Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Brasil domina rivais e Estádio de Deodoro recebe elogios no primeiro dia do rúgbi

Rugby

05/03/2016 20h42

Evento-teste

Brasil domina rivais e Estádio de Deodoro recebe elogios no primeiro dia do rúgbi

Seleção fez 121 pontos e não sofreu nenhum na primeira fase do Sul-Americano. Atletas aprovam estrutura esportiva



Em busca do 11º título do Campeonato Sul-Americano de rúgbi, a seleção brasileira feminina começou a competição mostrando que é realmente a favorita. Jogando pela primeira vez no Estádio de Deodoro, palco dos Jogos Olímpicos para a modalidade, a equipe venceu as três partidas pelo Grupo A, não sofreu try e aprovou a experiência e a estrutura no torneio, que serve como evento-teste para o Rio 2016.

Com vitórias por 59 x 0 sobre o Peru, 40 x 0 no Uruguai e 22 x 0 diante da Venezuela, o Brasil terminou na liderança da chave e enfrenta o Chile neste domingo (06.03) pelas quartas de final do Sul-Americano.

» Campo de rúgbi que será usado para treinos nos Jogos é inaugurado na UFRJ

» No evento-teste do rúgbi, Brasil busca manter hegemonia sul-americana

Além dos resultados satisfatórios, as jogadoras brasileiras também aprovaram a estrutura da instalação. Parte do complexo esportivo de Deodoro, o estádio recebeu investimento de R$ 39 milhões do Ministério do Esporte. A estrutura será temporária e vai receber, além do rúgbi, algumas provas do pentatlo moderno nos Jogos Olímpicos. O mesmo estádio será palco do futebol de sete nos Jogos Paralímpicos.

2bd5fbc946af49d29394011eab9b21f6.jpeg
Brasileiras não sofreram nenhum ponto nas três partidas disputadas no Estádio de Deodoro. Foto: Francisco Medeiros/ME

“Está tudo no padrão do que a gente encontra fora do país. O campo está ok em questão de tamanho e qualidade, não deixa nada a desejar. Faltam algumas coisas que estão em fase de adaptação, mas ficou bacana”, destacou a capitã da seleção brasileira Paula Ishibashi.

Um dos destaques do time no primeiro dia do Sul-Americano, Haline Scaturt elogiou a qualidade do gramado. “O campo está bem fofinho e a grama boa, um pouco mais enraizada do que o campo de treino”, comparou, citando o gramado do campo inaugurado na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e que será usado para treinamentos durante o Rio 2016. “A grama está bem boa de correr e de cair no chão, não tem nenhum problema”, acrescentou Haline.

No geral, as atletas estrangeiras também fizeram avaliações positivas em relação à estrutura. Tanto o campo quanto os vestiários, o campo de aquecimento e os procedimentos do campeonato não apresentaram problemas.

“A estrutura está muito boa. Temos vestiários, banheiros independentes e o campo de aquecimento está bem posicionado”, citou Natalia Justiniano, jogadora do Paraguai. “Está tudo muito lindo, o campo é bonito e o estádio é incrível. Já imagino como vai ser nos Jogos Olímpicos”, projetou Josefina Padellaro, atleta da Argentina. “É um dos melhores campos em que já joguei”, elogiou Andreina Ferreira, da Venezuela.

Jogos decisivos

Neste domingo (06.03), o Campeonato Sul-Americano de rúgbi terá suas partidas decisivas. A partir das 10h, as oito equipes retomam a busca pelo título. O Brasil pega o quarto colocado do Grupo B, o Chile, na primeira partida do dia. Se vencerem, as brasileiras enfrentam quem passar do jogo entre Colômbia e Uruguai. As outras quartas de final envolvem Venezuela e Paraguai e Argentina e Peru. A final do evento-teste está marcada para 17h06.

“Para a gente o campeonato tem um valor grande, pois é onde tudo começou. É um preparatório para os Jogos e já dá para sentir um pouco de como vai ser o dia a dia. Estou satisfeita, os objetivos foram cumpridos, mas agora vamos pegar jogos mais difíceis, contra times  mais preparados”, avaliou Paula Ishibashi.

Confira todos os resultados do primeiro dia do Sul-Americano

Brasil 59 x 0 Peru
Venezuela 31 x 12 Uruguai
Colômbia 22 x 0 Chile
Argentina 32 x 0 Paraguai
Brasil 40 x 0 Uruguai
Venezuela 19 x 7 Peru
Colômbia 34 x 0 Paraguai
Argentina 41 x 0 Chile
Brasil 22 x 0 Venezuela
Uruguai 20 x 5 Peru
Argentina 19 x 15 Colômbia
Paraguai 10 x 5 Chile

Jogos deste domingo

Quartas de final

Brasil x Chile – 10h
Colômbia x Uruguai – 10h22
Venezuela x Paraguai – 10h44
Argentina x Peru – 11h06

Vagner Vargas – Brasil2016.gov.br