Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Boulevard Olímpico movimenta zona portuária do Rio de Janeiro

Geral

04/08/2016 19h51

Turismo

Boulevard Olímpico movimenta zona portuária do Rio de Janeiro

Área revitalizada conta com diversas opções para animar cariocas e turistas. São dezenas de atrações gratuitas, além de transmissões ao vivo dos Jogos Olímpicos

Instalado no Porto Maravilha, na Zona Portuária do Rio de Janeiro, o Boulevard Olímpico promete ser o ponto de encontro de todas as tribos durante os Jogos Olímpicos Rio 2016. Totalmente revitalizada, a área na Zona Central contará com uma agenda intensa de atrações culturais gratuitas como shows, exposições e transmissões dos jogos do Rio 2016. É lá também que estará a Casa Brasil – espaço de promoção do país no evento. A ideia do novo espaço é promover a integração do espírito carioca com o espírito olímpico, numa grande festa.

muraletnias.jpeg
Mural "Etnias", de Eduardo Kobra, é uma das atrações do Boulevard Olímpico. Foto: Roberto Castro/brasil2016.gov.br

Com 3,2 quilômetros de extensão, o Boulevard Olímpico está instalado em um trecho de orla entre a Praça XV e o AquaRio. Cariocas e turistas poderão ver de perto a grande transformação urbana da região e visitar seus novos e antigos atrativos, como o Museu do Amanhã, o Museu de Arte do Rio (MAR) e a Cidade do Samba. É lá também que a Pira Olímpica ficará acesa durante toda a Olimpíada, dentro do Boulevard, logo em frente à Igreja da Candelária.

» Mural celebra união dos povos e vira ponto turístico na zona portuária revitalizada

Durante todo o período de competição, o local respirará arte. Uma das atrações é o projeto Inside Out, idealizado pelo fotógrafo e artista francês JR. Na instalação colaborativa, o público poderá participar por meio de fotos instantâneas que serão coladas no chão para a formação de um grande mosaico durante o evento.

Outro destaque é o mural “Etnias”, do grafiteiro Eduardo Kobra. Inspirada nos cinco continentes, a obra tem três mil metros quadrados e pode entrar no Guinness Book como maior painel do mundo.

Os momentos olímpicos serão mesclados com imagens do Rio em um show de projeções no edifício “A Noite”, na Praça Mauá. Outras projeções de animações interagem com o público ao longo do Boulevard na performance do artista VJ Suave. Entre uma atração e outra, 50 Food Trucks e 12 bares oferecerão o melhor da gastronomia para reabastecer a energia dos milhares de turistas que passarão diariamente pelo local. Haverá ainda queima de fogos todas as noites.

Na Praça Mauá, o Museu do Amanhã já tem atraído muitos turistas. Foto: Paulino Menezes/MTur

Apresentações musicais

No Palco Encontros, na Praça Mauá, artistas nacionais se juntam para parcerias inusitadas em shows diários. Já o Palco Tendências, na Praça XV, recebe novos artistas, dos mais variados ritmos. O Palco Amanhã, na Orla Luiz Paulo Conde, está destinado para sons alternativos e novas vertentes da música brasileira.

Ainda no Boulevard, o maior balão panorâmico do mundo subirá até 150 metros para encantar os visitantes com um ângulo diferente da cidade. Um bungee jump e a maquete do Rio de Janeiro feita de LEGO estão entre outras atrações montadas pelos patrocinadores na região portuária. O Museu Itinerante “Se Prepara Brasil”, que levou a história dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos para 45 cidades, estacionou na região portuária depois de percorrer 30 mil quilômetros em cinco meses.

Casa Brasil

Diversidade cultural, práticas esportivas e oportunidades de negócios em um só lugar. O espaço de promoção do Brasil e referência do Governo Federal durante a realização dos Jogos tem como objetivo fortalecer a imagem do país e seu potencial turístico, cultural, esportivo e de negócios. Turistas estrangeiros têm a chance de entender a cultura local, participar de oficinas de café e degustações de chocolate, cachaça e vinho. A Casa Brasil também tem simuladores de realidade virtual e esportes para crianças. O Brasil tem uma das maiores casas temáticas dos Jogos, dividida em dois armazéns de 1.750m² e 3.500m² no Píer Mauá.

Geraldo Gurgel, turismo.gov.br