Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Brasil "atropela" a China e estreia com vitória na Ligas das Nações de vôlei feminino

Volei

22/05/2019 00h37

Brasília

Brasil "atropela" a China e estreia com vitória na Ligas das Nações de vôlei feminino

Seleção mostra volume de jogo e impõe derrota de 3 sets a 0 à atual campeã olímpica. Time nacional volta à quadra do Nilson Nelson nesta quarta, para enfrentar a República Dominicana

Casa cheia, torcida empolgada, time em ritmo forte e vitória por 3 sets a 0 sobre a atual campeã olímpica: a estreia da Seleção Brasileira de vôlei feminino na Liga das Nações 2019, nesta terça-feira (21.05), não poderia ter sido melhor. Diante de 5.982 presentes no Ginásio Nilson Nelson, em Brasília, o time do técnico José Roberto Guimarães mostrou volume de jogo e qualidade na defesa para superar a China sem sustos, com parciais de 25/15, 25/21 e 25/21.

Foto: Abelardo Mendes Jr/ rededoesporte.gov.br

O barulho já era alto antes mesmo de o jogo começar, durante o aquecimento das atletas. Na execução dos hinos, aplausos protocolares para a China e muita emoção na hora do hino nacional, com direito a um final a capella, num coro de milhares de vozes. Quando o locutor apresentou as jogadoras do Brasil, muita festa, principalmente para a levantadora Macris e a ponteira Amanda, que jogaram pelo Brasília Vôlei. Além delas, começaram como titulares as centrais Mara e Bia, a oposta Paula Borgo e a ponteira Gabi, com Léia como líbero.  

“Mostramos um volume de jogo muito grande, bloqueio e defesa principalmente. Jogamos muito concentradas, sabíamos o que era preciso fazer taticamente”
Gabi 

O Brasil aproveitou o calor da torcida para começar o jogo já de maneira eletrizante e o primeiro set foi um passeio. A Seleção rapidamente abriu  8/4 e foi aumentando a vantagem até fechar com 10 pontos de diferença.  No segundo set, o Brasil teve mais dificuldades e a China abriu 3/0. Mas a Seleção, aos poucos entrou de novo no jogo e conseguiu empatar em 7/7, passando à frente logo depois, no 9/8. Os times continuaram próximos no placar, mas as brasileiras abriram vantagem no fim e fecharam em 25 x 21. No terceiro set, o Brasil teve tranquilidade, abriu 10/6 e foi administrando até fechar em 25 x 21.

“A gente mostrou um volume de jogo muito grande, bloqueio e defesa principalmente. Jogamos concentradas, sabíamos o que era preciso fazer taticamente. A China consegue jogar com velocidade, nos coloca dificuldade em alguns momentos, mas nossa recepção funcionou desde o início do jogo, fazendo a diferença”, analisou Gabi.  

Para Paula Borgo, a tranquilidade expressa no placar não reflete o que foi a partida. “A equipe da China é muito forte. Elas jogam muito rápido, defendem bem, têm meninas altas. A gente se preparou bem e nosso jogo fluiu. O conjunto foi forte, todo mundo fez sua parte. Foi um jogo difícil, todos os times que estão aqui são de grande qualidade, mas deu tudo certo e a vitória veio para a gente”, resumiu.

Para a levantadora Macris, a estreia foi ainda mais especial por ter sido em Brasília, cidade em que ela morou quando defendia o Brasília Vôlei. “Foi muito bom. Joguei duas temporadas aqui em Brasília e esse carinho da torcida é especial para mim. É muito legal que esse início com a seleção seja aqui em Brasília”.  

Seleção mostrou volume de jogo e qualidade na defesa para superar as chinesas. Foto: Abelardo Mendes Jr/rededoesporte.gov.br

Craques e novatas

Além da boa vitória na estreia, o técnico José Roberto Guimarães comemorou a força demonstrada por um grupo renovado. Novatas na Seleção, como Tainara e Júlia Bergmann entraram em quadra e puderam sentir o gostinho e o peso de vestir a camisa do Brasil. “É sempre empolgante quando você tem uma jogadora jovem entrando no time. É difícil, mas elas precisam disso, de participar para evoluir. Eu falei para elas: ‘Olha, vocês vão ter a oportunidade de ver as melhores jogadoras do mundo em ação. Prestem atenção porque vocês vão evoluir nesse aprendizado”, contou o treinador.

Outro aspecto positivo foi que jogadoras tarimbadas, como Gabi, chamaram a responsabilidade e exerceram liderança técnica rumo à vitória. “A Gabi está madura, absoluta em todos os fundamentos. Ela está se colocando bem no passe, na defesa, está bem no bloqueio, e está atacando com muita velocidade. Isso ajuda muito, porque nosso time não é um time alto. Temos que jogar com velocidade para tentar surpreender os adversários, e a Gabi é fundamental nisso”.

A ponteira Gabi mostrou desenvoltura na partida e foi muito elogiada pelo técnico Zé Roberto. Foto: Abelardo Mendes Jr/rededoesporte.gov.br

Próximas adversárias

A Seleção Brasileira volta à quadra do Ginásio Nilson Nelson nesta quarta (22/05), para enfrentar a República Dominicana, em jogo marcado para as 20h. As dominicanas venceram a Rússia na primeira rodada por 3 x 1 e, além de enfrentar o Brasil nesta primeira fase da Liga das Nações, também estão no grupo da Seleção no Pré-Olímpico marcado para agosto. Para José Roberto Guimarães, o Brasil vai ter que seguir mostrando força se quiser vencer novamente.  “É um time forte. A gente precisa continuar sacando, bloqueando e defendendo bem, e contra-atacando com eficiência como fizemos”, receitou.

Depois de encarar a República Dominicana, o Brasil fecha a primeira etapa da competição diante da Rússia, na quinta (23/05), novamente em Brasília.

Galeria de fotos (imagens disponíveis em alta resolução para uso editorial gratuito. Crédito obrigatório: Abelardo Mendes Jr/ rededoesporte.gov.br)

Vôlei Feminino - Liga das Nações 2019

Liga das Nações

A Liga das Nações, criada no ano passado e que substituiu o Grand Prix, reúne 16 seleções, que se enfrentam em uma verdadeira maratona de 130 jogos em 21 cidades-sede pelo mundo. São cinco etapas e, ao final, os cinco melhores times e mais a China, anfitriã das finais, se enfrentam pelo título em Nanjing, entre os dias 3 e 7 de julho.

 

Jogos da seleção feminina na Liga das Nações de Vôlei 2019 (fase classificatória)

volei_feminino_treino_liganacoes_21abril2019_abelardomendesjr_1130h.jpg
Ginásio Nilson Nelson, em Brasília. Foto: Abelardo Mendes Jr/ rededoesporte.gov.br

Brasil (Brasília)

21 de maio - Brasil 3 x 0 China
25/15, 25/21 e 25/21
22 de maio - Brasil x República Dominicana - 20h
23 de maio - Brasil x Rússia - 20h

Holanda (Apeldoorn)

28 de maio - Holanda x Brasil - 14h30
29 de maio - Polônia x Brasil - 11h30
30 de maio - Brasil x Bulgária - 14h30

Estados Unidos (Lincoln)

4 de junho - Brasil x Alemanha - 18h30
5 de junho - Coreia do Sul x Brasil - 18h30
6 de junho - Estados Unidos x Brasil - 21h30

Japão (Tóquio)

11 de junho - Japão x Brasil - 7h10
12 de junho - Brasil x Tailândia - 3h40
13 de junho - Brasil x Sérvia - 3h40

Turquia (Ankara)

18 de junho - Brasil x Itália - 10h
19 de junho - Bélgica x Brasil - 10h
20 de junho - Turquia x Brasil - 13h

 

Mateus Baeta - rededoesporte.gov.br