Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Brasil encerra etapa de Dubai da Copa do Mundo de Halterofilismo com 11 medalhas

Atletismo

12/02/2019 14h42

Halterofilismo paralímpico

Brasil encerra etapa de Dubai da Copa do Mundo de Halterofilismo com 11 medalhas

No total, foram cinco ouros, duas pratas e quatro bronzes. Principais objetivos agora são o Campeonato Mundial, em julho, no Cazaquistão, e os Pam de Lima, no Peru, em agosto

A seleção brasileira de halterofilismo paralímpico encerrou participação na etapa de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, da Copa do Mundo da modalidade, com 11 medalhas. Foram cinco de ouro, duas de prata e quatro de bronze. A competição terminou nesta terça-feira (12.02) e contou com a participação de 241 atletas, de 39 países. O Brasil foi representado por 17 halterofilistas.

Os jovens atletas do time brasileiro foram destaques na competição. Deles saíram seis das 11 medalhas do país. Foram quatro ouros, uma prata e um bronze. Já os adultos contribuíram para a performance nacional com cinco pódios - um ouro, uma prata e três bronzes.

Foto: Daniel Zappe/CPB/MPIX

A paulista Mariana D'Andrea faturou a única medalha dourada do Brasil entre os adultos. Natural de Itu (SP), ela venceu a categoria até 67kg feminina, com os 112kg erguidos. O baiano Evânio Rodrigues, medalhista de prata nos Jogos Paralímpicos do Rio 2016, também manteve a constância de bons resultados internacionais. Ele sagrou-se vice-campeão da divisão até 88kg masculina.

No dia de abertura do evento, a mineira Lara Aparecida, de apenas 15 anos, conseguiu um ótimo desempenho entre os juniores. Ela faturou a medalha de ouro de sua categoria, até 41kg, com 73kg levantados. A marca ainda rendeu a medalha de bronze na categoria adulta.

A Copa do Mundo de Dubai é uma das mais tradicionais competições da modalidade e serviu como preparação ao Brasil para os principais desafios do ano. A equipe, agora, mira a disputa do Campeonato Mundial, em julho, no Cazaquistão, e os Jogos Parapan-Americanos de Lima, no Peru, em agosto.

Confira os medalhistas na etapa de Dubai da Copa do Mundo de Halterofilismo:

Categoria Júnior
Lara Aparecida (até 41kg) - ouro
Marcos Terentino (até 54kg) - ouro
Vinícios Freitas (até 80kg) - ouro
Maria Rita Martins (até 86kg) - ouro
Victor Heleno (até 65kg) - prata
Lucas dos Santos (até 49kg) - bronze

Categoria adulto
Mariana D'Andrea (até 67kg) - ouro
Evânio Rodrigues (até 88kg) - prata
Lara Aparecida (até 41kg) - bronze
João Maria Júnior (até 49kg) - bronze
Bruno Carra (até 54kg) - bronze

Fonte: Comitê Paralímpico Brasileiro