Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Brasil vence a Rússia e fica a uma vitória da classificação no Mundial de Handebol

Atletismo

15/01/2019 13h39

Mundial de Handebol

Brasil vence a Rússia e fica a uma vitória da classificação no Mundial de Handebol

Equipe nacional bateu os europeus por 25 x 23 e depende de superar o time unificado da Coreia, na quinta, para seguir adiante na competição na Alemanha

Num duelo extremamente disputado e decidido em função da bela atuação no primeiro tempo, a equipe brasileira de handebol masculino venceu a Rússia por 25 x 23 em seu quarto compromisso no Campeonato Mundial, em Berlim, na Alemanha. Com o resultado, o Brasil fica próximo da classificação para a fase de mata-mata. São três classificados em cada grupo. Para se garantir, o time comandado pelo técnico Washington Nunes depende de vitória na quinta-feira (17.01), a partir das 12h30 (de Brasília), diante da equipe unificada das Coreias. Os asiáticos ainda não venceram no torneio.

Foto: competition.ihf.info

Felipe Borges foi o principal goleador brasileiro, com sete acertos. Haniel Langaro também teve performance importante no ataque, com seis gols. No lado russo, Dibirov e Zhitnikov se destacaram, com seis conversões cada um. 

O resultado deixou o Brasil com duas vitórias e duas derrotas. A equipe nacional estreou com derrota diante da França, atual campeã mundial, por 24 x 22. Na sequência derrota diante dos anfitriões do torneio por 34 x 21. Na terceira rodada, o início da reação. A equipe nacional superou a Sérvia por 24 x 22.

A vitória sobre a Rússia, nesta terça-feira (15.01), simbolizou a primeira vez que uma seleção nacional masculina supera duas europeias em sequência num Mundial. O resultado foi construído de forma consistente na primeira etapa. O time conseguiu conciliar ataques precisos e uma defesa coesa e terminou a parcial em 15 x 10.

No segundo tempo, a Rússia assustou. Nos primeiros dez minutos, abriu 5 x 1 no placar e igualou a partida em 16 x 16. O placar seguiu alternado até 19 x 19, quando o Brasil soube se acalmar e manter estabelecer uma vantagem de dois a três gols, que soube administrar até o fim. Um dos destaques da fase final do duelo foi o goleiro Cesar Almeida, o Bombom, que fez pelo menos quatro defesas difíceis.

As estatísticas ajudam a entender o equilíbrio em quadra. O Brasil teve 49% de aproveitamento nos ataques, com 25 conversões em 51 tentativas, contra 45% dos russos, que acertaram 23 das também 51 tentativas que tiveram. Cada equipe cometeu dez erros. Nos tiros de sete metros, 50% de aproveitamento para cada: o Brasil acertou em três de seis oportunidades e os russos, em duas de quatro.

Rededoesporte.gov.br