que é o número seis do ranking mundial. Brasileiro também obteve vaga na Copa do Mundo, que será em outubro, na China

Hugo Calderano confirmou neste domingo (3.02) o favoritismo na Copa Pan-Americana de tênis de mesa, em Guaynabo, em Porto Rico. Sexto do mundo, o brasileiro conquistou o título sobre o americano Kanak Jha na decisão, por 4 sets a 1 (11/2, 12/14, 11/3, 11/8 e 12/10). A vitória simboliza o nono troféu de Calderano em dez disputas de copas e campeonatos latino-americanos e pan-americanos desde 2014.

Dobradinha nacional no pódio, com Calderano campeão e Gustavo Tsuboi em terceiro. Vice-campeão foi o americano Kanak Jha. Foto: ITTF

"É um sentimento bacana ganhar um título como este, com jogadores deste nível. Significa muito para mim, principalmente por estar jogando na América Latina. Estou satisfeito em ver tanta gente vendo tênis de mesa e torcendo por nós", disse o campeão, em referência ao ginásio com grande presença de público.

"É um sentimento bacana ganhar um título como este, com jogadores deste nível. Significa muito para mim, principalmente por estar jogando na América Latina"
Hugo Calderano

"O Kanak é jovem, mas muito consistente e tem um bom controle. Como estou um pouco mais acostumado a jogar nas etapas do circuito mundial e em campeonatos mundiais, acho que tenho mais experiência do que ele, mas tenho certeza de que ele pode subir para um nível ainda mais alto. Hoje me senti confiante no saque e na recepção", completou Calderano.

Os dois finalistas da competição que distribuiu 16 mil dólares em premiação garantiram vaga na Copa do Mundo, competição anual que reúne os destaques de todos os continentes. O torneio de 2019 será em Chengdu, na China, em outubro. No feminino, a campeã foi a sensação local Adriana Díaz, de 18 anos, que levou a melhor sobre a canadense Mo Zhang por 4 sets a 1. As duas também se qualificaram para a competição chinesa.

Para Calderano, o resultado pode significar, ainda, a subida de mais um degrau no ranking mundial. Isso porque enquanto o brasileiro conquistou o ouro no continente americano, o alemão Timo Boll, que ocupa a quinta posição no ranking da ITTF, terminou em terceiro no torneio equivalente disputado neste fim de semana na Europa. Atualmente, Calderano soma 13.790 pontos, contra 14.065 de Timo Boll. A nova atualização do ranking será divulgada no início da março.

Adriana Díaz, de 18 anos, fez a festa da torcida porto-riquenha com o título individual feminino. Foto: ITTF

Tsuboi é bronze

Vice-campeão em 2018, Gustavo Tsuboi ficou em terceiro lugar na disputa deste ano. Depois de perder a semifinal para Kanak Jha, ele fez uma grande partida e derrotou o paraguaio Marcelo Aguirre na decisão do bronze, por 4 sets a 1 (11/6, 11/6, 3/11, 11/3 e 11/5).

"Eu joguei algumas vezes contra o Marcelo e sempre é difícil. Eu conheço bem ele e nosso estilo é parecido. Foi muito uma questão de me recuperar da derrota para o Kanak Jha mais cedo, na semifinal, mas acho que rapidamente recuperei a confiança no meu estilo", afirmou Tsuboi. Aguirre, aliás, fez ótima partida e ofereceu dificuldades para Hugo Calderano na semifinal, vencida pelo brasileiro por 4 sets a 2, depois de perder a segunda e a terceira parcial.

Já a brasileira Bruna Takahashi ficou em quarto no torneio feminino. Ela perdeu a decisão de terceiro lugar para a norte-americana Yue Wu, por 4 a 2 (8/11, 11/6, 11/9, 5/11, 6/11 e 10/12). Na semifinal, ela havia sido superada pela canadense Mo Zhang.

Gustavo Cunha - rededoesporte.gov.br, com informações da CBTM e da ITTF