Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Calderano confirma vaga entre os oito melhores no Aberto da Áustria

Tenis de mesa

15/11/2019 18h00

Tênis de Mesa

Calderano confirma vaga entre os oito melhores no Aberto da Áustria

Brasileiro passou pelas oitavas de final diante do sul-coreano Jeoung Youngsik por 4 x 1 e enfrenta nas quartas o japonês Koki Niwa

O brasileiro Hugo Calderano está classificado para as quartas de final do Aberto da Áustria, competição nível platinum do Circuito Mundial de Tênis de Mesa. Nesta sexta-feira (15), em Linz, ele superou o sul-coreano Jeoung Youngsik, por 4 a 1 (11/9, 11/2, 8/11, 18/16 e 11/7), pelas oitavas de final do torneio.

Hugo Calderano em ação no Aberto da Áustria: entre os oito melhores novamente. Foto: ITTF

Com o resultado, o sexto melhor jogador do mundo já repete o desempenho de 2018, quando também chegou às quartas de final. Neste sábado, ele encara o japonês Koki Niwa, que eliminou o sueco Mattias Falck, vice-campeão mundial.

E, quem pensa que foi fácil para o brasileiro observando o placar final, se engana redondamente. Calderano só teve facilidades no segundo set, quando foi arrasador e venceu por 11 x 2. O confronto durou mais de uma hora e teve um total de 56min59s de partida efetiva, descontando as pausas de tempos.

Na primeira parcial, Calderano assumiu o controle, com pontos curtos, e conseguiu uma apertada vitória, por 11 x 9. No segundo set, já com o tempo do de bola ajustado, foi praticamente perfeito, não deixando brechas para o adversário.

Youngsik mostrou-se um rival duro de ser batido a partir do terceiro set, quando melhorou a recepção e venceu por 11 x 8. Na quarta parcial, seguiu dificultando a vida do brasileiro, alongando os ralis e afastando Calderano da mesa.

Com 10 x 9 no placar, o sul-coreano teve a chance de fechar o set. E, a partir de então, houve um jogo de concentração máxima, com os atletas buscando não errar no momento decisivo. Calderano conseguiu salvar três set points consecutivos, Youngsik mais dois, e assim se revezaram até a definição da parcial, quase 20 minutos depois do início, por 18 x 16. A vitória após um set tão longo e disputado serviu para fortalecer Calderano, que retomou o controle do jogo no quinto set. Assim, fechou a partida com mais tranquilidade: 11 x 7.

"Essa vitória foi muito boa. O Jeoung Youngsik está jogando o melhor dele há seis meses. O nível do Hugo foi muito bom, a intensidade nos momentos chaves da partida foi alta. No início da partida, ele dominou bastante, conseguindo sempre fechar o jogo curto. Passo a passo, o confronto foi mais aberto e mais equilibrado. O Hugo está com boas condições técnicas e físicas, e conseguiu impor, mais uma vez, o jogo dele", analisou o técnico Jean-René Mounie.

Fonte: Confederação Brasileira de Tênis de Mesa