Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Brasil 2016 lança ferramenta interativa que retrata a nacionalização das Olimpíadas

Atletismo

07/07/2015 10h14

Rede Nacional de Treinamento

Brasil 2016 lança ferramenta interativa que retrata a nacionalização das Olimpíadas

Mapa detalha, em textos, vídeos e fotos, municípios contemplados com centros de treinamento, pistas de atletismo, Centros de Iniciação e equipamentos para as modalidades

1mapa.png
Clique para conhecer o mapa da Rede Nacional de Treinamento

Espalhar os benefícios da realização dos Jogos Rio 2016 por todo o território brasileiro: esse é o objetivo da Rede Nacional de Treinamento. Considerada um dos maiores legados que o megaevento esportivo traz para o país antes mesmo do início das competições, a iniciativa acaba de ganhar uma nova ferramenta.

O brasil2016.gov.br apresenta, agora, um mapa que permite uma fácil visualização da composição da Rede Nacional, englobando instalações que já existiam, como as arenas construídas para os Jogos Pan-Americanos de 2007, no Rio de Janeiro, e as novas obras olímpicas para 2016. Criada pela lei federal nº 12.395, de março de 2011, a Rede interliga ainda essas grandes estruturas a centros de treinamento de todo o país, sejam eles voltados à iniciação esportiva, como os Centros de Iniciação ao Esporte (CIEs) ou ao alto rendimento.

“Essa nacionalização vai ter um impacto muito grande na democratização do esporte, pois as pessoas terão acesso a condições adequadas para a prática esportiva e isso vai diminuir a desigualdade entre as regiões brasileiras”, destaca o secretário executivo do Ministério do Esporte, Ricardo Leyser.

Em uma lista de filtros, ao lado esquerdo do mapa, é possível selecionar quais pontos exibir: centros de treinamento, pistas de atletismo, CIEs, Centro Olímpico de Treinamento (COT) – legado que as obras dos Jogos deixarão ao Rio de Janeiro, nas regiões da Barra e de Deodoro –, instalações olímpicas (incluindo as não esportivas, como o IBC e o MPC) e as entregas de equipamentos que foram feitas para aperfeiçoar a prática de modalidades específicas.

A nova ferramenta tem uma estrutura dinâmica, sendo constantemente atualizada com mais informações sobre a Rede Nacional de Treinamento. Assista ao vídeo tutorial que traz mais detalhes sobre o uso do mapa.

Brasil2016.gov.br