Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Brasil encerra fase de grupos no Mundial Feminino de Handebol com vitória sobre Austrália

Handebol

06/12/2019 18h39

Handebol

Brasil encerra fase de grupos no Mundial Feminino de Handebol com vitória sobre Austrália

Seleção ficou em 5º lugar no grupo B e agora disputa do 17º ao 20º lugares, em Kumamoto

A Seleção Brasileira fez o último jogo da fase de grupos do Campeonato Mundial Feminino de Handebol, na madrugada desta sexta-feira (06.12), no Ginásio Geral da Cidade de Yamaga, em Kumamoto, no Japão. A equipe nacional venceu a Austrália por 31 a 9 (15 a 5 no primeiro tempo). Com o resultado, o Brasil confirmou a quinta colocação no grupo B, com 3 pontos – três derrotas, um empate e uma vitória.

O Campeonato Mundial Feminino de Handebol segue até o dia 15 de dezembro. Agora, as brasileiras entram em quadra na disputa do 17º ao 20º lugares no torneio, na chamada President's Cup. 

selecao_handebol_australia_mundial.jpg
Foto: Divulgação/IHF

No jogo desta sexta, a Seleção Brasileira precisou usar a concentração para entrar em quadra sem chance de classificação à próxima fase e contra um adversário que ainda não tinha vencido nenhuma equipe. O Brasil foi muito bem defensivamente, usando a maior parte do tempo marcação 6-0, levando apenas 5 gols. (Brasil 15 x 5 Austrália).

Na segunda etapa o técnico espanhol Jorge Dueñas optou por usar mais a marcação 5-1 – que é quando uma atleta fica mais adiantada em relação à linha dos 6 metros – e com isso a Seleção conseguiu roubar mais bolas e atrapalhar bastante o ataque australiano. O resultado é que o Brasil levou apenas quatro gols e fechou a partida pelo placar de 31 a 9.

A melhor atleta da partida foi a armadora brasileira Jaqueline Anastácio, que fez 4 gols na partida. Marcaram ainda pelo Brasil: Ana Paula Rodrigues (5 gols); Isaura Menin, Mariana Costa (4 gols); Larissa Araújo (3 gols); Alexandra Nascimento, Tamires Araújo, Samara Vieira, Patrícia Matieli e Ana Claudia Bolzan (2 gols); Adriana de Castro (1 gol).

"O jogo contra a Austrália era difícil mentalmente depois das derrotas nos últimos jogos, e precisávamos que a equipe estivesse bem concentrada, bem focada, mesmo sabendo que o potencial da Austrália era mais baixo. Estivemos bem, sobretudo no trabalho defensivo, e conseguimos abrir o placar no primeiro tempo, mesmo com algumas imperfeições no ataque. No segundo tempo a defesa 5-1 nos deu mais possibilidades de interceptar bolas, fazer mais contra-ataques e nos dar segurança", analisou o técnico do Brasil, Jorge Dueñas.

O próximo jogo do Brasil será no domingo, dia 8/dez, no Ginásio da Prefeitura de Kumamoto, contra o 5º colocado do grupo A.

Jogos do Brasil (Horário de Brasília)
30/11 – Sábado
Brasil 24x30 Alemanha

01/12 – Domingo
3h – Brasil 19x19 França

03/12 – terça-feira
3h – Brasil 27x33 Coreia

04/12 – quarta-feira
8h30 – Brasil 18x24 Dinamarca

06/12 – Sexta-feira
3h – Brasil 31x9 Austrália

As convocadas:
Goleiras: Bárbara Arenhart (Vaci Noi Kezilabda/HUN), Gabriela Moreschi (Fleury Loiret/FRA) e Renata Arruda (Bera Bera/ESP);

Pontas: Adriana de Castro (Bera Bera/ESP), Ana Cláudia Bolzan (Esporte Clube Pinheiros/BRA), Alexandra Nascimento (Érd HC/HUN), Larissa Araújo (CSU Cluj Napoca/ROM) e Mariana Costa (CS Gloria Bistrit Nasaud/ROM);

Centrais: Ana Paula Belo (Rostov/RUS), Bruna de Paula (Fleury Loiret/FRA) e Patrícia Machado (MKS Zaglebie Lubin/POL);

Armadoras: Deonise Fachinello (Bourg de Péage/FRA), Eduarda Amorim (Gyori Audi Eto KC/HUN), Jaqueline Anastácio (Magura Cisnadie/ROM) e Samara Vieira (SCM Ramnicu Valcea/ROM); Gabriela Bitolo (Esporte Clube Pinheiros)

Pivôs: Isaura Menin (Rincón Fertilidad Malaga/ESP) e Tamires Araújo (HC Dunãrea Brãila/ROM).

Comissão Técnica: Jorge Dueñas (Técnico), Juan Carlos Solar (Auxiliar Técnico), Cristiano Rocha (Auxiliar Técnico), Álvaro Casagrande (Supervisor), Jéssica Rocha (Fisioterapeuta), Júlia Bargieri (Nutricionista) e Pauline Bittencourt (Médica).

 

Foto: Confederação Brasileira de Handebol