Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Brasil estreia com duas vitórias no vôlei de praia no Pan de Lima 2019

Volei de praia

24/07/2019 18h34

Lima 2019

Brasil estreia com duas vitórias no vôlei de praia no Pan de Lima 2019

Dupla masculina com Oscar e Thiago superou parceria da Costa Rica. Ângela e Carolina Horta passaram por equipe de Ilhas Virgens

Jogos Pan-Americanos Lima 2019

O primeiro dia de competições nos Jogos Pan-Americanos de Lima 2019 rendeu vitória dupla para o Brasil. Pela primeira rodada da fase de grupos do vôlei de praia, Oscar Brandão/Thiago Dealtry e Ângela Lavalle/Carolina Horta venceram com facilidade, nesta quarta-feira (24.07), as duplas da Costa Rica e das Ilhas Virgens, respectivamente, por dois sets a zero, nas disputas na orla de Costa Verde, em San Miguel. A parceria masculina volta à arena da capital peruana nesta quinta (25.07), para enfrentar a equipe uruguaia, a partir das 11h50 (de Brasília). Na sexta, os rivais serão os cubanos. No feminino, Ângela e Carolina enfrentam o o Chile nesta quinta-feira (25.07), às 16h (de Brasília) e o México, na sexta.

48368247437_92c1af96cf_k.jpg
Ângela Lavalle e Carolina Horta vencem por 2 sets a 0 na estreia. Foto: Pedro Ramos/ rededoesporte.gov.br

A primeira equipe a entrar em quadra foi a masculina. Oscar Brandão e Thiago Dealtry venceram os costa-riquenhos Alpizar e Valenciano sem dificuldade por 2 sets 0, com as parciais de 21/13 e 21/14. "Começar com vitória é sempre bom. Tira uma pressãozinha. Eu cheguei ansioso, mas a gente se posicionou bem na estreia. Não deixamos passar pequenos detalhes e fomos ajustando o que precisava ao longo do jogo", analisou Thiago. "Temos a consciência de que nosso grupo é difícil. Costa Rica era o time que tínhamos um pouco menos de conhecimento, mas a gente impôs o ritmo e saímos com a vitória", completa Oscar.

Embora sejam estreantes em Jogos Pan-Americanos, os jogadores têm longo histórico de parceria. Eles já disputaram o Circuito Mundial de Vôlei de Praia de 2006, o Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia de 2012-13 e o Circuito Sul-Americano de Vôlei de Praia de 2014.

48368374856_7ac210342b_k.jpg
Oscar Brandão e Thiago Dealtry venceram os costarriquenhos Alpizar e Valenciano sem dificuldade por 2 sets a 0. Foto: Pedro Ramos/ rededoesporte.gov.br

Eles reeditaram a parceria e estão desde o início do ano focados no Pan. "Essa competição é o nosso grande objetivo para o ano. Participamos de algumas etapas do circuito mundial, treinamos forte e vamos colocar toda a energia aqui", garante Oscar, que aos 36 anos avalia a idade como diferencial. "Também vamos utilizar a nossa experiência no Pan, porque a competição gera, sem dúvida, ansiedade".

Equipe Feminina

A dupla feminina, formada por Ângela Lavalle e Carolina Horta, também passou com facilidade pelo primeiro desafio. As brasileiras venceram a dupla das Ilhas Virgens, Melanie Valenciana e Mannika Charles, por 21/08 e 21/07, e seguem confiantes para o próximo jogo.

"A estreia sempre é um jogo em que ficamos um pouco mais ansiosas e amarradas. Mas, sem dúvida, conseguimos impor o nosso ritmo. Entramos concentradas para fazer o melhor", diz Carolina que já tem na bagagem a medalha de bronze no Pan-Americano de Toronto, em 2015, ao lado de Lili.

AngelaLavall.jpeg
Foto: Pedro Ramos/ rededoesporte.gov.br

Na opinião da jogadora, os próximos adversários vão exigir mais. "Já enfrentamos o Chile no Sul-americano e elas também jogam algumas etapas do Mundial. O México a gente nunca jogou contra, mas elas jogaram a Copa do Mundo em Hamburgo e alguns torneios do Mundial. São times que já rodam mais. Então, com certeza vem com ritmo de jogo melhor e teremos que ter concentração maior também".

De acordo com Ângela, estreante no Pan, a expectativa é de pódio e, para isso, o nível de treinamento fará a diferença. "Nós vamos completar um ano de parceria em setembro e o nosso circuito brasileiro é considerado o campeonato nacional mais forte do mundo. Além dos torneios nacionais, jogamos etapas do Mundial buscando a alta performance dos nossos fundamentos para fazermos o melhor aqui", contou.

Apoio

Dos quatro representantes do Brasil no vôlei de praia em Lima, dois são apoiados pelo Programa Bolsa Atleta do governo federal: Oscar Brandão e Carolina Horta. Eles são contemplados nas categorias Internacional e Pódio do programa, o que representa um investimento anual de R$ 118 mil. "A minha única fonte de renda segura no mês é o Bolsa Atleta. O programa é fundamental para conseguirmos manter uma estrutura boa de treinamento", disse Oscar.

Atualmente, 67 atletas da modalidade são apoiados, em um investimento de R$ 2,9 milhões ao ano. "É um apoio maravilhoso. Ajuda a manter a nossa estrutura e as nossas viagens para competições internacionais, que são muito caras", completou Carolina.

A competição

Nos Jogos de Lima, o vôlei de praia conta com 16 duplas divididas em quatro grupos com quatro duplas em cada. Na primeira fase, os países se enfrentam dentro dos grupos. Os primeiros seguem diretamente para as quartas de final. Segundos e terceiros disputam uma rodada eliminatória para se juntarem aos demais na fase seguinte. Na sequência são realizadas as semifinais e as disputas pelas medalhas de bronze e ouro. O Brasil é o país com mais medalhas no vôlei de praia na história dos Jogos Pan-americanos. São cinco de ouro, três de prata e três de bronze.

infografico_pan2019_atualizado_25072019.jpg

Cynthia Ribeiro, de Lima, no Peru – Rededoesporte.gov.br