Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Caio Bonfim termina em quarto na marcha atlética 50km em Lima

Atletismo

11/08/2019 13h45

Lima 2019

Caio Bonfim termina em quarto na marcha atlética 50km em Lima

Entre as mulheres, Viviane Santana foi a quarta e Elianay Silva a quinta

Jogos Pan-Americanos Lima 2019

No último dia de competições nos Jogos Pan-americanos Lima 2019, o atletismo reservou as provas de 50 km em marcha atlética no masculino e no feminino, disputadas no Parque Kennedy. Caio Bonfim ficou em quarto lugar, com 3h57min54s na prova masculina. O pódio foi formado pelo equatoriano Claudio Paulino Villanueva, medalha de ouro, com 3h50min01s, seguido do mexicano Horacio Nava, com 3h51min45s, e do colombiano Diego Juan Pinzon, com 3h53min49s.

Prata nos 20km, Caio Bonfim ficou em quarto na prova de 50km. Foto: Alexandre Loureiro/COB

"Termino em quarto muito feliz, como atleta de alto rendimento sei o que é enfrentar subidas e descidas. Briguei pela medalha, mas terminei em quarto. Os 50km é a prova mais longa do atletismo. Treinei muito para os 20km e conquistei a prata. Sou treinado pelos meus pais e aprendi logo cedo que nas Américas não existe time B na marcha. Este é meu primeiro Dia dos Pais, mas dedico a competição ao meu pai. Ele não esteve comigo no bronze no Mundial de Londres 2017, porque estava fazendo rádio por causa de câncer na próstata", lembrou. "Ele me disse que os 50 km era um treino e que poderia parar, mas segui o lema do CASO (DF) 'marchar, marchar, marchar até morrer, atletas do CASO não podem parar', lembrou Caio, pai de Miguel, de menos de 2 meses (Caio está fora de casa há mais de 1 mês e meio).

No feminino, Viviane Santana Lyra (FECAM-PR) também terminou na quarta colocação, com 4h22min46s, novo recorde brasileiro. O anterior era dela mesmo, com 4h34min55s, desde 20 de abril, no México. Elianay Santana Silva (CASO-DF), quinta colocada, também conseguiu o recorde pessoal, com 4h29min33s.

"Bati o recorde brasileiro em 12 minutos e tudo foi excelente em Lima, principalmente a temperatura que ajudou. Agora é treinar mais duro ainda para o Mundial. Vou decidir se faço os 20 ou os 50 km", afirmou Viviane, que fez sua preparação final na altitude de Paipa, na Colômbia.

Tanto Viviane quanto Elianay conseguiram índices para o Campeonato Mundial de Doha, no Catar (4h30min00), de 27 de setembro a 6 de outubro. O pódio foi formado pela equatoriana Johana Ordoñez, ouro, pela guatemalteca Mirna Sucely Ortiz, prata, e pela equatoriana Paolo Bibiana Perez, bronze.

Fonte: Confederação Brasileira de Atletismo