Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Brasil vence Jogos Mundiais de Surfe no Japão. Ítalo é ouro e Medina, bronze

Geral

16/09/2019 10h07

Surfe

Brasil vence Jogos Mundiais de Surfe no Japão. Ítalo é ouro e Medina, bronze

Competição era etapa estratégica para atletas que pretendem disputar a modalidade nos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2020

Com direito a uma nota 10 e média recorde de 17,77 na final, Ítalo Ferreira comandou o show de surfe brasileiro nos Jogos Mundiais de Surfe disputados em Miyazaki, no Japão. No evento estratégico para os atletas que sonham disputar os Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2020, o Brasil foi o melhor entre 55 seleções.

Ítalo Ferreira durante a bateria decisiva. Foto: ISA

Ítalo arriscou tudo ao executar de costas para a onda um aéreo com rotação completa no ar, o que lhe garantiu nota 10 e o domínio da bateria decisiva. O americano Kolohe Andino, que no minuto final fez 9,43 e chegou a 17,06 pontos, tirou a prata do paulista e bicampeão mundial Gabriel Medina (14,53), bronze. O quarto lugar ficou com o japonês Shun Murakami.

"Quero parabenizar todos os surfistas e países aqui presentes. Foram muitas manobras com momentos emocionantes. Eu apenas tentei mostrar o meu melhor surfe"
Ítalo Ferreira

"Foi uma disputa incrível", disse Ítalo Ferreira. "Quero parabenizar todos os surfistas e países aqui presentes. Foram muitas manobras com momentos emocionantes. Eu apenas tentei mostrar o meu melhor surfe", completou o surfista de Baía Formosa, no litoral sul do Rio Grande do Norte.

A história de Ítalo no Japão foi recheada de percalços. Antes do embarque, ele teve documentos furtados nos Estados Unidos, inclusive seu passaporte, o que gerou transtornos burocráticos. Na chegada ao Oriente, tufões atrasaram o desembarque em Miyazaki. O brasileiro sequer teve tempo de pegar a bagagem. Competiu com bermuda de passeio e prancha emprestada por Filipe Toledo, líder do circuito mundial e companheiro de seleção.

O aeroporto fica próximo à praia de Kisakihama, onde ocorreram as disputas. Ítalo só conheceu o local nove minutos antes do fim de sua bateria de estreia nos Jogos Mundiais de Surfe, e ainda assim conseguiu uma ótima performance. A superação foi coroada com o título entre os homens e com o selecionado do Brasil conquistando o primeiro título coletivo da Associação Internacional de Surf (ISA) em quase 20 anos.

Seleção Brasileira comemora o título por equipes nos Jogos Mundiais de Surfe. Foto: ISA

Pódio também no feminino

Antes do sucesso da dupla masculina, o time do Brasil também havia se destacado com o vice-campeonato da cearense Silvana Lima, a quinta posição da gaúcha Tatiana Weston Webb e a 25ª posição da catarinense Tainá Hinckel. 

"Todos da delegação estão de parabéns. Nosso sexteto foi fantástico. As medalhas de hoje se somam à prata da Silvana Lima e às boas performances de Tatiana Weston-Webb e Tainá Hinckel. Isso sem falar de Filipe Toledo, que só foi parado por problema médico, mas também foi importante e teve destaque", disse Adalvo Argolo, presidente da Confederação Brasileira de Surf (CBSurf).

O dirigente disse acreditar que, no caso brasileiro, não só os dois homens, mas as duas mulheres qualificadas para as Olimpíadas de Tóquio 2020 se definirão até dezembro, pelo circuito mundial profissional, hoje liderado por Toledo com Medina em quarto e Ítalo em sexto.

Filipe Toledo, paulista líder do circuito mundial, foi obrigado a parar de competir no Japão em função de uma lesão recorrente que voltou a sentir após encarar as pesadas condições de mar no sábado. Antes de se lesionar, ele já havia conseguido pontos importantes para ajudar o Brasil a chegar aos 4.060 pontos que valeram o título de nações, contra 3.415 dos Estados Unidos, que ficaram em segundo.

Resultados:

Ranking de países
Ouro - Brasil 4.060
Prata - EUA 3.415
Bronze - Japão 2.680

Aberto Masculino
Ouro - Italo Ferreira (Brasil)
Prata - Kolohe Andino (EUA)
Bronze - Gabriel Medina (BRA)

Aberto feminino
Ouro - Sofia Mulanovich (Peru)
Prata - Silvana Lima (Brasil)
Bronze - Bianca Buitendag (Africa do Sul)

Fonte: Confederação Brasileira de Surf