Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Esgrima brasileira se despede do Pan com uma prata e dois bronzes

Esgrima

10/08/2019 20h50

Lima 2019

Esgrima brasileira se despede do Pan com uma prata e dois bronzes

Delegação de esgrima contou com 15 atletas, dos quais 14 recebem apoio direto do programa Bolsa Atleta da Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania

Jogos Pan-Americanos Lima 2019

A esgrima brasileira se despediu dos Jogos Pan-Americanos de Lima 2019, no Peru, com três medalhas conquistadas. A equipe masculina de florete volta para casa com a prata, a campeã mundial Nathalie Moellhausen subiu ao pódio para receber o bronze na espada e Bia Bulcão ficou com a medalha de bronze inédita no florete feminino. Neste sábado (10.8), os esgrimistas brasileiros disputaram o último dia de Pan. A equipe masculina foi eliminada na classificação e a equipe feminina de espada disputou a medalha de bronze, mas ficou fora do pódio após ser superada pela Venezuela, por 45 x 37.

No Pan de Lima, a delegação contou com 15 atletas, dos quais 14 recebem o apoio direto do programa Bolsa Atleta da Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania. "Todos os atletas brasileiros estão fazendo um esforço grande. É um esforço econômico e de dedicação de todos os atletas que estão aqui. O resultado do Brasil no Pan mostra para o país que vale a pena investir na esgrima brasileira. Temos que aproveitar o momento que a esgrima mostrou para o mundo", analisou Nathalie.

Esgrima.jpg
Esgrima brasileira conquista três pódios nos Jogos Pan. Foto: Pedro Ramos/ rededoesporte.gov.br

A equipe feminina voltou a jogar junta em novembro de 2018. Durante o período, Amanda operou o joelho e Victoria foi incorporada ao elenco. As atletas são consideradas as que têm mais chance de classificar o país por equipes para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. A mesma equipe de espada conquistou a medalha de prata no Campeonato Pan-Americano em Toronto, no Canadá, que é o classificatório para Tóquio. "Agradecemos a Nathalie por se dedicar à equipe, porque sabemos que ela tem um nível alto de jogo. Ela entra para ganhar a medalha, tanto que é campeã mundial. E na equipe ainda estamos buscando uma evolução em conjunto", disse Amanda.

Para garantir a classificação olímpica, a equipe feminina de espada precisa ficar entre as 16 melhores do mundo. Atualmente, as atletas estão na posição 17 e precisam ultrapassar o Canadá. As brasileiras irão disputar ainda mais quatro etapas de Copas do Mundo em busca de pontos importantes para o ranking.

Derrota para a Venezuela

Neste sábado, o trio da espada, formado por Nathalie Moellhausen, Victoria Vizeu e Amanda Simeão, fez três jogos durante o Pan. Antes da disputa pelo bronze, o Brasil ganhou do México, por 45 x 31. No segundo confronto, as brasileiras foram superadas pelas cubanas, por 37 x 45.

esgrimaequipe.jpg
Foto: Pedro Ramos/ rededoesporte.gov.br

A disputa por equipe conta com nove confrontos entre as esgrimistas. A brasileira Amanda Simeão foi a primeira a defender o país. Ela venceu Patrizia Silva, por 4 x 3. Nathalie Marie foi a segunda a entrar em ação. A campeã mundial ampliou a vantagem brasileira ao vencer a venezuelana Carolina Lizze, por 8 x 7. No terceiro, a caçula da esgrima brasileira em Lima, Victoria Vizeu manteve o Brasil na liderança: 13 x 12.

As brasileiras mantiveram a liderança até o sétimo jogo. A partida estava 19 x 18, quando a venezuelana Carolina Lizze virou o para 28 x 22 contra Victoria Vizeu, de 15 anos. Nathalie até tentou encostar o placar, mas as venezuelanas fecharam a partida e garantiram a medalha de bronze por 45 x 37.

Breno Barros, de Lima, no Peru - www.rededoesporte.gov.br