Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Caio Bonfim tenta o oitavo título consecutivo na Copa Brasil de marcha atlética

Atletismo

15/03/2019 16h00

Atletismo

Caio Bonfim tenta o oitavo título consecutivo na Copa Brasil de marcha atlética

Atleta brasiliense é a principal atração da competição que será realizada no domingo, em Balneário Camboriú, em Santa Catarina

O brasiliense Caio Oliveira de Sena Bonfim (CASO-DF), medalha de bronze no Mundial de Londres 2017, é a grande atração da prova dos 20 km da 30ª edição da Copa Brasil Caixa de Marcha Atlética, que será disputada neste domingo (17.03), a partir das 7h, em Balneário Camboriú, em Santa Catarina.

Se o marchador já era um dos atletas mais competitivos do País, ele ganhou um motivo a mais para lutar contra os limites: a gravidez de sua mulher Juliana, de 4 meses. Segundo João Sena, pai e treinador do atleta, o objetivo de Caio é que seu filho nasça e "veja o pai no auge da carreira". Miguel será o primeiro neto de Sena e da também treinadora Gianetti Bonfim.

#pracegover: Foto retrata o atleta Caio Bonfim dando um abraço em sua esposa, Juliana, ao fim de uma prova da marcha atlética
Bronze no Mundial de 2017, Caio vive momento especial na vida pessoal, com a gravidez de Juliana, sua esposa. Foto: CBAt

Para isso, o recordista brasileiro dos 20km (1h19min04s) e dos 50km (3h47min02s) tem foco total para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, mas não deixa de lado o Pan de Lima, em agosto, e o Mundial de Doha, em setembro e outubro deste ano.

Na Copa Brasil Caixa, Caio busca o oitavo título consecutivo na prova dos 20 km. "Vou tentar fazer o meu melhor. Marchar bonito, respeitando como sempre todos os adversários", disse, lembrando que em seguida terá os desafios do IAAF Race Walking Challenge, quando tentará os índices para o Pan (1h25min) e o Mundial (1h22min30s).

A Copa Brasil será disputada em circuito de 1 km na Rua Manoel Rebelo dos Santos, na Praça do Pescador, em frente à Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso. Outros destaques da prova de 20km são Moacir Zimmermann (Balneário Camboriú-SC), José Alessandro Bagio (FME Timbó-SC), Lucas Mazzo (Orcampi Unimed-SP) e Max Batista dos Santos (CASO-DF).

No feminino, Viviane Santana Lyra (FECAM-PR) está entre as favoritas nos 20km. Ela é a atual campeã do evento, título conquistado no ano passado, em Sobradinho (DF). Viviane venceu no último dia 17 de fevereiro a prova dos 50 km da Copa Brasil Caixa, realizada em Bragança Paulista, com 4h37min05s – novo recorde brasileiro. "Vai ser difícil, mas estou animada", disse Viviane, carioca de 25 anos.

Elianay Barbosa (CASO-DF), medalha de prata em 2018, e Paula Raissa Paz da Silva (Sport Club Recife-PE), bronze, também estão inscritas, assim como Liliane Priscila Barbosa (ABC-DF), campeã da edição de 2017 em Bragança Paulista, e Nair da Rosa (AABLU-SC).

A competição será classificatória para o Campeonato Pan-Americano, marcado para os dias 20 e 21 de abril, em Lázaro Cárdenas, no México. Os três primeiros nos 20 km adulto (masculino e feminino) e os três primeiros nos 10 km sub-20 (masculino e feminino) estarão qualificados.

Fonte: Confederação Brasileira de Atletismo