Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Brasil conquista bronze no Mundial de Parataekwondo da Turquia

Taekwondo

05/02/2019 14h18

Parataekwondo

Brasil conquista bronze no Mundial de Parataekwondo da Turquia

Pódio veio com Cristhiane Neves, na categoria até 58kg. Competição é o último Mundial antes de a modalidade fazer sua estreia nos Jogos Paralímpicos, em Tóquio 2020

O Brasil faturou medalha de bronze nesta terça-feira (05.02) no Campeonato Mundial de Parataekwondo, disputado em Antalya, na Turquia. O pódio foi conquistado por Cristhiane Neves, na categoria até 58kg. A competição prossegue até esta quarta-feira (06.02) e este é o último Mundial antes de a modalidade fazer sua estreia nos Jogos Paralímpicos, em Tóquio 2020.

Cristhiane Neves, com a medalha de bronze do Mundial da Turquia. Foto: CBTKD

Cristhiane venceu a sérvia Marija Micev por 21 a 1 na disputa pelo bronze. A brasileira, de 32 anos, sofreu uma amputação braço esquerdo, abaixo do cotovelo, devido a um acidente de motocicleta quando tinha 28 anos. Ela conheceu o parataekwondo em 2014 e, no ano passado, foi campeã brasileira e faturou o bronze no Open da modalidade, nos Estados Unidos.

"Treinei bastante para este campeonato e estou bem feliz e satisfeita com o resultado. Este é meu primeiro Campeonato Mundial e conquistei a medalha. Espero conquistar melhores colocações nos próximos eventos, mas agora só tenho que agradecer a todos que fizerem parte desta conquista, meus treinadores, técnicos da equipe, fisioterapeuta, atletas e toda delegação", comemorou Cristhiane.

Esta é a oitava edição do Campeonato Mundial da modalidade e é a competição que agrega o maior número de pontos para a classificação para os Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020. Ao todo, participam da competição 400 atletas, de 69 países, quase o dobro da última edição de 2017.

Sete novos países estão representados pela primeira vez: Jordânia, Arábia Saudita, Senegal, Eslováquia, Suíça, Tanzânia e Uganda. O país com maior número de atletas é a anfitriã Turquia, com 56 esportistas.

O Brasil é representado no torneio por seis atletas: Alexandre dos Santos, Bruno Motta, Cristhiane Neves, Débora Menezes, Fabrício Marques, Nathan Torquato.

Fonte: Comitê Paralímpico Brasileiro