Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Brasil estreia com quatro vitórias no Grand Prix Usti Nad Labem

Boxe

23/05/2019 11h07

Boxe

Brasil estreia com quatro vitórias no Grand Prix Usti Nad Labem

Evento reúne os principais pugilistas do mundo de olho nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020

Grandes nomes do boxe olímpico mundial começaram as lutas pelo sonho olímpico. Com meio século de tradição, os pugilistas brasileiros disputam o Grand Prix Usti Nad Labem, na República Tcheca. Evento reúne 108 atletas, de 25 países.

A edição e 2019 o torneio conta com uma novidade: as lutas no masculino contam com apenas oito categorias que participarão dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, no lugar das dez tradicionais. Os atletas lutam nos pesos 52kg; 57kg; 63kg; 69kg; 75kg; 81kg; 91kg e +91kg.

Foto: Divulgação

O evento na República Tcheca entrou no mesmo formato em campeonatos mundiais, nos pré-olímpicos e nos Jogos Olímpicos. A ideia de reduzir de dez para oito categorias surgiu para aumentar duas categorias do boxe feminino nos Jogos Olímpicos, que passaram para cinco: 51kg; 57kg (nova), 60kg; 69kg (nova); e 75kg.

Na estreia brasileira na competição, Douglas Andrade (57kg) venceu Graig Boubouach, de Seicheles, de forma convincente. Aplicou ganchos fortíssimos no corpo que obrigaram o árbitro a abrir duas contagens e encerrar a luta no 1º round.

Carlos Rocha (57kg) dominou os três rounds contra Oleksey Kozelok, da Ucrânia, aplicando rápidas combinações aliadas a movimentos de muita confiança nas defesas de tronco. Venceu de maneira unânime.

Luiz Fernando (69kg) teve controle total dos três rounds sobre o atleta de Seichelles, Shain Bonface, conseguindo impor seu jogo de média e longa distâncias. A luta foi tranquila para Luiz, que obteve a pontuação de 30:27 dos cinco juízes.

Hebert Sousa (75kg) lutou contra o atleta da casa, Milos Bartl, que o brasileiro já havia vencido no Strandja Tournament, na Búlgaria, em fevereiro. Por conta disso, o atleta rival entrou no ringue motivado e fortemente apoiado pela torcida.

No entanto, Hebert se manteve focado e conseguiu desenvolver uma ótima movimentação na defesa de pernas e tronco, dominando a longa distância de onde partiam combinações precisas – direto, cruzado e direto -, além dos jabs. Seus golpes foram muito fortes e nítidos.

Mesmo assim o atleta tcheco partiu no 3º round para o tudo ou nada. Novamente Hebert soube ter tranquilidade e anular o adversário realizando uma ótima movimentação de pernas e tronco, frustrando o Tcheco. Ao final, o brasileiro venceu por decisão unânime.

Beatriz Soares (69kg) foi vencida por 3:2 pela russa Gala Golochenko. Keno Marley (81kg) foi derrotado por Mikhail Dauhalievts, da Bielorrússia, por 3:2.

Devido ao grande número de atletas inscritos na competição, algumas categorias foram divididas em duas chaves diferentes. Esse foi o caso dos brasileiros Wanderson Oliveira (63kg) e Luiz Fernando (69kg). Ambos tiveram as suas categorias divididas em duas chaves distintas. Wanderson disputará o "63kg A"; e Luiz lutará pela medalha no "69kg A". Também temos dois atletas disputando a categoria 57kg, Dougas e Carlos Rocha.

A delegação brasileira conta com Douglas Andrade (52kg), Carlos Rocha (57kg), Wanderson Oliveira (63kg), Luiz Fernando (69kg), Hebert Sousa (75kg), Keno Machado (81kg), Abner Teixeira (91kg) e Joel Silva (+91kg). No boxe feminino, a equipe é composta por Graziele de Jesus (51kg), Jucielen Romeu (57kg), Beatriz Ferreira (60kg), Beatriz Gabriely (69kg) e Flávia Figueiredo (75kg)

Fonte: Confederação Brasileira de Boxe