Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Brasil conquista quatro pódios no Open de Canoagem Slalom em Deodoro

Canoagem

26/03/2018 17h08

Parque Radical

Brasil conquista quatro pódios no Open de Canoagem Slalom em Deodoro

Ana Sátila foi o destaque da equipe, com duas pratas. Evento serviu de ensaio para o Mundial Sênior, que também será disputado no local

A equipe brasileira saiu com quatro pódios do Rio Open de canoagem slalom. O evento reuniu mais de 100 canoístas e foi disputado no Parque Radical de Deodoro, no Rio de Janeiro. A competição serviu de ensaio para o Mundial Sênior, que será no mesmo local, em setembro. Os destaques nacionais foram Ana Sátila, com duas pratas (C1 e K1 femininos), Felipe Borges (C1), com uma prata, e Pedro Henrique Gonçalves, bronze no K1.

Ana Sátila conquistou duas pratas no Open, no Parque Radical. Foto: Confederação Brasileira de Canoagem

No C1 Feminino, a campeã foi a austríaca Viktoria Wolffhardt (97.98), com a neozelandesa Luuka Jones (101.45) na terceira colocação. Nas disputas do caiaque, Ana Sátila garantiu mais uma prata (92.60), no K1, em prova vencida pela austríaca Corinna Kuhnle (92.18). O bronze ficou com a tcheca Katerina Kudejova (92.96). "Acho que essas duas pratas foram importantes para a canoagem brasileira e representam uma motivação para continuar forte e conquistar o ouro. No Mundial virei com tudo", comentou Ana Sátila.

"Acho que essas duas pratas foram importantes para a canoagem brasileira e representam uma motivação para continuar forte e conquistar o ouro. No Mundial virei com tudo"
Ana Sátila

No C1 Masculino, o ouro ficou com o tcheco Michal Jane (85.99) e o bronze com o argentino Sebastian Rossi (88.69). “É uma competição importante para sabermos como está nosso nível em relação aos atletas internacionais já pensando no Mundial. Vamos treinar muito mais”, disse Felipe Borges.

“Foi nossa primeira prova na temporada e minha melhor descida até hoje no canal, mas infelizmente toquei a pontinha do barco na baliza 19. Mesmo assim garanti a 3ª colocação”, avaliou Pepe, bronze no K1. "Nos Jogos Olímpicos competimos igual aos outros países, mas agora não, temos essa casa aqui, um paraíso, é motivador remar nesse local”. Na categoria dele, a prata ficou com o polonês Dariusz Popiela (80.23) e o ouro com o tcheco Ondrej Tunka (80.04).

Segundo Sebastian Cuattrin, organizador do evento, a realização da competição internacional mostra a capacidade da Canoagem Brasileira na organização de grande eventos da Canoagem Slalom no Brasil. “São muitos fatores e muita responsabilidade em organizar e realizar eventos desse porte, mas o histórico de grandes competições já cumpridas pela Canoagem Brasileira nos últimos anos demonstra que estamos bem preparados para receber o Mundial, em setembro, aqui no Rio de Janeiro”, ressalta.

Parque Radical, em Deodoro, será a sede do Mundial Sênior, em setembro. Foto: Confederação Brasileira de Canoagem

Copa do Brasil

Nas disputas entre brasileiros, destaque para os atletas do Instituto Meninos do Lago (IMEL), de Foz do Iguaçu/PR, campeão geral da primeira etapa da Copa Brasil de Canoagem Slalom, com 1.525 pontos, seguida pela Associação Pirajuense de Esportes Náuticos, de Piraju/SP com 600 pontos e Associação de Canoagem de Piracicaba (ASCAPI) com 200 pontos.

A Copa Brasil e o Rio Open foram uma realização da Academia Brasileira de Canoagem - ABraCan, com supervisão da Confederação Brasileira de Canoagem -CBCa, patrocínio do BNDES por meio da Lei de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte e apoio da Prefeitura do Rio de Janeiro.

Clovis Souza, com informações da Confederação Brasileira de Canoagem